Um marketing de produto de sucesso se resume em olhar os produtos e serviços do cliente ou ponto de vista do usuário. O design centrado no usuário otimiza produtos para a maneira como o usuários precisam usá-los, ao invés de forçar os usuários a mudar seu comportamento para usar determinado produto.
Uma variável importante que podemos usar para diferenciar os usuários é o gênero. Há evidências de que existem diferenças na forma como homens e mulheres pensam, percebem e se lembram de informações.
A prova
Em um estudo da ClickTale, eles analisaram a forma como homens e mulheres interagem com diferentes websites. As diferenças de comportamento foram observadas repetidamente: A imagem abaixo é tirada a partir de um site receita. A partir do clique do mouse no mapa de calor apresentado aqui, você pode ver a porcentagem de visitantes do site que clicou em várias partes da página. Homens estão no mapa de calor à esquerda, enquanto as mulheres são mostradas no mapa de calor do lado direito.
À primeira vista, está claro que as mulheres estavam mais envolvidas com a barra de menu superior. Além disso, as mulheres são mais propensas a clicar nos ícones do lado esquerdo, em vez de ficar apenas na receita. Os homens, por outro lado, tendem a ser muito mais limitados em seus cliques – e buscam exatamente o que eles procuram e, em seguida, deixam o site quando encontram.
As implicações no design do seu site
As diferenças de gênero afetam muitos aspectos da vida, incluindo o comportamento de compras. Um estudo norte-americano descobriu que as mulheres estão mais focadas na experiência, e os homens na missão. As mulheres reagem mais fortemente do que os homens nas interações pessoais com vendedores, por exemplo, enquanto os homens são mais propensos a responder aos aspectos mais utilitaristas da experiência, como se o item que eles precisam está em estoque.
Então, como podemos aplicar essas observações no design do site? Pense nessas coisas:
- Os homens são mais orientados para objetivos impessoais ou individualistas, e as mulheres são mais orientadas para a integração social. Enquanto as mulheres apreciam o processo de navegação, os homens têm foco orientado para a tarefa e como encontrar o que estão procurando.
- As mulheres se concentram em socialização e comunicação e passam mais tempo em redes sociais e escrevendo mensagens de e-mail. Homens se preocupam mais com a funcionalidade e são mais propensos a usar um site como uma ferramenta.
- As mulheres são muito mais preocupadas com a segurança online. Eles tendem a precisar de mais informações para tomar uma decisão. Os homens, por outro lado, tendem a ser os clientes mais impulsivos, preferem chamadas rápidas e estão menos preocupados com os custos de transporte do que as mulheres.
Com base nessas informações, fica claro que segmentar por sexo é crucial se você quiser tornar seu site mais agradável para o seu público e aumentar seus lucros.