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SEO On Page: o que é e como fazer?

SEO On Page: o que é e como fazer?

SEO On Page é tudo o que você realiza dentro do seu site a fim de torná-lo mais otimizado para os mecanismos de busca. Conheça as técnicas.
SEO On-page

Você já se perguntou por que há sites que alcançam as primeiras posições no Google, enquanto que outros não? A resposta pode estar no uso do SEO On Page. 

O termo “SEO On Page” se refere às estratégias e melhorias feitas dentro de uma página na web, levando em consideração o conteúdo e as palavras-chaves, assim como o texto alternativo das imagens, meta-tags, URL amigável, a estrutura da informação, entre outras estratégias. 

Colocando-as em prática você é capaz de otimizar qualquer site ou blog na web e assim melhorar seu rankeamento no Google. 

Se você já sabe o que é SEO e como fazer, então entender o SEO On Page é mais fácil. 

Neste artigo você vai entender melhor o que é SEO On Page, qual sua importância e as estratégias usadas para colocá-lo em prática. 

Vamos conferir? 

O que é SEO on Page?

SEO On Page é um conjunto de estratégias que se encontra inserido nas técnicas de SEO, que inclui a atração de tráfego orgânico por meio de posts em blogs e conteúdos das páginas de sites. 

As estratégias do SEO On Page envolvem a organização do texto, sua qualidade, uso de palavras-chaves, title tags, links internos e externos, velocidade de navegação, entre outras. 

Essas estratégias ajudam os textos a serem melhor posicionados no Google, já que ele entende que o conteúdo é relevante para o usuário e melhora sua experiência em pesquisa. 

Afinal, o objetivo do Google é continuar sendo o buscador mais utilizado do mundo e oferecer aos usuários um serviço que os satisfaça e cumpra seus objetivos de pesquisa. 

Além disso, ao aplicar o SEO On Page você melhora a qualidade dos textos e assim proporciona mais satisfação aos usuários que encontrarão conteúdos adequados ao que estão buscando e permanecerão mais tempo na página. 

Dessa forma, o principal objetivo do SEO On Page é melhorar a experiência dos visitantes em suas páginas  e assim aumentar seu tráfego orgânico.  

Entenda o que difere SEO On Page de SEO Off Page 

De forma simples, a principal diferença entre SEO on Page e SEO Off Page é que enquanto o primeiro se refere às estratégias usadas dentro do seu site, o segundo se trata de técnicas de SEO utilizadas fora do seu site. 

Para exemplificar vamos mostrar as estratégias usadas em ambos os casos: 

  • SEO On Page: conteúdo, title tag, palavras-chaves, meta descrição, URL amigável, links internos e externos, imagens, etc; 
  • SEO Off Page: autoridade, link building, parceria com outros sites para divulgação, redes sociais, etc. 

Assista o vídeo abaixo e entenda a diferença entre os dois com mais detalhes: 

Qual a importância do SEO On Page no marketing digital? 

Aplicar as estratégias de SEO On Page é essencial para qualquer negócio que queira usar a internet para atrair clientes e se desenvolver. 

Atualmente a internet se tornou o meio de divulgação mais acessível para promover empresas, produtos e serviços, pois ele tem um grande potencial de atração,por aumento nas vendas e um baixo custo. 

Como o SEO On Page melhora o ranqueamento das páginas no Google, utilizando suas estratégias você consegue obter um bom posicionamento da sua página e ajuda os usuários a encontrarem mais facilmente seu site ou blog. 

Dessa forma suas estratégias podem proporcionar as seguintes vantagens. 

1. Aumenta a visibilidade da página 

Ao melhorar seu posicionamento no Google, “o SEO On Page ajuda a aumentar a visibilidade da sua página, pois as primeiras posições geram mais tráfego para seu site ou blog”. 

2. Atrai mais clientes 

Quanto maior o número de visitas das suas páginas, maior a probabilidade que os visitantes sejam convertidos em leads e mais tarde em clientes. 

3. Aumentar o ROI (Retorno Sobre o Investimento) 

Outra vantagem de aplicar as técnicas de SEO On Page é que o custo é baixo em relação a estratégias de tráfego pago, sem contar o grande potencial que elas têm em atrair clientes. 

Saiba que apenas um conteúdo bem escrito e com o uso de técnicas de SEO On Page é capaz de converter visitantes em clientes e proporcionar uma boa lucratividade para seu negócio. 

Aliás, a Rock Content conseguiu esse feito com um artigo sobre marketing digital que ajudou-a a lucrar quase 500 mil reais

4. Planejar os conteúdos com mais eficácia 

Se você não se preocupa com a forma de estruturar e escrever seus conteúdos, então você pode estar realizando um grande esforço sem atingir qualquer resultado.

A internet é cheia de bons conteúdos, mal estruturados e que dificilmente aparecerão nas primeiras posições do Google. 

No entanto, quando você aplica as técnicas de SEO On Page, você acaba melhorando a experiência que as pessoas terão com seu conteúdo e também a forma como os buscadores o lêem.

Quais as estratégias usadas ao aplicar o SEO On Page?

Agora você vai conhecer melhor as principais estratégias utilizadas no SEO On Page e entender a importância de cada uma. 

Básico do SEO

Há algumas técnicas básicas de SEO que talvez você já tenha ouvido falar e são as mais utilizadas na aplicação de SEO On Page. 

Vamos conhecê-las. 

Title Tag 

A Title Tag nada mais é do que o título da página que os usuários verão nos buscadores como o Google. 

Por exemplo, enquanto o título da página é: “Marketing de influência: O que é e como aplicar esta estratégia?” sua Title Tag poderia ser: “Marketing de influência: o que é e como aplicar?”

Afinal, a Title Tag é uma frase atrativa e que serve para chamar a atenção dos usuários e fazê-los acessar sua página. 

No entanto há algumas boas práticas para que a Title Tag contribua com o SEO: 

  • Palavra-chave: deve conter a palavra-chave principal do artigo; 
  • Tamanho: nem muito curta, nem muito longa. O ideal é que tenha entre 55 e 60 caracteres.
  • Resumo: sua title tag deve resumir o conteúdo que será encontrado na página.

Meta description 

Trata-se de uma pequena descrição do que sua página aborda. Apesar de não ter influência no rankeamento do seu artigo na página do Google,  é um fator que pode contribuir para que o usuário clique na sua página. 

Afinal, seu objetivo é chamar a atenção do usuário para que ele leia o conteúdo, por isso é preciso que o texto seja interessante, informativo e tenha uma call-to-action (chamada para ação). 

Vamos usar a meta-descrição do artigo “Marketing de Influência: O que é e como aplicar esta estratégia?” como exemplo:

“Descubra o que é o marketing de influência e como ele ganhou tanta força nos últimos anos. Entenda mais sobre estas estratégias e suas vantagens. Confira nosso novo post!”

Idealmente a meta description deve ter no máximo 160 caracteres. 

No entanto, nem sempre o Google  a meta-descrição a verdade “em 70% das vezes ele as reescreve”. 

Embora isso aconteça, é importante incluir sua meta-descrição, pois páginas com meta-descrição são 6% mais acessadas, segundo pesquisa do site Back Linko. 

Meta keywords 

São opções de tags que 

Seu uso se tornou irrelevante, já que  do Google não  meta keywords pesquisa da Sem Rush alguns entrevistados que usar meta keywords revela à concorrência as palavras-chaves usadas na sua página

Portanto, o ideal é não utilizar essa estratégia e se concentrar em outras mais importantes. 

URL amigável 

A URL das páginas web também influenciam no ranqueamento, já que o Google as utiliza para entender do que se trata a página. 

Por isso a URL não deve ter caracteres numéricos nem conteúdos confusos e que vão atrapalhar o entendimento do usuário. 

Ela deve ser curta, simples e fácil de entender, como por exemplo: 

  • https://www.mirago.com.br/marketing-influencia/
  • https://www.mirago.com.br/trabalhar-marketing-digital/
  • https://www.mirago.com.br/aula/google-analytics-4/

Algumas das boas práticas que você deve usar nas suas URLS:

  • não usar caracteres especiais
  • evitar números ou datas na url
  • elimine tudo o que for desnecessário
  • resuma em poucas palavras
  • URLs mais curtas tem correlação com melhores posicionamentos
  • apenas letras minúsculas
  • use hífen ao invés de espaço

Domínio e SEO 

O domínio nada mais é do que o endereço do seu site, eles já tiveram importância nas técnicas de SEO, sendo que as pessoas usavam palavras-chaves nos domínios. 

Mas, atualmente eles não são tão relevantes para o ranqueamento do site, sendo que em 2012 a Google atualizou essa regra e diminuiu a importância do domínio e a recomendação é que seu domínio tenha um nome que seja lembrado pelo público. 

Além disso, ele deve ter as seguintes características: 

  • branding: deve fazer com que as pessoas lembrem da sua marca
  • registro de marca: você deve se certificar de possuir o registro sobre a marca que deseja registrar como domínio
  • memorável: deve ser fácil de lembrar
  • tamanho: quanto mais curto, melhor
  • top level domain: prefira .com.br
  • Evite hífens e números

Conteúdo e SEO 

Vamos conhecer quais são as estratégias de SEO On Page mais utilizadas dentro da criação de conteúdo. 

Escaneabilidade 

A escaneabilidade é uma técnica de SEO que ajuda a organizar seu conteúdo e torná-lo mais fácil de entender e visualizar. 

Ainda que essa estratégia não esteja diretamente relacionada com o ranqueamento da página, ela é importante já que o Google leva em consideração a experiência do usuário para posicionar os conteúdos. 

Para que seu conteúdo tenha uma boa escaneabilidade é preciso que ele apresente: 

  • parágrafos menores e com espaçamento entre eles para facilitar a leitura; 
  • uso de negrito ou itálico para destacar frases ou palavras estrangeiras; 
  • linguagem simples e explicação de conhecimentos técnicos, caso sejam abordados no texto; 
  • uso de bullet points (marcadores) para organizar informações sobre o tema; 
  • utilização de imagens e vídeos para exemplificar o texto; 
  • colocar intertítulos para organizar o conteúdo e ajudar o leitor a encontrar o que procura. 

Heading tags 

Trata-se do título, subtítulos e intertítulos do texto, eles servem para organizar o conteúdo e dar uma hierarquia aos assuntos, assim ajudando o usuário a entender o tema explicado e encontrar mais facilmente a informação que esteja buscando. 

As Heading tags são divididas em ordem de hierarquia, assim: 

  • H1: título principal do texto;
  • H2: subtítulo que explica tópicos específicos
  • H3: intertítulo que explica melhor os pontos do assunto do subtítulo; 
  • H4: outro intertítulo que se encontra dentro do H3. 

Palavras-chaves

As palavras-chaves são essenciais em qualquer conteúdo, pois são elas que ajudam a definir o assunto que será tratado. 

Por isso na hora de escolher suas palavras-chaves você deve levar em consideração o volume de pesquisa, a concorrência e a intenção de busca. 

A estratégia do SEO On Page é utilizar as palavras-chaves para melhorar o ranqueamento do texto, por isso a palavra-chave principal deve ser inserida na URL, no H1, em pelo menos um H2 e na introdução do texto, de preferência no primeiro parágrafo. 

Keyword stuffing 

Trata-se de uma técnica de repetição de palavras-chave que era utilizada há mais de 15 anos para auxiliar no ranqueamento das páginas. 

No entanto, atualmente ela não é mais relevante, pois acaba “poluindo” o texto e tornando-o difícil de ler. 

Por isso, a repetição de palavras-chaves deve ser feita de forma natural no texto, já que não existe uma quantidade recomendada pelo Google. Alguns especialistas recomendam que as palavras-chaves devem compreender entre 0,5% a 3% do total de palavras no texto. 

Multimídia e SEO 

O uso de imagens, vídeos e áudio dentro de conteúdos escritos em páginas na web tem aumentado.Isso porque eles melhoram a experiência do usuário e seu entendimento sobre o assunto abordado. 

Afinal, as pessoas estão dando preferência a vídeos, já que é um conteúdo fácil de consumir e mais atrativo. 

Outro tipo de multimídia são as imagens que também servem para ilustrar o texto e deixá-lo mais chamativo. 

Por isso, ao utilizar imagens no seu texto, você deve usar o atributo alt text, que nada mais é do que a descrição detalhada da imagem junto com a palavra-chave. 

Dessa forma, suas imagens e vídeos podem contribuir para melhorar o ranqueamento da sua página. 

CTA´s e SEO 

Os call to action nada mais são do que as chamadas para ação dentro do texto como: clicar em um link para baixar um e-book, comprar um produto, contratar um serviço ou conversar com um agente de vendas. 

Apesar de não ter nenhuma influência no ranqueamento da página, os call to action são importantes, pois estimulam as pessoas a realizarem ações que vão contribuir para a conversão de leads em clientes e aumentar as vendas do seu negócio. 

Conteúdo duplicado

Outra estratégia de SEO On Page é evitar o conteúdo duplicado, pois quando dois conteúdos são identificados como semelhantes, seja dentro de um mesmo site ou domínios diferentes, pode ser muito prejudicial para o ranqueamento. 

Isso acontece, pois podem resultar em punições que vão interferir no posicionamento da sua página. 

No entanto a razão para o conteúdo duplicado nem sempre é plágio, pode haver outras como: 

  • Ausência ou presença dos prefixos Https ou www: pois se você selecionar apenas um deles é possível que seu site seja indexado duas vezes, o que resulta em duas páginas com o mesmo conteúdo; 
  • URLs diferentes com foco na mesma palavra-chave: por isso é preciso criar URLs com conteúdos focados em intenções de busca diferentes; 

Atualização de conteúdo 

Atualizar o conteúdo de suas páginas também é uma ótima forma de melhorar o ranqueamento do seu site. 

Afinal, com o passar do tempo novos conhecimentos podem surgir e assim seu conteúdo fica ultrapassado. 

Novos conteúdos ou mais atualizados de seus concorrentes também podem surgir e se tornarem melhores opções para os leitores.

Atualizando seu conteúdo você pode incrementá-lo com mais informações, imagens, vídeos e assim torná-lo mais atrativo que seus concorrentes e atrair mais visitas. 

Imagens e SEO 

O SEO On Page também possui ótimas estratégias para imagens que podem melhorar o posicionamento da sua página. 

Vamos conhecê-las. 

Otimização de imagens 

O segundo tipo de busca mais realizado no Google é por imagem, por isso otimizar suas imagens é uma ótima forma de obter bons resultados. 

Assim, você precisa escolher um formato do arquivo de qualidade como o SVG que possibilita o aumento da imagem mantendo uma boa resolução. 

Outro formato é o WebP que é moderno e permite uma boa compressão, além de aceitar animação e fundo transparente. 

Além disso, você pode salvar as imagens em programas como Photoshop e Affinity Polo e usar sites de compressão de imagem para reduzir sua qualidade para que o arquivo não fique pesado e dessa forma não afete a velocidade da página. 

ALT Text 

Outro elemento importante é o ALT Text ou texto alternativo, trata-se de um texto que aparece caso a imagem não abra. 

Ele ajuda o usuário a entender o conteúdo da imagem, o que é uma boa forma de tornar seu texto acessível para deficientes visuais que usam programas de voz para ouvir os conteúdos dos artigos. 

Além disso, o ALT Text precisa conter a palavra-chave principal do conteúdo para facilitar de ser encontrado quando um usuário pesquisá-la na busca por imagens. 

Outro ponto importante das estratégias de SEO On Page são os links inseridos na página, pois eles podem melhorar o ranqueamento da página por meio da indicação de links relevantes aos usuários. 

Vamos entender melhor a seguir. 

Texto Âncora 

O texto âncora é o texto  clicável do link. Ao ser clicado, ele direciona o usuário a outra página. Geralmente é possível identificá-lo pelas palavras sublinhadas com uma cor em destaque. 

Seu objetivo é levar o leitor a uma nova página sobre o conteúdo mencionado ali, o que é ótimo para ranquear o site, já que serve para informar melhor o usuário sobre o assunto que está sendo abordado. 

Os links internos são importantes, pois ajudam o Google a entender quais páginas do seu site são mais importantes. 

Para utilizá-los da forma correta você deve usar a técnica de topic cluster que se baseia na criação de grupos de conteúdos a partir de um tema principal. 

Por exemplo, um texto sobre “marketing digital: o que é e como usar” pode ser um texto principal para outros conteúdos como “marketing de conteúdo: aprenda como usar” e “inbound marketing: entenda como funciona essa estratégia”. 

Dessa forma você pode colocar links internos nos artigos e indicá-los para que o usuário aprofunde-se mais no assunto, assim seu site ganha mais autoridade e reconhecimento. 

Já os links externos são os que você insere em seus textos e aponta para outros sites que considera relevantes, a fim de complementar o conteúdo que está sendo explicado. 

É importante ter cuidado na hora escolher o link que vai inserir na sua página, pois o site precisa ter um conteúdo de qualidade e confiável. 

Utilizar bons links externos pode ajudar a: 

  • oferecer um conteúdo mais especializado em determinado assunto, caso seu site não seja especialista; 
  • citar fontes e dados de pesquisas e argumentos; 
  • ao utilizar conteúdos de terceiros, como no caso de vídeos e imagens; 

Rastreabilidade 

A rastreabilidade se refere à capacidade do Google de rastrear e acessar o conteúdo de uma página. Quando não há problemas, os mecanismos de busca tem mais facilidade para encontrar suas páginas seguindo a linkagem interna. 

Veja alguns pontos que você precisa prestar atenção para otimizar a rastreabilidade do seu site. 

Robots.txt

Trata-se de um protocolo de exclusão de robôs, um arquivo de texto que tem como objetivo mostrar aos buscadores quais páginas podem ser indexadas ou não. 

Caso seu site tenha uma grande quantidade de conteúdos, o ideal é colocar um robots.txt para não indexar algumas páginas de seu site, pois os robôs do Google tem um limite de rastreamento e demoram mais para indexar sites com um grande número de páginas. 

Assim você pode avisar aos robôs quais páginas evitar, não sobrecarregando seu servidor com o rastreador do Google, nem desperdiçando o limite de rastreamento. 

Sitemap XML

Essa ferramenta de SEO complementa a anterior, pois  melhora a eficiência dos rastreadores para indexar suas páginas. 

Trata-se de um mapa do seu site, onde você consegue indicar aos mecanismos de busca quais as páginas que você deseja indexar. 

No entanto é bom se atentar ao número de páginas que vai indexar, pois o Sitemap XML é um arquivo XML simples e que possui um tamanho pequeno que não pode ter mais de 50 mil URLs e 10 MB. 

Meta Robots 

É um tipo de meta tag que serve para mostrar como os mecanismos de busca podem rastrear suas páginas, por isso é preciso configurar a meta robots com comandos e padrões para orientar os robôs do Google. 

Entre esses padrões estão os follow e nofollow, sendo que o primeiro orienta a seguir os links da página e o segundo mostra que nenhum link da página deve ser seguido. 

Além disso, há os padrões index e noindex, onde o primeiro indica para indexar a página e o segundo não indexar. 

Outro ponto que você precisa se atentar é aos links quebrados que existem em suas páginas. Clicar em um link quebrado gera frustração e uma experiência ruim ao usuário.

Os links quebrados podem ocorrer devido à digitação errada de uma URL, páginas perdidas quando um site é migrado, conteúdo que foi removido do servidor ou a URL da página não estar atualizada. 

Contudo, você pode encontrar os links quebrados do seu site e corrigi-los ou retirá-los por meio da ferramenta Auditoria do site

Como cuidar da manutenção das estratégias de SEO On Page? 

Para manter as estratégias de SEO On Page é necessário que você esteja sempre monitorando seu site e verificando se há atualizações que precisam ser feitas nos seus conteúdos. 

Além disso, você pode acompanhar gratuitamente o status de indexação do seu site para melhorar sua visibilidade por meio da ferramenta Google Search Console

Essa ferramenta ajuda você a avaliar o tráfego e o desempenho de pesquisa do seu site e assim corrigir problemas e melhorar o posicionamento de suas páginas. 

Como me tornar expert em SEO On Page?

Uma boa forma de se tornar um especialista em SEO On Page e melhorar o ranqueamento de suas páginas é aprofundando mais seus conhecimentos sobre o assunto, pois como você viu são inúmeras estratégias que você pode utilizar. 

Vamos mostrar duas formas de melhorar seus conhecimentos. 

Faça cursos

Fazer um curso especializado ajudará você a ampliar seus conhecimentos em SEO On Page e torná-lo apto a aplicar as estratégias nas suas páginas ou nos sites de seus clientes. 

Um curso muito bom é o Curso de SEO On Page aqui da Mirago.

Para ter acesso a ele é só assinar o Plano Pro da Mirago e assim assisti-lo e mais de 200 horas de cursos especializados de marketing digital. 

Assista vídeos informativos 

Outra forma de ampliar seus conhecimentos é assistir vídeos informativos e que vão ajudar você a entender mais sobre o assunto. 

Um deles é o vídeo abaixo que conta de forma prática a razão pela qual seu site não é encontrado pelos mecanismos de busca do Google. 

Outra boa opção é o vídeo a seguir, que explica como jornalistas e redatores podem usar o SEO na produção de seus textos e assim otimizá-los para os mecanismos de busca. 

Conclusão

Como você viu, as estratégias de SEO On Page são essenciais para melhorar o ranqueamento das suas páginas e atrair mais visitas para seu site. 

Por isso utilizá-las é uma ótima forma de melhorar o SEO do seu site ou blog e permitir que seu público-alvo o encontre e assim resulte em mais clientes e lucratividade para seu negócio. 

Se quiser se inteirar mais sobre assuntos relacionados a SEO e consumir mais conteúdos de qualidade fique ligado no blog da Mirago

Nele você vai encontrar artigos relevantes e que vão ajudar você a tirar todas as suas dúvidas sobre marketing digital.

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.
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