10 coisas essenciais para a linha editorial dos seus conteúdos

Para o marketing de conteúdo, seu trabalho deve ter uma base sólida. Pense nisso mais como uma máquina do que uma forma de arte. E, assim como uma máquina, ele precisa de esquemas.

Você sabia que comerciantes com uma estratégia documentada são 28% mais eficazes do que aqueles que não têm uma? Planejar sua linha editorial é apenas uma parte do jogo. Mas é importante para impulsionar seus esforços de conteúdo.

E para ser eficaz, um planejamento editorial de conteúdo deve incluir todos os tópicos a seguir, no mínimo:

1. Data de Publicação

Identificar a data em que o conteúdo precisa ir para o ar. Deixe essa data documentada e cumpra-a.

2. Data de vencimento

Cada conteúdo tem duas etapas básicas: elaboração e edição. Gerencie seu tempo definindo uma data de vencimento para o projeto.

3. Edição da data de vencimento

Semelhante à data de vencimento, estabeleça um tempo (antes da data de publicação) para você ter a edição final completa.

4. Título

Na medida em que você vai desenvolvendo o seu conteúdo, o título pode mudar um pouco. Mas você precisa de um título sólido para começar.

5. Formato

Alguns formatos diferentes incluem blog, vídeo, imagens e infográfico. Certifique-se de especificar o tipo de conteúdo que você está tentando criar.

6. Categoria

Categorizar seus posts torna fácil de ver rapidamente quais tópicos você já cobriu extensivamente. Isso ajuda a garantir que você não fale muito sobre uma mesma coisa.

7. Autor

Este campo é muito importante, principalmente se você tiver uma equipe de escritores diferentes. Use-o para mostrar quem é responsável pela criação do conteúdo.

8. Palavras-chave

Coloque as palavras-chave em sua agenda editorial para que elas não sejam esquecidas no processo de escrita.

9. Persona

Escrever para apenas uma pessoa faz seu conteúdo ser mais pessoal. Mas você tem que saber para quem você está escrevendo. É por isso que existem as personas.

10. Chamada à ação

Estas chamadas podem variar de uma chamada para comentário ou compra. Oriente seus escritores sobre como quer concluir a peça.

Qual destes elementos estão faltando em sua linha editorial? Deixe um comentário abaixo que o descreva.

Isabella Magalhães

Jornalista, analista e redatora, apaixonada por comunicação e constantemente ligada no mundo Web. Mineira, de Belo Horizonte, sempre ativa e em busca de novas informações, notícias, acontecimentos e aprendizado, com insaciável curiosidade.
Índice
Revolucione sua carreira com os cursos da Mirago
Basic
Grátis
Pro Anual
em até 12x de
R$75
,00

ou R$900 à vista

Pro Mensal
por apenas:
R$79
,90/mês

cancele quando quiser

Acesso
vitalício
12 meses
1 mês
Renovação
-
automática
automática
Material Complementar
Fórum de Dúvidas
Certificado de Conclusão
Métodos
Basic
Grátis
Pro mensal
por apenas:
R$79
,90/mês

cancele quando quiser

Pro anual
em até 12X de
R$75
,00

ou R$900 à vista

Let's Grow?

Toda semana um e-mail só com as notícias mais valiosas do mercado digital. Inscreva-se gratuitamente para receber.

Aprenda Marketing Digital
no único curso do mercado
em que você aplica o que
aprende numa empresa real
aqui você aprende na prática