Ter como meta aumentar o engajamento no Instagram deve ser algo a ser perseguido por todos aqueles que atuam com esta mídia social. Mas, afinal, por que isso é importante?

Ter um bom engajamento significa que sua mensagem está ressoando com sua audiência, que você está se relacionando bem com ela, aumentando seu poder de branding e, possivelmente, tendo mais ROI (retorno sobre o investimento).

Mas conseguir um bom engajamento no Instagram nem sempre é fácil. Exige muito entendimento do comportamento de seu público e o planejamento e criação de estratégias de comunicação que ressoem com ele. E isto é só o começo.

Além disso, temos que entender como funciona o Instagram e seus algoritmos.

Como funcionam os algoritmos no Instagram?

Assim como em outras mídias sociais, existem algoritmos que “ditam” o que você e outros usuários irão ver em sua timeline. Estes algoritmos utilizam os comportamentos dos usuários para definir o que irão exibir (ou não) para cada pessoa. Guarde esta informação.

algoritmo instagram

Agora, imagine você: O Instagram hoje possui mais de 1 bilhão de usuários ativos na plataforma em todo o mundo. E, mesmo com este número absurdo de usuários, cada feed é único, ou seja, não existe nenhum feed igual a outro. É incrível o que a tecnologia é capaz de fazer, não?

Ora, se os algoritmos se baseiam nos comportamentos das pessoas para exibirem o que vão (ou não) exibir é preciso entender que tipos de comportamentos (ou engajamentos) existem na plataforma.

O que é considerado engajamento no Instagram?

Engajamento são as formas como as pessoas interagem com os conteúdos publicados em redes sociais. Isso se aplica ao Instagram também, seja nos stories, no feed, no Reels.

São formas de engajamento no Instagram:

  • curtidas;
  • comentários;
  • salvar posts;
  • enviar posts para outras pessoas;
  • tempo gasto lendo ou apreciando um post na timeline;
  • envio de mensagem direta (direct message);
  • respostas e interações nos Stories;
  • compartilhar Stories com outras pessoas.
  • número de pessoas assistindo uma live
  • tempo de permanência assistindo uma live
  • Tempo assistido de vídeo no IGTV
  • Tempo assistido de vídeo no Reels

Todos estes elementos são considerados formas de engajamento na plataforma.

O que é um bom engajamento no Instagram?

É importante frisar que não existe uma métrica oficial do que é considerado um bom engajamento no Instagram, mas existem algumas bases que podem ser consideradas.

Vamos a um exemplo prático. A métrica a ser utilizada para calcular a porcentagem de engajamento não é o número de seguidores, mas sim o número de alcance das publicações. É possível, por exemplo, que você tenha um perfil com 1.000 seguidores mas uma postagem específica alcançou 2000 pessoas. Se esta publicação teve 100 interações, sua taxa de engajamento foi de 5% (e não 10%, se você estivesse considerando o número de seguidores).

Esclarecido este ponto, o que é um bom engajamento no Instagram?

Aqui vão alguns parâmetros:

  • Menor que 1% = engajamento baixo
  • Entre 1% e 2% = engajamento médio
  • Entre 3% e 5% =  engajamento alto
  • Maior que 5% = engajamento excelente

Estes números são uma média, portanto, podem variar de acordo com sua área de atuação ou tipo de perfil (pessoal x empresarial).

O que tem maior peso no engajamento no Instagram

Antes de falar de algumas dicas táticas é preciso ter clareza que o que faz a diferença em termos de engajamento no Instagram é seu conteúdo. Ponto final. Se você está tendo problemas com baixo engajamento em sua conta, volte um passo para trás e repense duas coisas: seu conteúdo e a audiência que você deseja atingir.

E, por seu conteúdo, quero dizer muitas coisas: linguagem, humanização, frequência, profundidade e, obviamente, os temas abordados. Será que sua audiência está se identificando com sua forma de falar? Será que você está abordando assuntos de maneira muito rasa? Será que você está conseguindo passar suas ideias claramente ou está sendo confuso(a) e repetitivo(a)? Faça esta reflexão.

Além disso, quem são as pessoas que estão te seguindo? Qual a qualidade deste público? De onde estas pessoas vieram? Se você tem um número relativamente alto de seguidores mas que pouco se interessam por seu conteúdo, é natural que seu engajamento no Instagram seja prejudicado.

Dicas para aumentar o engajamento no Instagram

Separamos uma lista com várias dicas para você aumentar o engajamento em seu Instagram. Vamos a elas:

1. Capriche nas legendas

Apesar do Instagram ser uma rede social com apelo bastante visual, isto não significa que você não precise caprichar nas legendas. É importante utilizar textos para complementar a mensagem passada pela imagem postada. Se o seu texto for bom, as pessoas vão ler e adivinhe? Quanto mais tempo as pessoas param e leem sua postagem, o algoritmo entende que aquele conteúdo está sendo relevante, portanto, ajuda a entregar sua mensagem para mais pessoas.

legenda instagram

E aqui vão algumas dicas sobre legendas:

  • A primeira linha vale ouro. A primeira frase deve ser muito bem pensada. É como se fosse o título de uma peça publicitária. Ali o usuário decide se vai continuar lendo ou não, portanto pense muito bem nestas primeiras frases.
  • Pule linhas. Pode parecer básico, mas dar um “respiro” entre um parágrafo e outro ajuda na leitura. É muito melhor ler um texto com espaçamento entre parágrafos do que tudo num único bloco de texto.
  • Insira listas e emojis: Crie listas numerais (como no exemplo acima) ou ainda utilize emojis para ajudar na criação da legenda. Isso torna o texto mais “escaneável” e facilita a leitura.
  • Estude técnicas de escrita e copywriting. Sim, aprenda técnicas de escrita persuasiva. Na maioria das vezes você não vai estar vendendo nada em seus posts, no entanto, contar com algumas das técnicas destas disciplinas farão de você um escritor(a) melhor.

2. Insira perguntas na legenda

Ao final de sua legenda, procure inserir uma pergunta para sua audiência. Pode ser que em alguns posts isso não faça sentido, é claro, mas sempre que possível, busque terminar seu texto perguntando algo. Esta estratégia fará com que aumente a probabilidade de algumas pessoas de sua audiência responder algo nos comentários, aumentando seu engajamento.

perguntas nas legendas no instagram

Dica extra: Essa aqui deve ser usada com moderação, mas uma forma de estimular ainda mais comentários em sua postagem é responder aos comentários de seus seguidores e, ao final, devolver outra pergunta. Isso poderá fazer com que um mesmo usuário tenha mais de um comentário num post. Se você usar esta estratégia para alguns deles, pode quase dobrar o número de comentários totais em qualquer post.

Mas cuidado: não abuse desta dica extra, pois se fizer isso em todos os seus comentários as pessoas vão perceber e o efeito poderá ser o contrário do que você pretende (as pessoas passarão a ignorar os comentários).

3. Geolocalização

Muitas pessoas utilizam a busca por cidades, locais específicos ou bairros. É possível aumentar seu alcance marcando alguma localização. É claro que nem sempre é preciso fazer isso, mas considere inserir sua cidade, seu bairro ou mesmo o endereço de seu estabelecimento comercial para aumentar as chances de mais pessoas verem e se engajarem com suas postagens ao procurarem por aquela região.

4. Menções

Fazer menções a outros perfis também pode ser uma ótima maneira de aumentar o engajamento. Isso porque, se feito de forma estratégica, pode aumentar as chances da pessoa compartilhar seu post em sua própria conta.

menções no instagram

Mas cuidado: Não use esta abordagem sem critério e indiscriminadamente. Marque outros perfis que façam sentido com aquele conteúdo que você está produzindo. É claro que nem sempre você precisa marcar outros perfis com o objetivo de ser repostado, no entanto, esta pode ser uma boa estratégia.

As chances aumentam de ser compartilhado por um outro perfil se você fizer um bom trabalho em entender como funciona aquela audiência que o acompanha. Além disso, evite marcar outros perfis em conjunto, seja específico(a).

5. Postar nos melhores horários

Nas contas comerciais do Instagram é possível visualizar as informações em que seu público está mais engajado com sua conta. Para isso, siga o passo a passo:

  • Em sua conta, acesse seu perfil
  • Clique nas 3 barras na parte superior à direita
  • Em seguida, toque na opção “Insights”
  • Encontre a opção “Seu Público” e clique em “Ver tudo”
  • Arraste até o final da tela
  • Ao final você encontrará a opção “Períodos mais Ativos”
  • Consulte os gráficos para entender quais os melhores horários para postar
horários para melhor engajamento no instagram

Utilize estas informações para fazer testes nos melhores dias e horários.

6. Use a call to action “salvar”

No universo do marketing e das conversões sempre falamos: Utilize uma call to action (chamada para ação). No Instagram não é diferente. Se quisermos estimular alguma ação específica das pessoas é preciso que deixemos isso claro. Neste caso, o botão “Salvar” tem alta relevância para aumentar o engajamento de sua conta, uma vez que um conteúdo que é muitas vezes salvo pode ser entendido como um bom conteúdo pelo algoritmo.

salvar post instagram

Portanto, se fizer sentido para alguns de seus conteúdos mais úteis e práticos, escreva na legenda ou mesmo na imagem “salve este post”. Isso ajudará a fazer com que mais pessoas realizem esta ação.

7. Responda os comentários e directs

Aumentar o engajamento no Instagram muitas vezes é fazer o simples. Neste caso, apenas responder os comentários e mensagens diretas dos usuários vai te ajudar a ter melhor engajamento em sua conta. E aqui é importante destacar: busque responder todos os comentários.

Muitas pessoas reclamam que suas contas não tem engajamento no Instagram, no entanto, numa rápida análise você nota que a conta que a pessoa administra pouco interage com seus seguidores. Ora, será muito difícil você aumentar seu engajamento se você mesmo(a) não faz sua parte. Este é o básico que funciona.

8. Comente nas publicações de outras contas estratégicas

Faça comentários em outros perfis de forma estratégica. Mas não é qualquer comentário (e não é qualquer perfil), por isso a palavra “estratégica”. Identifique perfis relevantes que sua audiência segue e faça comentários relevantes em posts destas contas.

O que é um comentário relevante? Obviamente não é algo como “Curti seu post”. Naquele espaço você pode inserir algum complemento à ideia do autor, pode trazer novos argumentos, novas reflexões ou mesmo discordar de algum ponto em específico, desde que faça isso de forma respeitosa. O objetivo, além de contribuir para a discussão ou ponto do post é ser notado pelas outras pessoas (sim, as pessoas leem os comentários)!

Além de ter a possibilidade de receber curtidas nos comentários, você pode receber visitas de pessoas em seu perfil e algumas delas poderão te seguir.

9. Utilize os recursos interativos nos Stories

O que não faltam nos Stories são opções para você testar e interagir com seu público.

  • Caixinha de Perguntas
  • Enquetes
  • Perguntas e Respostas
  • Contagem Regressiva
  • Testes
  • “Termômetro”
perguntas para engajamento no instagram

Por que estas opções são interessantes? Pois a maioria delas provocará interações ativas de seus seguidores. E, obviamente, o algoritmo entende que seu conteúdo está sendo relevante se houver interações por parte de sua audiência.

10. Hashtags

Pode ser básico pra você, mas elas tem um peso relevante para fazer com que seu conteúdo atinja mais pessoas. Ao utilizar hashtags estratégicas você pode alcançar mais pessoas e, obviamente, se o seu conteúdo for bom, aumentar o engajamento de suas postagens.

Uma dica para selecionar hasthags relevantes é utilizar o próprio Instagram e analisar quantos posts existem com determinadas hashtags – é um ótimo começo para entender quais são relevantes para seu mercado.

Outra dica é utilizar outras ferramentas disponíveis como Top Hashtags, por exemplo.

11. Invista em boas imagens

Conforme vimos, o Instagram tem um forte apelo visual, portanto contar com boas imagens é essencial para aumentar seu engajamento. Atualmente é possível contar com várias alternativas em bancos de imagens, gratuitos e pagos, que podem te ajudar nesta missão. Além disso, contar com a ajuda de um profissional de design pode fazer muita diferença em suas peças e posts.

12. Pense em conteúdos úteis e compartilháveis

Aqui está um dos “ouros” do engajamento para marcas. Produza conteúdos que sejam úteis, resolvam problemas específicos de sua audiência ou sejam inspiradores.

conteúdo útil instagram

Alguns exemplos de conteúdo:

  • “Como Fazer ABC”
  • Lista – 7 Dicas práticas para resolver XYZ
  • Você comete este erro?
  • Como Resolver o Problema XPTO

13. Utilize o Reels

Geralmente, toda nova funcionalidade “de peso” lançada pelo Instagram apresenta algumas vantagens em termos de alcance logo após o lançamento. Isso porque, obviamente, a empresa deseja que você utilize o novo recurso e, em alguns casos, quer combater concorrentes diretamente. Foi assim com os Stories lá atrás (ao combater o Snapchat). No caso do Reels, ele foi lançado como uma “cópia” do TikTok, portanto, o Facebook (dona do Insta), quer incentivar seu uso, mesmo tendo sido foi lançado há algum tempo ele continua com ótimo alcance.

reels

Sendo assim, procure utilizá-lo como forma de aumentar seu alcance e engajamento.

14. Estimule o envio de Directs

As mensagens diretas (ou directs) são consideradas um dos maiores pesos em termos de engajamento para o algoritmo. Portanto, pense em maneiras de incentivar o recebimento destas mensagens. Por ex:

  • Diga que enviará materiais extras/links específicos por direct para quem enviar um “eu quero”
  • Ofereça cupons promocionais e peça que os usuários enviem Directs para receber o cupom

É claro, se sua conta tem milhões de seguidores estas ações podem não fazer sentido, já que o trabalho manual seria imenso. Mas, caso contrário, faça testes com sua audiência. Você terá algum trabalho manual sim, mas, em compensação, estará ganhando mais relevância para o algoritmo.

15. Faça Lives com ótima entrega de conteúdo

Não se trata se simplesmente fazer lives por fazer. É importante pensar nos conteúdos das lives pois elas farão seu engajamento subir ou diminuir de acordo com seu conteúdo. Se o conteúdo for atrativo, as pessoas ficarão mais tempo presentes, no entanto, se o conteúdo não entregar valor, as pessoas vão entrar e logo sair, o que pode prejudicar seu engajamento.

Uma forma para aumentar o engajamento com as lives é responder perguntas da audiência e interagir com os usuários presentes.

Ferramenta para avaliar seu engajamento no Instagram

Aqui vou deixar uma dica de ferramenta para que você possa fazer a avaliação do seu nível de engajamento em sua conta no Instagram.

A ferramenta é a Social Blade. Basta criar uma conta gratuita na plataforma, inserir seu usuário do instagram na caixa principal e a ferramenta vai trazer pra você qual sua porcentagem de engajamento naquela conta. A ferramenta utiliza os últimos 20 uploads para fazer o cálculo.

Concluindo

Buscar a melhoria no engajamento no Instagram é dever de todo profissional de marketing digital. Utilize estas dicas para conseguir melhores resultados em suas ações nesta mídia social.

E você? Utiliza a maioria destas dicas? Tem alguma outra dica que utiliza e queira compartilhar? Deixe pra gente nos comentários!

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