Para o marketing de conteúdo, seu trabalho deve ter uma base sólida. Pense nisso mais como uma máquina do que uma forma de arte. E, assim como uma máquina, ele precisa de esquemas.

Você sabia que comerciantes com uma estratégia documentada são 28% mais eficazes do que aqueles que não têm uma? Planejar sua linha editorial é apenas uma parte do jogo. Mas é importante para impulsionar seus esforços de conteúdo.

Planilha Modelo de Calendário Editorial

Uma ferramenta muito útil para quem trabalha com Marketing de Conteúdo. Trabalhe de maneira planejada e seja mais produtivo! Faça o download do modelo da planilha em Excel ou Planilha Google.

E para ser eficaz, um planejamento editorial de conteúdo deve incluir todos os tópicos a seguir, no mínimo:

1. Data de Publicação

Identificar a data em que o conteúdo precisa ir para o ar. Deixe essa data documentada e cumpra-a.

2. Data de vencimento

Cada conteúdo tem duas etapas básicas: elaboração e edição. Gerencie seu tempo definindo uma data de vencimento para o projeto.

3. Edição da data de vencimento

Semelhante à data de vencimento, estabeleça um tempo (antes da data de publicação) para você ter a edição final completa.

4. Título

Na medida em que você vai desenvolvendo o seu conteúdo, o título pode mudar um pouco. Mas você precisa de um título sólido para começar.

5. Formato

Alguns formatos diferentes incluem blog, vídeo, imagens e infográfico. Certifique-se de especificar o tipo de conteúdo que você está tentando criar.

6. Categoria

Categorizar seus posts torna fácil de ver rapidamente quais tópicos você já cobriu extensivamente. Isso ajuda a garantir que você não fale muito sobre uma mesma coisa.

7. Autor

Este campo é muito importante, principalmente se você tiver uma equipe de escritores diferentes. Use-o para mostrar quem é responsável pela criação do conteúdo.

8. Palavras-chave

Coloque as palavras-chave em sua agenda editorial para que elas não sejam esquecidas no processo de escrita.

9. Persona

Escrever para apenas uma pessoa faz seu conteúdo ser mais pessoal. Mas você tem que saber para quem você está escrevendo. É por isso que existem as personas.

10. Chamada à ação

Estas chamadas podem variar de uma chamada para comentário ou compra. Oriente seus escritores sobre como quer concluir a peça.

Qual destes elementos estão faltando em sua linha editorial? Deixe um comentário abaixo que o descreva.