Quer abrir uma agência digital? Participe da Semana Start sua Agência!

WordPress: o que é e como utilizá-lo?

Um guia completo para você entender tudo de WordPress. Saiba porque 1/3 dos sites mundo já escolheu essa plataforma.

O que é WordPress?

O WordPress é uma das principais plataformas da atualidade para a construção de sites, blogs, portais e e-commerces (lojas virtuais). Em resumo, ele é um Content Management System (CMS) ou se preferir, em português, ele é um Sistema de Gestão de Conteúdo.

Este artigo faz parte do Curso WordPress Básico – Gratuito e Online. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

Conheça o curso

É uma plataforma open-source (código aberto) e muito fácil de mexer, por isso ele acabou se tornando extremamente popular. O fato de ter seu código aberto e permitir que qualquer pessoa ou empresa fizesse uso da plataforma sem ter custos, ajudou o WordPress a se popularizar.

História do WordPress

Originalmente, o WordPres surgiu como uma plataforma para blogs em 2003. Ele foi desenvolvido a partir de um sistema já existente na época, o b2/cafelog. Naquela época, as principais plataformas para blogs eram o Blogger (adquirido pelo Google) e o Movable Type.

Com o passar dos anos o WP evoluiu rapidamente. Muito devido ao fato dele ser uma plataforma open-source (código aberto), o que permitiu (e ainda permite) que as pessoas o utilizem sem custo e também contribuam com melhorias.

Inicialmente ela começou com os esforços de Ryan Boren e Matt Mullenweg. Hoje a Automattic (empresa por trás do wordpress.com) já possui mais de 700 funcionários trabalhando remotamente em mais de 60 países diferentes.

Ele deixou de ser uma plataforma para blogs e se tornou o principal CMS do mercado, uma vez que cerca de 34% de todos os sites da internet sejam desenvolvidos em WordPress.

Vantagens do WordPress

São muitas as vantagens do WordPress. Separei aqui as principais delas:

  • SEO Friendly: a estrutura do WP favorece um bom posicionamento no Google e oferece muitos recursos. Claro que a otimização do site depende de muitas outras coisas, mas usar o WordPress já é um excelente começo.
  • Gratuito: o WordPress é uma plataforma open source. Isso significa que seu desenvolvimento é colaborativo e aberto. Qualquer um pode usar e qualquer um pode utilizar.
  • Confiável: mais de 1/3 de todos os sites do mundo são feitos em WP, pois ela é uma plataforma madura e já consolidada no mercado.
  • Seguro: qualquer plataforma está sujeita a brechas de segurança. Por isso mesmo, o WordPress tem muito cuidado nesse quesito. Geralmente os problemas relacionados a segurança no WP, em sua maioria, estão relacionados a práticas ruins por parte dos usuários, webmasters e desenvolvedores.
  • Fácil de usar: a curva de aprendizado é realmente rápida. Em outras palavras, em pouco tempo você já aprende a utilizar e sente-se confortável com o uso da plataforma.
  • Extensível: é possível adicionar muitos novos recursos e também mudar a aparência do seu WP, simplesmente instalando plugins e temas.

.com vs .org

Existe uma grande confusão a respeito do WordPress. Isso se deve ao fato de existirem duas vertentes diferentes dessa mesma ferramenta.

WordPress.com

O wordpress.com é uma versão self-service, na qual você pode criar seu blog ou site sem ao menos ter uma hospedagem ou endereço de domínio contratados. Ele é desenvolvido e mantido pela Automattic e tem fins lucrativos. Oferece um plano gratuito e também a venda de domínios e planos mensais para tornar seu site mais profissional.

WordPress.org

Já o wordpress.org é a versão open source. Isso significa que qualquer pessoa pode baixá-la e utilizá-la sem custo algum. No entanto, para utilizar essa versão você vai precisar de uma hospedagem e um domínio.

Ainda em dúvidas? Fizemos um vídeo para explicar mais sobre este assunto:

Mas qual das duas é a ideal para você?

Se você está querendo montar um blog ou site para fins pessoais, acho que pode começar pelo wordpress.com, já que não tem custo e tem uma interface mais simples e com menos recursos.

Se pensa em montar um site para sua empresa, recomendo que já parta para o wordpress.org. Te explico o porquê. Essa versão é 100% customizável, uma vez que o código fica hospedado nos seu servidor.

A versão wordpress.com é mais engessada e você não tem acesso direto ao código da plataforma para fazer alterações ou instalar e personalizar o que bem entender.

Hospedagem WordPress

Quando o assunto é escolher a hospedagem para seu site WP existem muitas opções e por isso mesmo, acaba sendo difícil escolher uma.

Muitos enxergam a hospedagem como um custo e tentam economizar ao máximo. Este pode ser um grande erro dependendo do momento em que sua empresa se encontra ou da estratégia que está adotando.

O fato é que essa decisão se torna difícil porque muitas vezes não sabemos o que devemos avaliar em cada uma delas, ou pior, muitas vezes as pessoas nem sabem do que realmente precisam na sua hospedagem.

O que você é capaz de criar com o WordPress?

Por ser uma plataforma extensível e personalizável, você pode criar de tudo com ele. Os usos mais comuns para o WordPress são:

  • Site Corporativo
  • E-commerce (lojas virtuais)
  • Blog pessoal ou corporativo
  • Portal de Notícias
  • Plataforma EAD (LMS – Learning Management System)
  • Site de Portifólio
  • Intranet
  • Extranet
  • Fórum de discussão
  • Redes Social e comunidades
  • E muito mais

Como instalar o WordPress?

Instalar o WordPress não é complicado mas pode ser dependendo dos passos que você resolver seguir. Existem duas formas principais de fazer a instalação:

  • Instalar o WordPress local: nesse cenário você instala o WP no seu computador e não precisa de hospedagem. Ideal para quem está só treinando ou começando a mexer no WordPress. Nesse modo, seu site vai funcionar somente no seu computador, ou seja, outras pessoas não terão acesso a ele.
  • Instalar o WordPress na sua hospedagem: nesse cenário você precisa ter uma hospedagem e um domínio. Dessa forma, você instala o WP diretamente na sua hospedagem e pode acessar o seu site de qualquer dispositivo conectado a internet.

Temas WordPress

Os temas WordPress funcionam como uma camada visual. A melhor forma de entender o que é um tema é fazendo uma comparação com o corpo humano.

Sendo assim, imagine que o seu corpo é o conteúdo do seu site. Logo, você pode trocar de roupa e adotar um visual completamente diferente. Nesse exemplo, a roupa equivale ao tema no WordPress.

Instalar um novo tema em seu site pode dar a ele uma cara completamente nova, mantendo o mesmo conteúdo. Por isso, o mercado de temas/templates é bem aquecido e está constantemente inovando.

Existem milhares de temas disponíveis na internet. Fazendo uma rápida busca você verá que pode encontrar temas gratuitos e pagos para WordPress.

Em pouco tempo, também você também vai descobrir que existem os page builders. Que, por sinal, são uma excelente alternativa aos temas.

Independentemente se vai usar temas prontos ou um page builder, é muito importante tomar alguns cuidados:

  • Velocidade: cuidado ao utilizar imagens em excesso, sliders, carrosséis e recursos que podem deixar sua página lenta e pesada.
  • Responsivo: sempre verifique como seu site está sendo apresentado em dispositivos móveis (smartphones e tablets). Ele deve se ajustar ao tamanho da tela e evitar que o usuário tenha que dar zoom para conseguir ler ou ver o conteúdo adequadamente.

Plugins WP

Os plugins do WordPress exercem um papel muito importante: trazer novos recursos e funcionalidades ao seu site.

Para entender melhor o que são os plugins, vamos usar como exemplo o seu smartphone. A princípio ele serve para fazer ligações, acessar a internet, tirar fotos e mais um pouco. Porém, se você quiser transformá-lo numa agência bancária, basta instalar um aplicativo e pronto.

Os plugins no WordPress são como os apps no seu smartphone. Eles trazem uma nova funcionalidade.

A princípio, o WordPress serve para gerenciar seu conteúdo na internet. Mas caso você queria transformá-lo em um e-commerce, você pode instalar um plugin e ele trará esse novo recurso. Não é bacana?

Existem milhares de plugins gratuitos e pagos também. Já são mais de 54.000 plugins gratuitos no repositório oficial do WordPress.

Dúvidas comuns sobre WordPress

Como criar um site WordPress?

Nesse Curso de WordPress Gratuito você vai poder acompanhar o passo a passo para criar seu próprio site. Se tiver dúvidas ao longo do curso, basta postar aqui na aba dúvidas.

O WordPress é seguro?

O WordPress é seguro, mas as pessoas é que geralmente não são. Muitas não seguem as boas práticas de segurança, não tem cuidados básicos, criam senhas fracas, instalam qualquer plugin, não fazem atualizações constantes.

Preciso saber programar para fazer um site em WP?

Não. Com o WordPress é possível criar um site de qualidade sem dominar programação. Aliás o intuito deste Curso de WordPress Gratuito é ajudar você a montar seu site mesmo que não saiba programar.
Claro que saber programar ajuda. Dessa forma, se você é um desenvolvedor, sabe que terá muito mais liberdade para personalizar o que bem entender.

Qual a diferença entre o wordpress.com e wordpress.org?

Embora o nome seja quase o mesmo, as duas coisas são muito diferentes. O wordpress.com é a versão comercial do WordPress (que também possui uma versão gratuita), isso significa que você não precisa se preocupar em contratar um hospedagem, basta criar uma conta e escolher um plano.
Já o wordpress.org é a versão open-source (código aberto) do WordPress e pode ser utilizado por qualquer pessoa, gratuitamente. Para utilizar essa versão, você precisa de uma hospedagem e um domínio.

O que são os temas do WordPress?

Os temas (também conhecidos como Templates) são responsáveis pela aparência do seu site. Podemos trocar de temas em um site WordPress e ter a aparência dele completamente modificada, sem perder o conteúdo que já estava publicado. O WordPress conta com milhares de temas gratuitos e pagos.

O que são os Page Builders no WordPress?

Os page builder podem ser um complemento ao tema do site, mas também podem ser uma espécie de substituto. Quando um Page Builder é capaz de criar um tema do zero, ele também é conhecido como um Theme Builder (construtor de tema). A maior vantagem de um page/theme builder é ter flexibilidade para criar o layout do seu site, sem precisar de conhecimentos técnicos de programação.

O que são Plugins no WordPress?

Os plugins são para o WordPress o que os aplicativos são para seu smartphone. Ao adicionar um plugin ao seu site WordPress ele pode oferecer novas funcionalidades, como por exemplo transformar seu WordPress num e-commerce ou numa rede social.

Professor
Dúvidas
Fórum de dúvidas disponível apenas para assinantes.

Você deve concluir pelo menos 50% do curso para avaliá-lo.

Exclusivo para Assinantes

Comece Gratuitamente

Crie sua conta Grátis e tenha acesso aos cursos ao vivo e muito mais.

Seja um Assinante

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados e muito mais.

do
zero
à
recorrência
Evento 100% gratuito e online
27, 28 e 29 de julho às 19h

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Mirago a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.