Curso Mídias Sociais > Entendendo as plataformas de Mídias Sociais

WhatsApp

WhatsApp

Descubra o que faz do WhatsApp uma mídia social e como integrá-lo na sua estratégia.

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens e VoIP mais usado no mundo. Em países como Brasil, Índia, Rússia, Alemanha e Reino Unido, o aplicativo superou a concorrência desde seu lançamento.

O crescimento do WhatsApp chamou a atenção do Facebook, que o comprou em 19 de fevereiro de 2014 por 19 bilhões de dólares.

Crescimento do aplicativo

O aplicativo foi criado em 2009 por dois ex-funcionários do Yahoo!, Brian Acton e Jan Koum, inicialmente apenas como uma conexão entre usuários que permitia ver o status de cada um.

O WhatsApp cresceu principalmente após a Apple criar as notificações push. A versão 2.0 do aplicativo foi lançada com a possibilidade de conversas por texto e enviar notificações para quem recebia mensagens.

Em Fevereiro de 2003, o aplicativo chegou a um total de 200 milhões de usuários ativos. Até o final daquele ano, esse número dobrou.

Pouco depois de ser adquirido pelo Facebook, o WhatsApp encarou alguma resistência, com vários usuários testando concorrentes como o Telegram e o Line.

Apesar da resistência do público, a compra acabou sendo positiva para ambas as empresas. Em fevereiro de 2016, atingiu um bilhão de usuários ativos. Desde então, já alcançou a marca de 1,5 bilhão.

WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma ferramenta para Pequenas e Médias Empresas. Lançada em 18 de janeiro de 2018, essa é uma versão do aplicativo com possibilidades novas para negócios.

As vantagens do WhatsApp Business são várias. Entre elas, por exemplo, estão a obtenção de dados de desempenho e criação de mensagens de ausência.

Fernando Souza

Publicitário, Palestrante, Consultor e Professor de Negócios Digitais, Marketing e Inovação. Autor do Livro: Metaverso e Web 3.0. Que mundo é esse?25 anos de atuação no mercado digital. 10 anos como empreendedor. Professor nas principais pós-graduações de marketing e negócios do país, como ESPM, FIA, IED, PUC, FEI entre outras. Mais de 20 mil alunos e centenas de clientes como: Fundação Telefônica Vivo, Sabrina Sato, Quiksilver, Instituto Alana, Microsoft, Petronas, Alpargatas, Corinthians, Megawhat Energy, Comerc, Editora Planeta, Hospital Albert Einstein, Cidade Escola Aprendiz, etc.
Índice
Reproduzir vídeo
essa aula faz parte do
4.7
4.7/5
(19 avaliações)

No Curso de Mídias Sociais Online da Mirago você vai entender como analisar, planejar, executar e monitorar estratégias de Social Media. Inscreva-se agora!

Revolucione sua carreira com os cursos da Mirago. Comece agora!
Basic
Grátis
Pro Anual
em até 12x de
R$75
,00

ou R$900 à vista

Pro Mensal
por apenas:
R$79
,90/mês

cancele quando quiser

Acesso
vitalício
12 meses
1 mês
Renovação
-
automática
automática
Material Complementar
Fórum de Dúvidas
Certificado de Conclusão
Métodos
Basic
Grátis
Pro mensal
por apenas:
R$79
,90/mês

cancele quando quiser

Pro anual
em até 12X de
R$75
,00

ou R$900 à vista

Você deve concluir pelo menos 50% do curso para avaliá-lo.

Exclusivo para Assinantes

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados, fóruns de dúvidas e muito mais.

Aprenda Marketing Digital
no único curso do mercado
em que você aplica o que
aprende numa empresa real
aqui você aprende na prática