Esquenta Black Friday

30% OFF até 23/10/20

Dias
Horas
Min
Seg

Use o cupom:

WordPress: o que é e como utilizá-lo?

Um guia completo para você entender tudo de WordPress. Saiba porque 1/3 dos sites mundo já escolheu essa plataforma.

O que é WordPress?

O WordPress é uma das principais plataformas da atualidade para a construção de sites, blogs, portais e e-commerces (lojas virtuais). Em resumo, ele é um Content Management System (CMS) ou se preferir, em português, ele é um Sistema de Gestão de Conteúdo.

Este artigo faz parte do Curso WordPress Básico – Gratuito e Online. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

Conheça o curso

É uma plataforma open-source (código aberto) e muito fácil de mexer, por isso ele acabou se tornando extremamente popular. O fato de ter seu código aberto e permitir que qualquer pessoa ou empresa fizesse uso da plataforma sem ter custos, ajudou o WordPress a se popularizar.

História do WordPress

Originalmente, o WordPres surgiu como uma plataforma para blogs em 2003. Ele foi desenvolvido a partir de um sistema já existente na época, o b2/cafelog. Naquela época, as principais plataformas para blogs eram o Blogger (adquirido pelo Google) e o Movable Type.

Com o passar dos anos o WP evoluiu rapidamente. Muito devido ao fato dele ser uma plataforma open-source (código aberto), o que permitiu (e ainda permite) que as pessoas o utilizem sem custo e também contribuam com melhorias.

Inicialmente ela começou com os esforços de Ryan Boren e Matt Mullenweg. Hoje a Automattic (empresa por trás do wordpress.com) já possui mais de 700 funcionários trabalhando remotamente em mais de 60 países diferentes.

Ele deixou de ser uma plataforma para blogs e se tornou o principal CMS do mercado, uma vez que cerca de 34% de todos os sites da internet sejam desenvolvidos em WordPress.

Vantagens do WordPress

São muitas as vantagens do WordPress. Separei aqui as principais delas:

  • SEO Friendly: a estrutura do WP favorece um bom posicionamento no Google e oferece muitos recursos. Claro que a otimização do site depende de muitas outras coisas, mas usar o WordPress já é um excelente começo.
  • Gratuito: o WordPress é uma plataforma open source. Isso significa que seu desenvolvimento é colaborativo e aberto. Qualquer um pode usar e qualquer um pode utilizar.
  • Confiável: mais de 1/3 de todos os sites do mundo são feitos em WP, pois ela é uma plataforma madura e já consolidada no mercado.
  • Seguro: qualquer plataforma está sujeita a brechas de segurança. Por isso mesmo, o WordPress tem muito cuidado nesse quesito. Geralmente os problemas relacionados a segurança no WP, em sua maioria, estão relacionados a práticas ruins por parte dos usuários, webmasters e desenvolvedores.
  • Fácil de usar: a curva de aprendizado é realmente rápida. Em outras palavras, em pouco tempo você já aprende a utilizar e sente-se confortável com o uso da plataforma.
  • Extensível: é possível adicionar muitos novos recursos e também mudar a aparência do seu WP, simplesmente instalando plugins e temas.

.com vs .org

Existe uma grande confusão a respeito do WordPress. Isso se deve ao fato de existirem duas vertentes diferentes dessa mesma ferramenta.

WordPress.com

O wordpress.com é uma versão self-service, na qual você pode criar seu blog ou site sem ao menos ter uma hospedagem ou endereço de domínio contratados. Ele é desenvolvido e mantido pela Automattic e tem fins lucrativos. Oferece um plano gratuito e também a venda de domínios e planos mensais para tornar seu site mais profissional.

WordPress.org

Já o wordpress.org é a versão open source. Isso significa que qualquer pessoa pode baixá-la e utilizá-la sem custo algum. No entanto, para utilizar essa versão você vai precisar de uma hospedagem e um domínio.

Mas qual das duas é a ideal para você?

Se você está querendo montar um blog ou site para fins pessoais, acho que pode começar pelo wordpress.com, já que não tem custo e tem uma interface mais simples e com menos recursos.

Se pensa em montar um site para sua empresa, recomendo que já parta para o wordpress.org. Te explico o porquê. Essa versão é 100% customizável, uma vez que o código fica hospedado nos seu servidor.

A versão wordpress.com é mais engessada e você não tem acesso direto ao código da plataforma para fazer alterações ou instalar e personalizar o que bem entender.

Hospedagem WordPress

Quando o assunto é escolher a hospedagem para seu site WP existem muitas opções e por isso mesmo, acaba sendo difícil escolher uma.

Muitos enxergam a hospedagem como um custo e tentam economizar ao máximo. Este pode ser um grande erro dependendo do momento em que sua empresa se encontra ou da estratégia que está adotando.

O fato é que essa decisão se torna difícil porque muitas vezes não sabemos o que devemos avaliar em cada uma delas, ou pior, muitas vezes as pessoas nem sabem do que realmente precisam na sua hospedagem.

O que você é capaz de criar com o WordPress?

Por ser uma plataforma extensível e personalizável, você pode criar de tudo com ele. Os usos mais comuns para o WordPress são:

  • Site Corporativo
  • E-commerce (lojas virtuais)
  • Blog pessoal ou corporativo
  • Portal de Notícias
  • Plataforma EAD (LMS – Learning Management System)
  • Site de Portifólio
  • Intranet
  • Extranet
  • Fórum de discussão
  • Redes Social e comunidades
  • E muito mais

Como instalar o WordPress?

Instalar o WordPress não é complicado mas pode ser dependendo dos passos que você resolver seguir. Existem duas formas principais de fazer a instalação:

  • Instalar o WordPress local: nesse cenário você instala o WP no seu computador e não precisa de hospedagem. Ideal para quem está só treinando ou começando a mexer no WordPress. Nesse modo, seu site vai funcionar somente no seu computador, ou seja, outras pessoas não terão acesso a ele.
  • Instalar o WordPress na sua hospedagem: nesse cenário você precisa ter uma hospedagem e um domínio. Dessa forma, você instala o WP diretamente na sua hospedagem e pode acessar o seu site de qualquer dispositivo conectado a internet.

Temas WordPress

Os temas WordPress funcionam como uma camada visual. A melhor forma de entender o que é um tema é fazendo uma comparação com o corpo humano.

Sendo assim, imagine que o seu corpo é o conteúdo do seu site. Logo, você pode trocar de roupa e adotar um visual completamente diferente. Nesse exemplo, a roupa equivale ao tema no WordPress.

Instalar um novo tema em seu site pode dar a ele uma cara completamente nova, mantendo o mesmo conteúdo. Por isso, o mercado de temas/templates é bem aquecido e está constantemente inovando.

Existem milhares de temas disponíveis na internet. Fazendo uma rápida busca você verá que pode encontrar temas gratuitos e pagos para WordPress.

Em pouco tempo, também você também vai descobrir que existem os page builders. Que, por sinal, são uma excelente alternativa aos temas.

Independentemente se vai usar temas prontos ou um page builder, é muito importante tomar alguns cuidados:

  • Velocidade: cuidado ao utilizar imagens em excesso, sliders, carrosséis e recursos que podem deixar sua página lenta e pesada.
  • Responsivo: sempre verifique como seu site está sendo apresentado em dispositivos móveis (smartphones e tablets). Ele deve se ajustar ao tamanho da tela e evitar que o usuário tenha que dar zoom para conseguir ler ou ver o conteúdo adequadamente.

Plugins WP

Os plugins do WordPress exercem um papel muito importante: trazer novos recursos e funcionalidades ao seu site.

Para entender melhor o que são os plugins, vamos usar como exemplo o seu smartphone. A princípio ele serve para fazer ligações, acessar a internet, tirar fotos e mais um pouco. Porém, se você quiser transformá-lo numa agência bancária, basta instalar um aplicativo e pronto.

Os plugins no WordPress são como os apps no seu smartphone. Eles trazem uma nova funcionalidade.

A princípio, o WordPress serve para gerenciar seu conteúdo na internet. Mas caso você queria transformá-lo em um e-commerce, você pode instalar um plugin e ele trará esse novo recurso. Não é bacana?

Existem milhares de plugins gratuitos e pagos também. Já são mais de 54.000 plugins gratuitos no repositório oficial do WordPress.

Dúvidas comuns sobre WordPress

Como criar um site WordPress?

Nesse Curso de WordPress Gratuito você vai poder acompanhar o passo a passo para criar seu próprio site. Se tiver dúvidas ao longo do curso, basta postar aqui na aba dúvidas.

O WordPress é seguro?

O WordPress é seguro, mas as pessoas é que geralmente não são. Muitas não seguem as boas práticas de segurança, não tem cuidados básicos, criam senhas fracas, instalam qualquer plugin, não fazem atualizações constantes.

Preciso saber programar para fazer um site em WP?

Não. Com o WordPress é possível criar um site de qualidade sem dominar programação. Aliás o intuito deste Curso de WordPress Gratuito é ajudar você a montar seu site mesmo que não saiba programar.
Claro que saber programar ajuda. Dessa forma, se você é um desenvolvedor, sabe que terá muito mais liberdade para personalizar o que bem entender.

Qual a diferença entre o wordpress.com e wordpress.org?

Embora o nome seja quase o mesmo, as duas coisas são muito diferentes. O wordpress.com é a versão comercial do WordPress (que também possui uma versão gratuita), isso significa que você não precisa se preocupar em contratar um hospedagem, basta criar uma conta e escolher um plano.
Já o wordpress.org é a versão open-source (código aberto) do WordPress e pode ser utilizado por qualquer pessoa, gratuitamente. Para utilizar essa versão, você precisa de uma hospedagem e um domínio.

O que são os temas do WordPress?

Os temas (também conhecidos como Templates) são responsáveis pela aparência do seu site. Podemos trocar de temas em um site WordPress e ter a aparência dele completamente modificada, sem perder o conteúdo que já estava publicado. O WordPress conta com milhares de temas gratuitos e pagos.

O que são os Page Builders no WordPress?

Os page builder podem ser um complemento ao tema do site, mas também podem ser uma espécie de substituto. Quando um Page Builder é capaz de criar um tema do zero, ele também é conhecido como um Theme Builder (construtor de tema). A maior vantagem de um page/theme builder é ter flexibilidade para criar o layout do seu site, sem precisar de conhecimentos técnicos de programação.

O que são Plugins no WordPress?

Os plugins são para o WordPress o que os aplicativos são para seu smartphone. Ao adicionar um plugin ao seu site WordPress ele pode oferecer novas funcionalidades, como por exemplo transformar seu WordPress num e-commerce ou numa rede social.

Professor
Dúvidas
Avatar
Alcélio Santos2 semanas atrás

Exercício da aula "WORDPRESS: O QUE É E COMO UTILIZÁ-LO?" está bugado

O exércicio está bugado, marquei a resposta e quando clico em CONCLUIR TESTE o site não carrega, não consigo responder para concluir. Até pra mandar essa mensagem está dando bug, aparece essa mensagem assim que clico em ENVIAR "409 Conflito
O site está atualmente indisponível.

Dono do site? Se você acha que recebeu esta mensagem por engano, entre em contato com o suporte."

Gabriela Orrutia Mira
Gabriela Orrutia Mira PRO2 meses atrás

Hospedagem

Oi Ludy! Uma dúvida. Há uma diferença de hospedagem de sites e hospedagem de wordpress? Obrigada.

Avatar
Alexandre França Feitoza4 meses atrás

EAD (LMS – Learning Management System) no WP

Vocês desenvolveram este curso no WP? Vocês tem curso de como produzir cursos no WP?

Avatar
Valmir Antonio Gurther4 meses atrás

Como construir um Portal de imóveis, Exemplo: Vivareal... Olx?

Olá Ludi..
Eu gostaria de saber como construir um Portal Imobiliário
O processo pode ser parecido com a criação de um site?

Valmir A. Gurther

Avatar
Naiara Alves de Andrade5 meses atrás

O curso me serve?

Como vou montar um blog e nao quero comprar dominio e hospedagem no momento, vou fazer no wp.com. Este curso é util pra mim, neste caso? Por exemplo, ja assisti um pouco das aulas seguintes e, no meu caso, nao ha necessidade de instalar o wp no meu pc, certo? O curso é para montar site no wp.org, certo? Que é totalmente diferente da wp.com, ou seja, tudo o que vc ensina aqui nao serve pra quem quer montar no wp.com, é isso mesmo?

Avatar
Júlia Achôa6 meses atrás

Falha no áudio

Período entre os minutos 11:37 - 12:03 sem áudio.

Avatar
Luiz Henrique Casemiro Corrêa6 meses atrás

O vídeo travado.

Pena que o vídeo, após 17 segundos, não reproduz mais...lamentável, estava começando a gostar...

Avatar
Natália Gessner6 meses atrás

VÍDEO NÃO ABRE

Olá, estou tentando assistir ao primeiro vídeo, mas ele informa: player.vimeo demorou muito pra responder.
Já troquei de navegador : mozilla, explorer, chrome... e diz a mesma mensagem...

Avatar
Jean Antonio8 meses atrás

WordPress

Tem como gerar domínio e hospedagem com o .org ou é só com o .com ?

Avatar
Camila Pereira1 ano atrás

Video travando o tempo todo

Não consigo assistir nem 20 segundos sem travamentos. E minha conexão está perfeita, testei no youtube e carrega imediatamente videos em 1080p sem nenhum travamento. Tem alguma outra fonte para assistir essas aulas? Porque está impossível assistir aqui pelo site.

Avatar
Amanda Ferrucci Marcon1 ano atrás

Diferenças no wordpress

Somente no wordpress.com é possível utilizar a versão gratuita para publicação? wordpress.org só publica comprando hospedagem e domínio?
o .com é muito diferente do .org para aprender a usar?

Avatar
Ray Rosa Ramos1 ano atrás

Redator para web

Olá, acabei de fazer uma formação online de produção de conteúdo para web, pretendo atuar como redator freelancer. Nessa formação vi que o WordPress é a plataforma CMS mais usada, então resolvi aprender mais sobre e achei este curso. A minha dúvida é se eu, enquanto redator, devo/preciso aprender a usar o WordPress.org ou se apenas o WordPress.com é o suficiente. Já vi que para um projeto pessoal devo usar o WordPress.com, mas nos anúncios de freelas que pedem conhecimento de WordPress estão se referindo ao software?

sayuritakaio
Carolina Alves Cavalcanti1 ano atrás

Sem som

Entre 10mn e 11mn ficou sem som no vídeo :c

Avatar
Rubens Vicente1 ano atrás

MEMORIA - VELOCIDADE

Oi Ludy. Cara... a velocidade do site e sua leveza esta relacionada a hospedagem? Qual a melhor empresa para hospedar site no brasil?

Avatar
EDER BORBA2 anos atrás

video

boa tarde gostaria de ouvir os videos enquanto estou no trajeto do serviço tem como baixalos?

Avatar
Ana Lucia Oliveira PRO2 anos atrás

Já contratei o Wordpress.com e agora?

Nessa introdução você recomenda usar o Wordpress.org, mas acabei de contratar o plano pelo site Wordpress.com, e agora, tem como mudar isso? o meu site ainda não está feito, mas já tenho hospedagem.

Avatar
Carla Ninomiya2 anos atrás

erro para atualizar wordpress 4.9.8

Ola sou designer e meu cliente me passou um site ja construido no wordpress.org para fazer atualizacoes.
Nas atualizacoes pede p atualizar o wordpress 4.9.8 porem da erro. Aparece"Fazendo download de (https://downloads.wordpress.org/release/wordpress-4.9.8-new-bundled.zip)…
Falha no download.: Falha ao escrever requisição em arquivo temporário.
Falha na instalação"

Tb nao consigo alterar novos templates, acusa falha.
"Fazendo o download do pacote de instalação de https://downloads.wordpress.org/theme/traveler-blog-lite.1.0.1.zip…
Falha no download. Falha ao escrever requisição em arquivo temporário."

poderia me ajudar a solucionar estes problemas? obrigada!
Carla [email protected]

Avatar
DANIELA ATALLA DA RAMOS2 anos atrás

site criado por terceiro

tenho um site base wordpress criado por um terceiro, que não me deu a senha, e quero descadastrá-lo para construir um novo; como fazer?

Priscila Sousa
Priscila Sousa2 anos atrás

Sobre a língua

Sabemos que o WordPress em Português é recente, vejo alguns vídeos pelo youtube informando que a versão em inglês é melhor, mas não argumentam no que ela é melhor, enfim, Ludy Amano, gostaria de saber, por favor, qual você recomenda e por quê,
Obrigada.

Avatar
Mário Sérgio Fasolin Saito2 anos atrás

Falta legendas

Olá boa noite, Favor precisa colocar legendas para todos os videos pq eu sou deficiente auditivo. Eu quero aprender curso WordPress.

Avatar
José Mônaco3 anos atrás

Duvidas sobre o DIVI

Olá boa tarde, fiz o curso presencial do Wordpress, porém estou com dúvida no DIVI. O site está quase pronto, só que quando vou visualizar n mobile ele parece não estar responsivo para o mesmo. Preciso instalar algum plugin ou é alguma configuração no próprio DIVI?
Obrigado!

Avatar
DANIELE ROLDÁN3 anos atrás

sem soM

Olá, já troquei de navegador. Em um não roda. No outro, não tem som. O que pode estar acontecendo?

Avatar
Rosana Sawicki3 anos atrás

Wordpress.org

o wordpress.org tambem e gratuito ?

yuji.ftp
Victor Yuji Freire Tanaka de Paula3 anos atrás

Não consigo assistir vídeos

Não consigo assisti as aulas pois os vídeos não carregam. Como devo proceder?

Avatar
Hamilton Silva Junior3 anos atrás

não abre os videos

Vídeo Privado
Desculpe, mas você não tem permissão para assistir.

Avatar
Daniele Urquisa3 anos atrás

vídeo demorando

estou começando o curso hoje, mais os videos não carregam muito bem, sei que talvez pode ser a internet mais tudo bem.

Avatar
Murilo Juarez Ulivi3 anos atrás

Personalizar do Tema

Olá,

A minha dúvida é a seguinte, em aparência > Temas > Personalizar
O meu tema não aparece, e tem a seguinte msg página não encontrada.,
Gostaria de Ajuda.
E outra coisa, meu site é https, só que quando crio um página com o plugin Elementor essa página fica com http ?
Por Que isso ?

Atenciosamente, Murilo

Avatar
Rogério Haole4 anos atrás

Salvar progresso no curso

Fiz algumas aulas e quiz, mas meu progresso continua em 0%. Alguém sabe porque isso acontece?

Avatar
Eny Pereira do Nascimento Junior4 anos atrás

Início do Curso (Vídeos)

Bom dia,

Comecei o curso ofertado, e as aulas em vídeos não estão sendo exibidas, em qualquer navegador.

Avatar
Fernanda Vieira4 anos atrás

Primeira aula

Olá o Vídeo trava e não consigo continuar... em torno de 4:10

Avatar
Daniel Melo4 anos atrás

Certificado NÃO Gerado

Ja completei o curso mais de uma vez e não consigo gerar o Certificado... Complicado

Avatar
Daniel Melo4 anos atrás

Esse curso tem Certificado? Como faz pra tirar o Certificado?

Ola, o Curso só esta me permitindo concluir 92% dele.
Não estou conseguindo chegar no 100%.
preciso de 100% para emitir o Certificado?
O que eu devo fazer para emitir meu Certificado?

Envie sua dúvida

Você deve concluir pelo menos 50% do curso para avaliá-lo.

Exclusivo para Assinantes

Comece Gratuitamente

Crie sua conta Grátis e tenha acesso aos cursos ao vivo e muito mais.

Seja um Assinante

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados e muito mais.

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Mirago a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.