Um desafio comum para toda empresa é quando seus profissionais de marketing se veem na incumbência de executar o planejamento de Marketing Digital. Uma coisa é planejar. A outra (beeem diferente) é executar.

Alguns dos principais desafios giram em torno dos seguintes itens:  

  • Tempo
  • Dinheiro
  • Conhecimento
  • Tecnologia
  • Pessoas

Não é fácil reunir todos esses ativos e organizá-los a fim de que possam gerar os resultados esperados. Apesar de todos eles terem uma importância fundamental para o sucesso de uma estratégia, nesse artigo vamos nos concentrar somente nos dois primeiros itens: Tempo e Dinheiro

Não tenho Tempo

Com exceção das grandes empresas, muitas outras empresas tem departamentos de marketing muito enxutos em que é comum um profissional desempenhar múltiplas funções. Não é incomum encontrar empresas onde o único profissional de marketing (ou os poucos profissionais) é responsável pela organização de eventos, pela produção de materiais institucionais, pelo endomarketing, pela estratégia de produto e também por toda a estratégia de marketing digital.

Sabemos que na “loucura do dia a dia” com tantas atividades acontecendo a execução de um Planejamento de Marketing Digital é afetada de maneira negativa pela falta de tempo de se dedicar exclusivamente ao projeto. Isto acontece todos os dias, não estamos inventando. Atendemos empresas e profissionais com esses problemas rotineiramente.

No entanto, a falta de tempo não pode ser uma justificativa para o fato da não implementação de uma estratégia de Marketing Digital para a empresa. O investimento de tempo numa execução de um Planejamento de Marketing Digital no presente fará você e sua equipe economizar muito tempo no futuro. Como?

Pense que você irá trabalhar para construir um ativo que será uma ferramenta fundamental à área de vendas. Por meio de diversas estratégias, o objetivo será sempre maximizar o ROI dos investimentos fazendo com que esses resultados possam ser replicados e ampliados de maneira razoavelmente previsível, por meio de uma estrutura automatizada de marketing. Isso fará com que você e sua equipe sejam os responsáveis pela criação dessa nova forma de entender o marketing digital e serão reconhecidos dentro da empesa.

É claro que tudo isso não acontece da noite para o dia, mas a execução sistemática de um planejamento de marketing digital bem pensado pode trazer excelentes resultados já à curto prazo para empresas que ainda pouco investiram na área.  

Outra questão importante é descentralizar as atribuições de marketing digital. Imagine a produção de conteúdo para o Blog, por exemplo. Você pode envolver várias pessoas de diferentes áreas de sua empresa nessa função. Isso, além de contribuir para o aumento de tempo para a equipe de marketing, trará as experiências de outras pessoas de áreas distintas para falar sobre um tema específico tratado no Blog ou site da empresa. É claro que nem todos conseguirão atender à essa demanda, mas vemos na prática que muitas pessoas gostam e contribuem voluntariamente quando lhes é dado essa oportunidade.

Por fim, uma questão em que cada vez mais empresas estão investindo é na contratação de um parceiro especializado que irá oferecer todo o suporte na execução de um planejamento de marketing digital. Temos visto muito isso ultimamente aqui na Mirago. As empresas, por falta de tempo de seus profissionais, optam por contar com uma outra empresa especializada que irá somar esforços com o objetivo de atingir os resultados desejados.

Esse parceiro terá o papel de um consultor em que irá planejar, treinar a equipe do cliente e por em prática a execução de um planejamento de marketing digital em busca das metas traçadas.

Não tenho dinheiro

Talvez pior que a falta de tempo seja o desafio da falta de dinheiro nas empresas. Muitas delas sabem que necessitam investir mais em Marketing Digital mas esbarram no problema da falta de investimento. Na maior parte das vezes vemos que essa justificativa também não se sustenta. Investir num domínio, num Blog e em contas de redes sociais não exigem grandes investimentos, apenas a criação de conteúdo (que pode esbarrar na falta de tempo, que já vimos acima).

Outro bom argumento que pode jogar por terra essa justificativa é o fato de que as mídias digitais possibilitaram algo único para os negócios que até há alguns anos não existia:

  • Segmentação refinada (você pode atingir o público que lhe interessa, evitando dispersão)
  • Mensuração em tempo real (análise do retorno do investimento)
  • Possibilidade de corrigir a rota (Tentativa e Erro, seguida de correção)
  • Investimentos relativamente baixos (se comparados às mídias tradicionais)

Todos esses pontos na verdade fizeram as empresas economizar dinheiro. Nas mídias tradicionais como rádio, TV, jornais e revistas você não tinha essas características ao anunciar.

Outro ponto muito importante: A questão do ROI (Retorno sobre o Investimento). Algumas empresas que atendemos tinham um ROI bastante positivo (geralmente empresas de serviços). Para cada R$ 1,00 de investimento, retornávamos R$ 6,00 a R$ 7,00 em vendas. Vamos pegar um exemplo real: Chamaremos de empresa ABC. Na empresa ABC, uma empresa de serviços, tínhamos um ROI de aproximadamente 600% (para cada 1 real investido, retornávamos 6 reais em vendas). Verificamos com o cliente todos os custos envolvidos em suas transações e vimos que ele tinha uma margem final de cerca de 12%.

Esse cliente queria diminuir seus investimentos pois considerava um valor alto para o negócio dele. No entanto, mostramos esses números a ele (por meio de um histórico de resultados) e sugerimos exatamente o contrário: que ele investisse mais. À contragosto ele aceitou e o resultado final foi mais faturamento, mantendo as margens de lucro, o que gerou um lucro absoluto maior mês a mês.

Conclusão

Não importa qual seja seu principal problema hoje (tempo ou dinheiro). Na realidade do mercado atual, não há como justificar o não fortalecimento de suas estratégias de marketing digital e sabemos que a construção desse ativo será fundamental para a sobrevivência de muitos negócios nos próximos anos. Esperamos que esse artigo lhe ajude e refletir profundamente sobre suas estratégias de marketing digital e sua empresa está fazendo um bom trabalho nesse sentido.