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Benchmarking de SEO

Além de entender seus consumidores é muito importante saber o que suas concorrência tem feito em termos de SEO. Dessa forma você consegue avaliar que tipo de estratégias seus concorrentes utilizam e quais delas tem trazidos resultados positivos.

O Benchmarking de SEO é um processo de análise da concorrência para verificar o que podemos aprender com eles nas pesquisas. Isso significa entender os processos realizados e também os erros cometidos.

Este artigo faz parte do Curso SEO Básico – Gratuito Online. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

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O que significa fazer Benchmarking de SEO ?

A intenção por trás do Benchmarking do SEO é estar sempre entre os principais competidores. Isso não significa necessariamente mudar sua filosofia e forma de trabalhar apenas para copiar o sucesso do concorrente. Algumas vezes, basta entender o que está sendo aplicado e tentar adaptar para seu próprio método.

Para um bom benchmarking, é preciso entender que o seu concorrente pode estar fazendo algo certo que você não está. Essa humildade em procurar aprender com os adversários é essencial para o sucesso no SEO.

O Benchmarking é um passo importante antes de começar a fazer o seu site. Com ele você pode ter um planejamento melhor. Entretanto, se você já possui um site, pode fazer um benchmarking de SEO voltada para ter um planejamento melhor do seu conteúdo.

Como realizar o Benchmarking de SEO?

Uma vez com sua pesquisa de palavras-chave em mãos, é hora de jogá-las no Google para analisar quem aparece. Isso significa verificar quais sites se destacam tanto como anúncio quanto como orgânico.

Uma dica importante é sempre realizar essas pesquisas com o navegador no Modo Anônimo. Explicamos melhor o motivo disso no vídeo da aula.

Ao realizar o Benchmarking, não basta ver quais são os melhores colocados. É importante abrir os links para melhor compreender como eles estão estruturados, qual a organização, como o texto foi trabalhado, entre outras questões que detalhamos no vídeo.

Lembre-se de anotar os diferenciais que estão no site do concorrente! Tente manter na sua cabeça a forma como um cliente em potencial irá se relacionar com essas páginas e o que você pode aplicar na sua própria.

Repita o aprendizado para todas as diferentes palavras-chave tanto no orgânico quanto nos anúncios. Pesquise as palavras em outros idiomas para ver o que os sites estrangeiros estão fazendo que você pode usar como diferencial.

Análise da concorrência passo a passo

  1. Procure a palavra-chave alvo no Google

    Uma vez definida a palavra-chave principal para qual deseja se posicionar no Google, busque-a no Google.

  2. Acesse as páginas dos concorrentes

    Acesse cada uma das páginas que aparecem na busca orgânica.

  3. Identifique os principais pontos fortes de cada página

    Avalie os pontos fortes e fracos de cada um dos concorrentes.

  4. Crie sua própria página com o que há de melhor

    Nesta etapa a ideia é criar um página melhor do que todas as páginas concorrentes.

O próximo passo…

Com o benchmarking do SEO feito, é hora de começar a fazer o projeto de SEO. Também é importante saber onde o SEO se encaixa em meio a outras metodologias do marketing digital.

Professor
Dúvidas
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Gilberto Mota Marques Filho6 meses atrás

Busca paga vs Busca orgânica

Caso a página apareça em primeiro tanto na busca paga quanto na orgânica compensa manter o anúncio?

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Kaisa A Pereira10 meses atrás

Page link

Oi, Ludi! Muito obrigada pela resposta. Eu entendi, porém como se cria link para cada page do site, como definida essa criação de url? Tendo arquivos (ex fotos, textos...) com a palavra-chave que queremos que seja a determinate da página? Isso que eu ainda não entendi. Muito obrigada!

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Kaisa A Pereira10 meses atrás

otimizar cada url do site

Olá, tb?
Estava lendo as dúvidas e não entendi muito bem esse trecho de uma resposta que vc deu acima "cada URL do seu site deve ser otimizada para apenas uma palavra-chave principal e suas variantes mais aproximadas."....como cada url? de cada página do site? vc tb colocou isso na resposta "o que existe é a quantidade de palavras-chave variantes para cada URL e isso pode variar muito de uma URL para outra."...pode me explicar melhor isso? Obrigada! Abraços

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Camila Lazaresko Madrid12 meses atrás

A interação das pessoas com o site pode interferir na posição dele na busca?

Olá! Gostaria de saber se, por exemplo, um site aparece em terceiro na lista de buscas, mas o numero de acesso e tempo de permanência das pessoas é alto, isso pode fazer com que esse site apareça primeiro nas próximas buscas? Obrigada!

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Jéssica dos Santos Cruz1 ano atrás

Domínio do site

Estou montando um site pelo Wix, porém sem domínio, quando pesquiso no Google, ele não aparece. Seria por causa do domínio?

Bruno Santiago
Bruno Santiago1 ano atrás

Completude do site

Ludy, ao avaliar as páginas dos escritórios concorrentes, em alguns sites você fez comentários do tipo "senti falta de projetos". Eles não estavam na página principal, mas dava pra ver que tinham links na barra superior do site que levariam a essa página de projetos. Para a avaliação da relevância do site e posterior ranckeamento (na busca "escritório de arquitetura sp") , o Google considera só a página inicial (landpage/home) ou o site como um todo?

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Júlia Fernandes da Costa2 anos atrás

Site sem finalidade de vender

Como deveria pesquisar pelos concorrentes se quero estruturar um site informacional (voltado para psicologia, filosofia e espiritualidade), sem intenção de vender produtos ou serviços, apenas oferecer alguma ajuda aos leitores.

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Graciana Cardoso2 anos atrás

sites que aparecem em pprimeiro lugar na pesquisa

Olha Ludy fiquei muito surpresa ao fazer a pesquisa do meu nicho, pois meu blog está no início menos de um mês no ar eu tive a paciência de instalar os plugins de SEO e toda vez que faço um artigo verifico tudo que posso ,meu blog é sobre relacionamento estou escrevendo artigos sobre amor, traição paquera, relacionamentos, sedução... etc. conforme os resultados das buscas de palavras chaves.Quando fiz a pesquisa dos outros sites os que aprecem em primeiro lugar com exceção de um que tem muito conteúdo, mas fala de outros assuntos também os demais são sites de namoro virtual tanto no pago quanto na busca orgânica.O que você acha disso?

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Bruna Yamasaki3 anos atrás

Palavras-chave

Olá, gostaria de saber se tem um padrão ou uma quantidade indicada de palavras chave quando aplicadas em um texto na página de um blog. Obrigada!

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Nicollas Albertin3 anos atrás

Relevancia

Eu ja tenho um site do wordpress, com algumas paginas se eu estruturar com tudo o que estou aprendendo com este curso o google reavalia ele ?

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