Como instalar o MAMP no Mac

Acesse essa aula GRATUITAMENTE Já possui uma conta?
Instalar o MAMP no Mac é muito simples. Confira o passo a passo para utilizar o MAMP e poder ter um servidor com suporte a PHP e MySQL.

O MAMP é um software originalmente criado para o Mac. Ele te permite facilmente rodar um servidor local com suporte a Apache/Nginx, PHP e MySQL. Por isso, é uma excelente opção para quem deseja desenvolver sites em WordPress em seu próprio computador, sem a necessidade de contratar uma hospedagem durante a etapa de desenvolvimento.

Este artigo faz parte do Curso WordPress Básico – Gratuito e Online. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

O MAMP vai te ajudar na etapa de desenvolvimento. Assim que seu site estiver pronto para ser publicado, você precisará contratar uma empresa de hospedagem.

Para instalar o WordPress local você precisará de uma hospedagem que atenda alguns requisitos:

  • Servidor baseado em UNIX/Linux
  • PHP versão 7 ou superior
  • MySQL versão 5.6 ou superior OU MariaDB versão 10.0 ou superior
  • Memória para o PHP de pelo menos 64 MB (Somente para o software WordPress, sem plugins adicionais)

No início, só existia uma única versão do MAMP e ela só funcionava no macOS. Mas Hoje já existe a versão do MAMP para Windows.

Instalação passo a passo

Como instalar e configurar o MAMP no Mac?

  1. Faça o download do MAMP (versão Mac)

    Acesse a página de download do MAMP e faça download da versão para Mac.

    Download do MAMP para Mac

  2. Rode o arquivo de instalação

    Abra o arquivo e avance as etapas até concluir a instalação.
    Mas atenção, durante a instalação você pode optar por não instalar a versão MAMP Pro (versão paga), basta desmarcar essa opção.

  3. Pronto. Agora é só configurar

    Uma vez instalado o MAMP, você pode alterar suas configurações clicando no menu MAMP > Preferences. Nesta tela você pode alterar configurações das portas, versão do PHP e servidor (apache ou nginx).

MAMP PRO

Durante a instalação você notará que o aplicativo pergunta se você deseja instalar o MAMP PRO (versão paga). Por padrão essa opção já vem marcada e você vai instalar junto com versão gratuita, a versão paga.

Portanto, caso não queira instalar a versão paga, você pode desmarcar essa opção. Caso instale o MAMP PRO você não será cobrado por isso, nem nada do tipo.

Porém você deve se atentar pois existirão 2 aplicativos do MAMP em seu Mac. O MAMP (gratuito) tem o ícone cinza, já o MAMP PRO (pago) tem o ícone azul.

Na hora de ligar o MAMP, sempre ligue o aplicativo cinza. A não ser que tenha adquirido a versão PRO e queira utilizá-la.

Configurações do MAMP

Após instalado, você pode configurar o MAMP com os recursos que precisa. Dessa forma, você pode ajustar os detalhes do funcionamento do MAMP.

Você pode optar por usar o Apache ou Nginx (ambos funcionam com o WordPress), também pode escolher as portas, versão do PHP e outras coisas.

Configurações do MAMP
Configurações do MAMP

Para configurar o MAMP siga estes passos:

  1. Abra o aplicativo do MAMP.
  2. Acesse o menu superior MAMP > Preferences.
  3. Na guia General, você pode selecionar a opção Start Servers, caso queira que o MAMP inicie automaticamente toda vez que abrir o aplicativo dele. Essa etapa é opcional.
  4. Na guia Ports você pode trocar as portas do MAMP, caso tenha algum outro aplicativo já utilizando as portas 8888 e 8889. É difícil isso acontecer no Mac (siga estes passos se estiver no Windows).
  5. Na guia PHP você pode alterar a versão do PHP que vai utilizar e ativar o cache. Esta etapa é opcional e não recomendamos que você ative o cache enquanto estiver desenvolvendo o seu site.
  6. Na guia Web Server você pode optar por utilizar o Apache ou o Nginx. Pode deixar a opção padrão que é o Apache.
Professor

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.
O curso

Curso WordPress Básico – Gratuito e Online

Crie seu site com o poderoso WordPress. Aprenda a instalar, configurar e administrar seu site com todos os recursos nativos do WP. Curso 100% gratuito e online!
Dúvidas
Claudio Marcelo Oliveira
Claudio Oliveira5 meses atrás

Quando o MAMP não liga completamente, o que fazer?

Olá Lady,

Amigo eu já passei dessa aula e já tinha feito a instalação do MAMP, e do Wordpress, com tudo hoje ele não está ligando completamente, pois acende a luz do Apache Server, mas não acende a luz do MySQL Server. Você consegue me dar uma orientação para que eu resolva essa situação?

Envie sua dúvida

Exclusivo para Assinantes

Comece Gratuitamente

Crie sua conta Grátis e tenha acesso aos cursos ao vivo e muito mais.

Seja um Assinante

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados e muito mais.

Já possui conta? Faça o login.