Se você tem um negócio e pensa em fazer um site para ele, precisa conhecer as vantagens do WordPress. Você com toda certeza já ouviu falar desse CMS (Content Management System).

Mas porque tanta gente recomenda e indica o WordPress como a principal opção para fazer o seu site? Isso acontece por vários motivos. Na verdade, nós preparamos esse artigo inteiro para te mostrar como esse CMS pode fazer a diferença na hora de preparar sua página.

Vem conferir!

1. Faça um site único

Todo mundo sempre busca aquela cara única para seu site. Uma das vantagens do WordPress é que ele torna isso ainda mais fácil de se obter. Para começar a conversa, a quantidade de templates disponíveis, tanto gratuitos quanto pagos, é enorme.

Além disso, existe uma quantidade grande de Page Builders que ajudam a fazer temas ainda mais pessoais e próprios. Dentro dessa possibilidade, nós recomendamos o Divi e o Elementor.

Entretanto, não se engane: criar um layout bonito para sua página exige algumas tentativas. Se você não acertar de primeiro, dá uma conferida nas nossas aulas sobre o assunto.

2. Mais amigável com o SEO

Uma grande preocupação para quem faz um site comercial é que ele consiga facilmente ranquear nos mecanismos de busca. Para ajudar na escalada para os primeiros resultados orgânicos, o WordPress é pensado para que os sites se comportem como o Google, o Bing e o Yahoo mais gostam.

Isso significa que, entre outras vantagens do WordPress, ele tem uma grande facilidade em gerar sites responsivos e que carregam rápido. Para maximizar ainda mais o carregamento e melhorar as chances de se indexar: aplique o protocolo Google AMP, que ajuda no carregamento .

3. Garantir a sua segurança

Nos tempos atuais, segurança digital é um assunto sério. E poucos CMSs levam a proteção do seu login e site tão a sério quanto o WordPress. Assim você pode ter mais segurança de que os dados financeiros do seu negócio não serão comprometidos.

O risco de ter um site vulnerável é real. Mas o WordPress sabe que a maioria das quebras de segurança pode vir de pequenos problemas, por isso trabalha em conjunto com algumas empresas que oferecem plugins para melhorar sua proteção.

4. Aceita diferentes mídias

Uma das maiores vantagens do WordPress é o fato dele aceitar todos os formatos de mídia mais relevantes. Existem ferramentas nativas e plugins que ajudam a incluir desde vídeos hospedados ou embedados até arquivos de áudio. Isso sem falar das imagens, que podem estar soltas ou em galerias.

Por dar essa facilidade de receber diferentes tipos de mídias e poder ser complementado com plugins, o WordPress se torna versátil de uma forma essencial para um site completo.

5. Fácil de administrar

Das vantagens do WordPress, sem dúvidas a mais citada é a facilidade de lidar com um grande número de contas, controlar autorias de publicações e administrar com facilidade o conteúdo publicado.

O WordPress tem como principal característica a facilidade de gerenciar o conteúdo que você “sobe” para o site. Com essa organização, fica muito mais fácil você conseguir atingir os seus objetivos e manter o cliente dentro do seu site.

Além disso, você pode criar uma quantia grande de contas para editores, administradores e redatores, além de controlar o que cada tipo de autorização permite alterar nas páginas.

6. Grande variedade de plugins

Se em termos de aparência você pode praticamente fazer o site que quiser com WordPress, isso se torna ainda mais verdade com os plugins. Essa série de ferramentas ajuda a colocar funcionalidades extras tanto para os visitantes quanto para a administração.

Um exemplo de plugin é o Yoast, importante por ajudar a compreender e antecipar o comportamento das ferramentas de busca sobre o seu texto, ajudando o SEO da página e melhorando o seu desempenho no marketing digital.

E por falar em SEO, esse é um assunto muitas vezes complicado. Para entender direitinho, o melhor é estudar com calma. Se você tem interesse em conhecer mais sobre como subir nos mecanismos de busca, confere nosso curso gratuito.