A internet desperta interesse e está presente no atual cotidiano de muitos brasileiros, período dividido em redes sociais, grandes portais e blogs. Com isso, muitos jovens ingressantes no mercado de trabalho buscam um lugar ao sol nesse universo chamado Internet com a seguinte indagação:
Como criar um site?
A resposta é simples: Joomla!
O Joomla! é um CMS (Gerenciador de Conteúdo) e um sistema de gestão de sites que permite gerenciar o conteúdo do site de maneira simples e eficaz.
Ele permite que pessoas sem grande conhecimento técnico gerenciarem o conteúdo de seus sites de maneira rápida e eficiente. Foi desenvolvido em código aberto (open source), ou seja, qualquer programador pode fazer melhorias no seu código e devolver para comunidade, nós em São Paulo na Mirago desenvolvemos componentes, desenvolvedores no Rio de Janeiro, Portugal, Inglaterra também criam plugins/componentes e agregam valor ao CMS que mais cresce no Mundo.
Para ficar mais claro, o Joomla! é um sistema pronto como uma casa adquirida na planta. Ela já vem com portas, janelas e paredes mas além de vazia, tudo o que há nela pode ser melhorado. No Joomla! podemos incluir plugins como de compartilhamento em Twitter e Facebook, componentes para administração de galerias de imagens, módulos com slides de fotos e muito mais… O melhor é que o sistema é livre, ou seja, não necessita de licença e é usado sem custos.
Algumas dicas para criação de site com o Joomla!:
Planeje a estrutura do site com um wireframe
No inicio você pode rabiscar a estrutura do site em papel. Mas com a profissionalização deverá aproveitar os benefícios do uso de um programa de wireframe como o Axure, InDesign ou Justinmind. O wireframe auxilia a visualização do cliente e ajuda o webdesigner a pensar a navegação do site antes de colocar a mão na massa no Joomla!
Caso utilize o Axure (recomendado), aproveite bem os “masters” que ficam no canto inferior da esquerda e servem para criação de módulos que serão exibidos em mais de uma página do site (Ex: Topo e Rodapé do site). Dessa forma pode alterá-lo em apenas um local e o efeito será visualizado no wireframe inteiro. O Axure ainda gera um HTML do wireframe e um documento em Word com as especificações de página por página.
Veja a apresentação do Axure:
Escolha bem seu template
Depois de definir elementos estruturais e a navegação do site você pode partir para o Template (a roupa do site). O Joomla! têm ampla relação de bons templates disponíveis para download na internet. Segue algumas boas fontes de templates:
Templates Gratuítos – Para quem está iniciando pode ser uma boa, já que não demanda investimento financeiro.
siteground.com
gelono.com
joomlashack.com
joomla-templates.com
Templates Pagos – Ao profundar-se no Joomla! é indicada a utilização de Templates Pagos pois esses oferecerem melhores plugins/módulos e layout mais refinado.
gavick.com
joomlart.com
rockettheme.com
yootheme.com
Um template bem escolhido pode lhe economizar horas! Busque um template com a estrutura parecida a desenvolvida e aprovada em seu wireframe.
Escolha bem plugins, componentes e módulos
Hoje no site oficial do Joomla! temos 9.254 extensões disponíveis para download (entre gratuitos e pagos). As extesões são divididas em 33 categorias, com certeza você encontre dentre as diversas opções a extensão que precisar e que poderá fazer grande diferença em seu site.
Dentre as extensões mais temos:
- Allvideos Reloaded – O plugin te possibilita inserir vídeos do Youtube com muita facilidade.
- Editor JCE – Editor de texto muito parecido com o Word do Pacote Office.
- Akeeba Backup – Poderoso componente de Backup, te permite desenvolver o site local ou em sua hospedagem e quando concluído transferí-lo a hospedagem do cliente.
- ChronoForms – Componente de formulário.
Sempre pesquise por extensões no extensions.joomla.org!
Teste todos os links internos e externos do site
Quando desenvolver um site em Joomla!, dê preferência nos links internos a links com Menus. Assim, quando precisar migrar o site os links continuam funcionando. Caso tenha linkado conteúdos com a url do ambiente de teste, teste link por link para evitar erros 404.
Dica: Customize a página de erro 404, assim apesar de se sentir “perdido” em seu site o visitante terá uma boa experiência. Nesse momento vale incluir alguns links importantes nessa página.
Habilite as estatísticas de busca
O componente de “Busca” do Joomla! te possibilita saber quais termos foram buscados em seu site. Isso lhe dá o feedback de quais conteúdos são mais buscados em seu site, essa situação te leva a duas idéias:
- Caso já tenha o conteúdo no site, esse conteúdo está muito escondido.
- Caso não tenha, pode começar a pensar em inserí-lo pois está sendo buscado.
Altere a descrição padrão do Joomla!
A versão 1.5 do Joomla! vem com uma descrição institucional sobre o Joomla! como demonstração, lembre-se de alterá-la caso utilize essa versão do CMS. Caso não, lembre-se de inserir uma descrição atrativa sobre seu site.
A descrição deve conter 152 caracteres e seu texto deve causar interesse nos visitantes, já que ela será visualizada entre outros tantos resultados na página de pesquisa do Google. Procure resumir o conteúdo disponível no site e conclua a descrição com uma chamada para ação como “Veja mais!”, “Confira”…
Se precisar de mais, conte conosco!
A maioria dos sites desenvolvidos hoje pela Mirago utilizam o Joomla!, ministramos um Curso de Joomla! sempre com a versão mais atualizada do CMS. O curso é voltado a:
- Web designers
- Profissionais de marketing e comunicação
- Jornalistas e redatores
- Empresários e empreendedores
- Blogueiros