É muito importante escrever constantemente para o seu blog, mas a chave para o sucesso do mesmo está no engajamento. Isso significa fazer o seu público tão engajado até ele começar a interagir com você diretamente, por meio de comentários, o que pode levar a mais vendas para a sua empresa.

Uma das melhores maneiras de medir o engajamento é por meio dos comentários do blog. É quando um leitor realmente posta uma resposta ao seu conteúdo. Alguma vez você já foi a um blog que se parece com uma cidade fantasma? Sem comentários, sem likes e sem tweets? Pois é, isso é extremamente ruim para a credibilidade dos conteúdos.

Mas se o seu blog se encontra nessa mesma situação, pode estar prestes a mudar. Aqui estão três maneiras simples para os leitores começarem a comentar em seus posts:

1. Tenha uma posição

O conteúdo chato sempre vai ficar sem nenhum comentário. Você deve tomar uma posição sobre o seu blog. Não tenha medo de colocar para fora o conteúdo que pode agitar os fatos em seu setor. Não seja chato. Trace uma linha na areia. Mostre onde você está e no que acredita. Em seguida, perguntar aos leitores: “Você concorda?”.

As pessoas que concordam serão seus maiores defensores e comentaristas mais consistentes. E quando suas mensagens são escritas com muito tato, aqueles que não concordam necessariamente com você ainda vão se envolver na conversa de alguma forma.

2. Pergunte aos leitores

Cerca de uma vez a cada duas semanas você deve direcionar aos seus leitores uma pergunta e solicitar que eles respondam na seção de comentários. Aqui estão alguns exemplos de perguntas que você pode pedir:

Quais artigos vocês gostariam de ver aqui?
Vamos entrevistar outros especialistas. Quem vocês querem ouvir?
Se você tivesse apenas um livro para levar com você em uma ilha, qual que seria?
Você ficaria surpreso na quantidade de comentários que você pode obter a partir de um post como este. E se eles respondem uma vez, há uma chance muito grande que vão continuar respondendo. Algumas pessoas só precisam de um empurrãozinho para escrever o primeiro comentário.

3. Agradeça nos comentários

Uma vez que você começar a receber comentários, alimente-os. A maneira mais fácil de fazer isso é simplesmente responder a seus comentários.

Pode demorar um pouco para começar a ganhar impulso. Mas não fique frustrado. É preciso d tempo para obter comentários consistentes em seu blog. Mas antes que você perceba, seu público começará a crescer, e é aí que a mágica acontece.