Poucas indústrias são tão competitivos quanto e-commerce. Não são apenas os varejistas online competindo com outras lojas online e físicas, mas também há o ruído global da Internet. Vivemos em um mundo onde o tempo de atenção do consumidor estão ficando cada vez mais curtos: 40% das pessoas abandonam um site que leva mais de três segundos para carregar, e o carrinho de compras médio é abandonado mais de 68% do tempo.
A tecnologia está finalmente ajudando com esses esforços em uma maneira grande. A Inteligência Artificial, que demonstrou o seu valor em setores como o marketing, saúde e finanças, agora está trabalhando a favor do e-commerce.
Aqui estão três impactos que a Inteligência Artificial terá no e-commerce:
Busca visual
As plataformas de software que dirigem sites de comércio eletrônico estão criando capacidades de pesquisa visuais que permitem aos consumidores fazer upload de uma imagem e encontrar produtos similares / complementares. As capacidades de busca visual, particularmente via dispositivo móvel, “lê” o item como cor, forma, tamanho e marca. Isso ajuda os consumidores a encontrar exatamente o que estão procurando imediatamente.
Off-line e online vão se mesclar com Inteligência Artificial
Estas capacidades de pesquisa visuais agora podem criar laços entre o online e o offline como nunca antes. O varejo do futuro vai ter mais informações sobre os clientes para melhorar o seu serviço ao cliente, em última análise, para criar a oportunidade de vender mais itens. O off-line para a experiência online requer passos mínimos para comprar e comprar, proporcionando uma sensação de autonomia para o consumidor. Compras no futuro vão usar a Inteligência Artificial para reunir informações que você postou no site, como uma revisão do produto, para atender você em uma loja física.
Personalização no ecommerce
A personalização no comércio eletrônico não é novidade. Mas, graças às tecnologias emergentes da Inteligência Artificial, as marcas online de todos os tamanhos poderão aumentar o acesso a ferramentas de personalização focadas. Muitos varejistas atualmente usam a filtragem colaborativa para oferecer aos clientes recomendações. Estes filtros de colaboração baseiam seus resultados na história mais vista, os melhores vendedores, as tendências e outros parâmetros gerais. Mas filtros colaborativos são limitados porque eles só recolher dados de um canal, seja de que a loja online, loja física ou aplicativo móvel.
E então, o que acha dessas grandes novidades para o e-commerce?