Curso WordPress Básico – Gratuito e Online > Personalização do WordPress

Temas WordPress

Temas WordPress

Agora é hora de entender o que são temas do Wordpress. Aprenda a instalar um novo tema em seu site.

Os temas no WordPress são responsáveis pelo visual do site. Em outras palavras, se o seu WP fosse um pessoa, o conteúdo seria o corpo e o tema seria a roupa.

Sendo assim, é possível trocar de roupa mantendo o mesmo corpo. Isso significa que é possível trocar de tema e manter o mesmo conteúdo já cadastrado em seu site.

O que são temas no WordPress?

Na analogia acima vimos que o tema é responsável por cuidar da forma como nosso conteúdo é apresentado. Basicamente, a aparência do seu site é responsabilidade do tema.

Você pode ter muitas temas instalados em seu site, o que não é recomendado, mas somente um deles pode estar ativado.

Na prática, um tema é um conjunto de arquivos, que juntos definem como será a aparência do seu site. Todo tema deve ter no mínimo 4 partes:

  • Cabeçalho (header): presente na parte superior de todas as páginas, geralmente fica responsável por exibir o logotipo, o menu de navegação e outras informações.
  • Rodapé (footer): presente na parte inferior de todas as páginas, o rodapé costuma exibir informações de contato, links adicionais, entre outros.
  • Individual (single): determina como serão exibidos os conteúdos individuais de posts/páginas.
  • Arquivo (archive): determina como serão exibidos os conteúdos de arquivo (listagem de posts). Por exemplo: as URLs de categoria ou de tag.

Esses são os arquivos mais básicos que todo tema precisa ter, mas isso pode ficar muito mais complexo dependendo do nível de personalização que se deseja.

O WordPress possui uma hierarquia de tema muito bem definida. Isso significa que se você for um desenvolvedor e quiser criar seu próprio tema, você encontrará uma documentação muito bem escrita.

Quando o assunto é tema ou o layout do seu site, existem muitos caminhos possíveis. As principais formas de trabalhar o layout do seu site é utilizando um:

Temas Oficiais WordPress

Ao instalar o WordPress, ele sempre virá acompanhado de um tema oficial. Os temas oficiais do WP recebem o nome do ano em que foram lançados, por exemplo:

Tema WordPress Oficial: Twenty Nineteen
Tema WordPress Oficial: Twenty Nineteen

Esses temas podem ser utilizados como ponto de partida, mas não se recomenda o uso deles para um site corporativo.

Temas WordPress Grátis (free)

Os temas gratuitos podem ser encontrados em diversos sites. O principal site é o diretório oficial de temas WordPress. Fazendo uma busca por temas dentro do painel administrativo do seu site, você estará buscando neste mesmo diretório.

Os temas gratuitos podem ser um ótima forma para você começar a treinar e se acostumar com o WordPress, ou para fazer um site/blog pessoal.

No entanto, para fazer o site de uma empresa é recomendado utilizar um tema pago.

Temas WordPress Pagos (premium)

Ao fazer um site corporativo, o ideal é que você invista em um tema. Já que o site é a casa da sua empresa na internet, ela precisa causar uma boa impressão.

Existem bons temas gratuitos, sem dúvidas. No entanto um tema pago geralmente oferece um acabamento muito melhor, além de oferecer suporte e uma série de recursos adicionais.

Quanto custa um tema?

Com um investimento bem baixo você já consegue adquirir um tema. O valor médio de um bom tema, hoje gira em torno de $50 dólares.

Na hora de comprar temas para WordPress você vai encontrar valores dos mais diversos. Por isso é importante saber como avaliar e decidir pela compra de um tema.

Como escolher um tema para WordPress?

Quando não se base exatamente como escolher um tema, as pessoas costumam olhar duas coisas apenas: aparência e preço.

É muito importante que você não cometa esse tipo de erro. Existem muitas outras coisas que você precisa avaliar na hora de comprar um tema.

Critérios gerais

  • Avaliações de compradores: analise a quantidade de avaliações, a avaliação média e leia os reviews dos compradores. Assim é possível ter uma ideia melhor da qualidade do tema antes da compra.
  • Data da última atualização: a data da atualização diz muito sobre um tema. Uma data de atualização maior do que 6 meses ou 12 meses, indica que o tema não está recebendo melhorias e talvez tenha sido deixado de lado. Por outro lado, uma data de atualização recente mostra que o produtor está empenhado e constantemente adicionando melhorias e corrigindo erros.
  • Qualidade do Suporte: verifique como o suporte é prestado e por quanto tempo. Somente por e-mail, somente via chamado, via chat, enfim. Outro ponto importante é avaliar o idioma do suporte. A maioria dos temas são americanos e o mesmo acontece com o suporte, que é prestado em inglês.
  • Quantidade de vendas: geralmente o número de vezes que aquele tema já foi vendido fica exposto na página dele. Um tema muito vendido tem uma chance menor de ser ruim. Por outro lado, um tema que tem poucas vendas não necessariamente é ruim. Ele pode ser recém lançado por exemplo.
  • Preço: preço é um fator que deve ser observado com atenção. Fique atento ao prazo, ou seja, por quanto tempo você terá acesso ao suporte e atualizações do tema. É importante avaliar se você terá de fazer novamente esse pagamento no futuro, ou aquela compra te dá direito a todas as futuras atualizações.

Critérios técnicos

  • Responsivo: se adaptar a todos os tamanhos de tela e dispositivos é algo mandatório. Praticamente todos os temas já fazem isso, mas sempre é bom checar.
  • Velocidade: fuja de temas lentos e pesados para carregar. Procure sempre o site demo do tema e faça um teste de velocidade usando o Google Page Speed Insights, Pingdom Tools ou Gtmetrix.
  • Aparência: o visual importa bastante, mas não é a única coisa a ser analisada. Procure um tema que te ofereça opções e esteja alinhado com o padrão e identidade visual da sua marca. A maioria deles permite a personalização de cores, fontes, estilos e muitos oferecem até dezenas de layout diferentes.
  • Qualidade da Documentação: verifique se o tema possui uma documentação e se ela é completa. Lembre-se que cada produtor de tema desenvolve o tema da forma como bem entende. Portanto, cada tema funciona de uma forma diferente e uma documentação bem feita é fundamental para entender todos os recursos oferecidos pelo template.
    Compatibilidade com plugins: em muitos projetos você já vai ter uma ideia clara de quais plugins pretende usar, até mesmo antes de escolher o tema. Por isso, verifique se esse tema é compatível com os plugins que pretende utilizar.
    Compatibilidade com navegadores: avalie a compatibilidade do tema com diferentes tipos de navegadores, ou pelo menos com os mais utilizados pelos visitantes do seu site.
    Compatibilidade com versões do WP: é fundamental que o tema seja compatível com a versão do WordPress que você está usando.

Page Builders

O page builder é na verdade um construtor de páginas. Ele oferece recursos drag & drop (arrasta e solta) para você montar suas páginas como se estivesse montando uma apresentação do Power Point.

A vantagem de utilizar um page builder é ter mais flexibilidade para criar seu site da forma como achar melhor. Ao utilizar um tema pronto, você pode ficar mais limitado às opções e recursos oferecidos pelo tema.

Conheça alguns dos page builders mais utilizados do mercado:

Elementor

O Elementor é um dos construtores de página mais populares do mercado. Ele está disponível em duas versões: o Elementor (gratuito) e o Elementor PRO (pago).

Divi Builder

O Divi é uma excelente opção para aqueles que estão começando. O aprendizado da ferramenta é rápido e ele oferece bastante flexibilidade.

Visual Composer

O Visual Composer é outro famoso construtor de páginas. Na verdade ele faz mais do que isso, assim como seus concorrentes, ele te permite criar a estrutura completa do seu site: cabeçalho, rodapé e páginas.

Onde encontrar temas para wordpress?

Muitas pessoas e muitas empresas tem como negócio principal a criação e venda de temas. Os temas podem ser encontrados basicamente em 3 lugares:

  • Diretório de temas WordPress
  • Sites de produtores de temas
  • Marketplaces

Se você pretende adquirir um, veja onde comprar temas WordPress.

Como instalar um tema?

Instalar um tema é uma tarefa simples. Você pode tanto instalar um tema gratuito (a partir do diretório WordPress) ou pode instalar um tema que baixou/comprou em algum site.

Instalando tema gratuito do diretório

  1. No Painel do WordPress, acesse o menu Aparência > Temas.
  2. Clique no botão Adicionar novo no canto esquerdo superior.
  3. Na caixa de busca a direita, procure pelo nome do tema que deseja instalar.
  4. Ao encontrá-lo, passe o mouse sobre ele e clique no botão Instalar.
  5. Em seguida clique no botão Ativar.
  6. Pronto. Seu tema está instalado e ativado.

Instalando um tema baixado ou comprado

  1. No painel admin do WordPress, acesse o menu Aparência > Temas.
  2. Clique no botão Adicionar novo no canto esquerdo superior.
  3. Em seguida, clique em Enviar tema no canto esquerdo superior.
  4. Clique no botão Escolher arquivo e selecione o arquivo do tema (deve estar zipado).
  5. Em seguida, clique no botão Instalar agora.
  6. Em seguida clique no botão Ativar.
  7. Pronto. Seu tema está instalado e ativado.

Como configurar um tema?

Após instalar um tema você vai precisar configurá-lo. Todo tema possui alguns elementos básicos que devem ser ajustados.

Configurações

A configuração do tema geralmente são feitas a partir do menu Aparência > Personalizar, mas isso não é uma regra.

Dentro do menu Personalizar, você vai encontrar diversas opções de personalização que podem variar de um tema para outro.

Por outro lado, alguns temas optam por criar um menu próprio para realizar as configurações do tema, ao invés de utilizar o menu acima citado.

Menus

Os menus do WordPress são essenciais para a navegação em seu site. Com eles é possível criar menus de navegação.

Widgets

Os widgets são blocos de conteúdo que ajudam a enriquecer a experiência do usuário em seu site. Eles podem ser inseridos dentro de sidebars.

Gostou destas dicas de WordPress? Para aprender mais sobre Marketing Digital, confira nossos cursos online em nosso Plano PRO.

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.
Índice
Reproduzir vídeo
essa aula faz parte do
4.9
4.9/5
(571 avaliações)

Crie seu site com o poderoso WordPress. Aprenda a instalar, configurar e administrar seu site com todos os recursos nativos do WP. Curso 100% gratuito e online!

Aprenda nos cursos da Mirago. Comece agora mesmo!
Basic
Grátis
Pro Anual
em até 12x de
R$75
,00

ou R$900 à vista

Pro Mensal
por apenas:
R$79
,90/mês

cancele quando quiser

Acesso
vitalício
12 meses
1 mês
Renovação
-
automática
automática
Material Complementar
Fórum de Dúvidas
Certificado de Conclusão
Métodos
Basic
Grátis
Pro mensal
por apenas:
R$79
,90/mês

cancele quando quiser

Pro anual
em até 12X de
R$75
,00

ou R$900 à vista

Você deve concluir pelo menos 50% do curso para avaliá-lo.

Exclusivo para Assinantes

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados, fóruns de dúvidas e muito mais.

Aprenda Marketing Digital
no único curso do mercado
em que você aplica o que
aprende numa empresa real
aqui você aprende na prática