A mídia social desempenha um papel importante na comercialização, vendas, visibilidade da marca e muito mais. É por isso que é vital para sua empresa manter os canais de mídia social e práticas em constante evolução. Sabendo quem o seu público-alvo e quais são os melhores horários para postar são componentes-chave para uma estratégia eficaz de mídia social.

Por onde começar?

Comece através da realização de pesquisa de mercado e verifique canais sociais da sua competição. Você pode ser sobrecarregado pelo número de mensagens e ficar confuso sobre quando você deve implantar seu próprio conteúdo. É por isso que, depois de analisar 17,5 milhões de mensagens de mídia social de 17,737 marcas, a empresa de análise de marketing TrackMaven lançou seu relatório de melhores momentos para publicar na mídia social.

Os melhores horários para postar em mídia social de acordo com o relatório

Os melhores horários para postar variam de acordo com o mercado, canal e público-alvo. Em cinco das principais redes de mídia social – Twitter, Facebook, LinkedIn, Instagram e Pinterest – há picos de interação do usuário em determinados horários. O relatório revela que quinta-feira às 17:00 é um momento ideal para enviar um tweet, enquanto quinta-feira às 20:00 fornece a maior chance de obter um clique do cliente, like, compartilhamento ou comentário de post no Facebook.

Sextas-feiras à noite é um horário ideal para alcançar os usuários do Instagram, e o horário de pico do Pinterest é 1:00 na sexta-feira. Sem surpresa, quarta-feira é um momento eficaz para o LinkedIn – você é mais provável de entrar em contato com profissionais de negócios antes de começar o dia de trabalho.

Melhores horários por nicho

O relatório também examina os momentos melhores para postar específicos para 75 setores. Das companhias aéreas/aviação, por exemplo, os horários ideais para alcançar os cientes e seguidores é 1:00 na sexta-feira – provavelmente porque as pessoas estão se preparando para viagens. Para a indústria de arquitetura, o melhor momento para postar é no sábado de manhã, quando as pessoas têm tempo fora do trabalho para pensar em projetos de casa ou reformas.

Quando e o que deve ser postado em canais de mídia social da marca é diferente para cada negócio. Muitas vezes, o que você postar no Facebook não será adequado para o Pinterest. Ou até mesmo se for, os melhores horários provavelmente diferem. Esteja em sintonia com o seu público e entenda quais conteúdos são adequados para os canais para ajudá-lo a elaborar uma forte estratégia de mídia social.

Claro, essas dicas também variam por regiões. A pesquisa é dos EUA. Mas, em muitos nichos, os costumes de usuários de mídia social são semelhantes em qualquer lugar. Por isso a pesquisa é muito válida.