O YouTube é a segunda maior plataforma de pesquisa do mundo, perde apenas para seu próprio dono. Ter um canal consistente na plataforma de vídeos do Google pode ser uma das melhores formas de conseguir tráfego orgânico e escalável para seu negócio. 

Além de atrair pessoas que estão interessadas em seu ramo de atuação, ter uma estratégia efetiva de vídeos pode dar relevância de mercado e autoridade para sua marca.

Cada vez mais pessoas estão interessadas em criar conteúdo no YouTube e cada vez mais acirrada está a competição pelas palavras-chave.

Se você está no início do seu canal e não teve resultado nos primeiros vídeos, não desanime. Para te ajudar, vamos deixar aqui um checklist que pode ser um bom começo. 

Checklist para Postar Vídeos no Youtube

Quantas palavras colocar no título, como fazer a descrição, quais tags escolher, são muitas as dúvidas que surgem na hora de postar vídeos no Youtube.

Para facilitar sua vida, trouxemos aqui um checklist com várias dicas de como postar vídeos no Youtube para melhorar seu SEO na plataforma. Essas dicas irão te ajudar a otimizar a entrega do seu conteúdo de forma orgânica.

1. Título

Construa seu título entre 50 e 60 caracteres e tente posicionar sua palavra chave principal no começo da frase. No texto de apoio, deixe claro o valor que seu vídeo entrega. 

2. Descrição

Use as três primeiras linhas para incentivar as pessoas a assistirem seu vídeo. Esse texto aparece quando o usuário faz uma pesquisa ou seu vídeo aparece como sugerido.

Depois, descreva seu vídeo, mas sem entregá-lo por completo. O ideal é que o texto entregue valor, mas que seu espectador precise assistir o vídeo mesmo depois de ler a descrição.

A densidade de palavras chave é importante ao postar vídeos no youtube e ajuda a plataforma a entender a relevância do seu vídeo. Assegure-se de que suas palavras-chave principais aparecem de forma natural durante o texto. 

Se você é uma empresa e não um criador de conteúdo, esse pode ser um importante espaço para deixar seus contatos e um call to action.

3. Tags

Existem dois critérios mais comuns para definir suas tags. O primeiro deles é volume de pesquisa, o segundo é pontuação relacionada, que mede o nível de relação das suas palavras-chave secundárias com a principal, que deve ser a primeira da lista. 

Se necessário, preencha todos os 500 caracteres disponíveis, mas evite usar palavras-chave que não tem relação direta com o seu vídeo.

O ideal é que a escolha dessas tags se encaixe em uma estratégia mais ampla de SEO, que deve começar antes mesmo da própria gravação do vídeo.

4. Thumbnail

Um dos especialistas mais respeitados de vídeo marketing no Brasil, Camilo Coutinho diz que a thumbnail é responsável por 60% da intenção de clique. 

Uma boa dica é avaliar as thumbs dos outros vídeos posicionados para a palavra chave que você quer atingir e utilizar cores que se destaquem em relação a elas. 

Alguns gatilhos podem te ajudar. Um deles é usar expressões humanas para causar empatia. Outra possibilidade é criar curiosidade para o seu conteúdo.

Talvez esse seja o trabalho ao qual você deve dedicar mais tempo. Uma boa estratégia de thumb pode ser decisiva para o sucesso da sua estratégia de SEO.

5. Horário 

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o melhor horário para postar vídeos no Youtube. Já existem ferramentas que calculam o horário no qual mais inscritos estão online. Todas elas pagas.

A mais conhecida delas é o VidIQ, que traz diversas outras funcionalidades e tem planos em diversas faixas de preço, incluindo uma versão gratuita que pode te ajudar no começo.

Se você não quiser ou não puder investir no momento, acostume seu público com dia e hora específicos para postagens. Essa consistência pode te trazer resultados a longo prazo. 

Antes de definir dia e hora dos posts, faça testes e analise suas métricas para entender o comportamento do seu público.

6. Comentário destacado

Deixar um comentário destacado pode ser uma bela forma de começar um diálogo e incentivar seu público a deixar comentários nas postagens.

Lembrando que os comentários são uma importante métrica de engajamento, variável que o YouTube leva em consideração na hora de entregar seu conteúdo.

7. Deixe seu vídeo descansar.

Isso mesmo, faça o upload no modo não listado, set todas suas configurações e, se possível, programe a publicação para 24 horas depois.

Esse tempo é suficiente para o YouTube entender seu vídeo e impulsioná-lo logo de cara para as pessoas que tem mais a ver com o seu conteúdo.

Lembrando que todas essas dicas são apenas para o momento de postar um vídeo no Youtube. As estratégias de SEO para YouTube envolvem diversas outras etapas.

Se você quiser saber mais sobre o assunto, deixe aqui nos comentários que gente faz outros posts sobre o assunto!