Os influenciadores de marca são pessoas ativas em mídias sociais e blogs, e são capazes de promover a sua mensagem e marca. Especialistas em marketing digital afirmam que “a verdadeira influência impulsiona a ação, não apenas a consciência.” A verdade é que os consumidores de hoje confiam em terceiros muito mais do que eles confiam em marcas. E levar a mensagem certa para influenciadores é uma nova forma de marketing que, se feito de maneira eficaz, pode levar um crescimento explosivo para as empresas.

Vamos pegar como exemplo o produto Dettol, da marca Reckitt Benckiser (detentora de importantes produtos como Veja e Vanish). A Reckitt Benckiser descobriu que seu antisséptico bucal Dettol estava lutando para crescer na China, fora das cidades mais populosas. Além disso, seus anúncios de TV não estavam construindo o tipo de consciência de marca que a Reckitt Benckiser achava necessário, e os anúncios eram extremamente caros. Foi então que a Reckitt Benckiser, estrategicamente, uniu-se com um WOM (agência de marketing boca a boca com sede em Xangai), para planejar uma campanha boca a boca voltada para mães influenciadoras.

A empresa distribuiu 48.000 amostras a 4.000 mães influenciadoras, e cada um recebeu um kit para ela e mais 10 amigas. A campanha foi um enorme sucesso, chegando a 46% do público-alvo da marca. Em cinco meses, a notoriedade da marca aumentou cinco vezes, a compra duplicou, passando de 21% para 42%, e as vendas aumentaram 86% em apenas dois meses.

E então, acredita que a sua marca também possa criar uma grande estratégia com influenciadores? Conte suas experiências nos comentários.