EdgeRank: a chave do marketing no Facebook

Assim como o Google, o Facebook também tem uma ferramenta que faz com que os posts mais relevantes apareçam primeiro no seu newsfeed: o EdgeRank é um dos mais importantes algoritmos das redes sociais, no entanto, pouca gente sabe que ele existe e como ele funciona.

Ele determina o que aparece primeiro na timeline dos usuários de acordo com a relevância dos posts e, acredite, o nível de relevância de cada post é diferente para cada usuário.

Esse nível de relevância do EdgeRank é determinado por três variáveis: afinidade, relevância do post e data da postagem.

O quesito afinidade que dizer o quão próximo o usuário é da pessoa que fez o post. Se é um ex-namorado, um parente próximo ou um melhor amigo. Alem disso, o nível de interação com essa pessoa também é levado em consideração, bem como a quantidade de comentários e likes que esses usuários trocam. Ou seja, quanto mais interações você tem com alguém no Facebook, mais ele aparecerá na sua timeline.

Já a relevância é medida através de uma fórmula básica de acordo com o conteúdo postado. Ou seja, há tipos de conteúdos que são mais bem ranqueados pelo EdgeRank do que outros, bem como fotos, vídeos e links.

No entanto, assim como no quesito afinidade, a relevância de conteúdos pode mudar de acordo com o  comportamento de cada usuário. Por exemplo, se você tem o costume de procurar mais por fotos e interagir mais com posts com imagens do que com outros tipos de posts, o EdgeRank vai considerar que estes tipos de posts são mais relevantes para você.

Quanto à data de postagem. É muito claro que, no mundo da Internet, tudo fica “velho” muito rápido e as notícias chegam de todas as partes. O mesmo acontece no Facebook e o EdgeRank prioriza o que é mais recente para aparecer primeiro na timeline dos usuários. Nada mais justo, não acha?

Essas informações são essenciais quando se quer fazer campanhas de marketing online eficientes. Não basta mais contar os números de fãs de uma página. É importante que esses fãs estejam cada vez mais engajados (sim!ENGAJAMENTO é a palavra do momento!), para que a afinidade entre a sua marca e seus fãs seja construída e a sua relevância seja cada vez maior. Dessa forma, tendo posts atualizados, fica mais fácil estar ainda mais presente da timeline da sua audiência.

Marina Brazan

Especialista em Comunicação Empresarial, com foco em mídias sociais e gerenciamento de conteúdo. Publicitária formada pela Universidade Anhembi Morumbi com MBA em Comunicação Corporativa, empresária e amante da comunicação de qualquer espécie.
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