O Benchmarking de SEO é um processo de análise da concorrência para verificar o que podemos aprender com eles nas pesquisas. Isso significa entender os processos realizados e também os erros cometidos.

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O que significa fazer Benchmarking de SEO ?

A intenção por trás do Benchmarking do SEO é estar sempre entre os principais competidores. Isso não significa necessariamente mudar sua filosofia e forma de trabalhar apenas para copiar o sucesso do concorrente. Algumas vezes, basta entender o que está sendo aplicado e tentar adaptar para seu próprio método.

Para um bom benchmarking, é preciso entender que o seu concorrente pode estar fazendo algo certo que você não está. Essa humildade em procurar aprender com os adversários é essencial para o sucesso no SEO.

O Benchmarking é um passo importante antes de começar a fazer o seu site. Com ele você pode ter um planejamento melhor. Entretanto, se você já possui um site, pode fazer um benchmarking de SEO voltada para ter um planejamento melhor do seu conteúdo.

Como realizar o Benchmarking de SEO?

Uma vez com sua pesquisa de palavras-chave em mãos, é hora de jogá-las no Google para analisar quem aparece. Isso significa verificar quais sites se destacam tanto como anúncio quanto como orgânico.

Uma dica importante é sempre realizar essas pesquisas com o navegador no Modo Anônimo. Explicamos melhor o motivo disso no vídeo da aula.

Ao realizar o Benchmarking, não basta ver quais são os melhores colocados. É importante abrir os links para melhor compreender como eles estão estruturados, qual a organização, como o texto foi trabalhado, entre outras questões que detalhamos no vídeo.

Lembre-se de anotar os diferenciais que estão no site do concorrente! Tente manter na sua cabeça a forma como um cliente em potencial irá se relacionar com essas páginas e o que você pode aplicar na sua própria.

Repita o aprendizado para todas as diferentes palavras-chave tanto no orgânico quanto nos anúncios. Pesquise as palavras em outros idiomas para ver o que os sites estrangeiros estão fazendo que você pode usar como diferencial.

Análise da concorrência passo a passo

  1. Procure a palavra-chave alvo no Google

    Uma vez definida a palavra-chave principal para qual deseja se posicionar no Google, busque-a no Google.

  2. Acesse as páginas dos concorrentes

    Acesse cada uma das páginas que aparecem na busca orgânica.

  3. Identifique os principais pontos fortes de cada página

    Avalie os pontos fortes e fracos de cada um dos concorrentes.

  4. Crie sua própria página com o que há de melhor

    Nesta etapa a ideia é criar um página melhor do que todas as páginas concorrentes.

O próximo passo…

Com o benchmarking do SEO feito, é hora de começar a fazer o projeto de SEO. Também é importante saber onde o SEO se encaixa em meio a outras metodologias do marketing digital.

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.