Tudo que você precisa saber sobre o LinkedIn Ads!

Não há dúvidas sobre a importância do LinkedIn atualmente, afinal ele une pessoas do mundo inteiro em torno dos negócios. Mas, assim como em outras redes sociais, essa plataforma também tem um espaço dedicado para anúncios: o LinkedIn Ads.

E, apesar do LinkedIn Ads não aparecer entre as primeiras opções daqueles que pretendem anunciar nas mídias sociais, ele é uma escolha certeira para parcerias comerciais e interações B2B.

dados sobre o linkedin

 

Neste artigo, te explicaremos tudo que você precisa saber sobre o LinkedIn Ads para que você comece a subir os seus anúncios assim que terminar a leitura!

Neste artigo:
Linkedin Ads

LinkedIn e marketing digital: atualmente, ambos andam de mãos dadas 

Como você já deve saber, uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade de acompanhar os dados em tempo real, principalmente quando falamos sobre o desempenho das ações.

Por isso, é sempre importante fazer o monitoramento constante das suas campanhas. E, no LinkedIn Ads, você pode explorar e definir as métricas que devem ser analisadas, garantindo o funcionamento integral da sua estratégia.

Outra possibilidade que o LinkedIn Ads também possui é o acompanhamento e otimização de campanhas que não estão performando bem. Basta clicar no anúncio, que você verá todas as informações disponíveis e classificadas por variações, tudo para que a sua análise seja completa!

Estratégias de marketing digital que o LinkedIn utiliza

Consolidar a reputação da marca 

Segundo o próprio LinkedIn, 3 a cada 4 usuários acreditam que a plataforma é uma fonte confiável de dados sobre diversas empresas. Isso por conta do seu contexto mais institucional.

Criar relacionamentos corporativos e comerciais

Os usuários que se cadastram no LinkedIn já tem interesses profissionais muito claros, favorecendo o engajamento com as pessoas e a geração de novas oportunidades de negócios.

Aumentar leads de conversão

O LinkedIn é a ferramenta certa para você captar novos prospects e aumentar a sua lista de leads.

Interagir com as pessoas certas

Lembre-se: muitos dos usuários presentes no LinkedIn já são responsáveis por uma área em alguma empresa — seja ela de porte pequeno, médio ou grande — que pode gerar negócios para a sua marca.

Como o LinkedIn fornece dados de cargos e empresas em que os usuários trabalham, você consegue um contato direto com pessoas que têm poder de decisão e compra.

segmentação de anúncios no linkedin ads

O LinkedIn Ads e os benefícios para as empresas

Já trouxemos um panorama sobre o LinkedIn e o LinkedIn Ads, mas ainda não explicamos, com todos os detalhes, o que é ele é, certo? Bom, então vamos lá.

O LinkedIn Ads é um gerenciador de anúncios, simples assim. Além disso, ele permite um maior controle sobre todas as suas campanhas ou ações, garantindo uma aproximação da audiência, de forma personalizada.

Quer tornar as suas campanhas mais precisas? Com o LinkedIn Ads, você tem à sua disposição:

  • Diferentes formatos de anúncios
  • Diversos modelos 
  • Muitas segmentações
  • Múltiplas formas de pagamento

Mas, muitos profissionais ainda se perguntam os motivos para anunciar no LinkedIn Ads. E aqui te trazemos o porquê: para explorar diferentes audiências.

Como já dissemos, o LinkedIn é uma rede profissional. Isso significa que investir na sua parte voltada para anúncios é uma forma de trazer fortalecimento para a sua marca.

Segundo dados da HubSpot, o LinkedIn é 277% mais eficiente, em comparação com Facebook — quando o assunto é geração de leads

Motivos para investir no LinkedIn Ads

Se você ainda não está convencido sobre a eficácia do LinkedIn Ads para o seu negócio, traremos mais três motivos para você fazer esse investimento.

Público amplo e disposto a comprar

O LinkedIn Ads conta com mais de 630 milhões de profissionais ativos na rede — sendo mais de 46 milhões apenas no Brasil.

Isso significa que é possível encontrar representantes de qualquer segmento com o qual você queira fazer negócios. Mais do que isso, boa parte desses profissionais estão em posição de C-Level, sendo diretores, gerentes ou até mesmo donos das empresas.

estudo linkedin audience

Segmentação poderosa para alcançar leads qualificados

Umas das grandes vantagens que o LinkedIn Ads possui é o aprofundamento na segmentação dos anúncios. Mas o que isso significa? 

Basicamente, você pode filtrar o seu público de acordo com fatores profissionais, como:

  • Cargo ocupado
  • Empresa que trabalha 
  • Setor de atuação
  • Nível de experiência 
  • Formação acadêmica 
  • E muito mais

Além disso, também é possível segmentar por características demográficas — idade, sexo, faixa etária, etc — ou pelos diferentes interesses da audiência

Por fim, o LinkedIn Ads também permite fazer o retargeting dos visitantes do seu site, carregar listas de transmissão ou selecionar contatos baseados em ações que eles tomaram em relação à sua marca.

Plataforma focada em impulsionar negócios B2B

Pensando em todas as redes sociais atualmente, o LinkedIn é destaque quando o assunto são os negócios B2B. Afinal, ele é responsável por 80% de todos os leads B2B vindo das redes.

Segundo estudo da Social Pilot, 91% das empresas que trabalham com o B2B usam o LinkedIn para divulgar seus conteúdos e 81% delas apostam no lançamento de produtos na rede.

Formatos de anúncio no LinkedIn Ads

Como já mencionamos, para tornar as suas campanhas ainda mais precisas no LinkedIn, é preciso contar com diferentes formatos de publicação. Por isso, confira a seguir as principais formas de divulgar a sua marca:

Sponsored Content

Esse é um tipo de anúncio no LinkedIn que aparece no feed, misturado ao conteúdo de pessoas que o usuário segue. O Sponsored Content sempre vem com uma tag “patrocinado” abaixo do nome da marca.

formato de anúncio no linkedin

As suas principais funções são:

  • Gerar conversões
  • Coletar leads qualificados
  • Aumentar a consideração de marca

E para que essas possibilidades sejam ainda mais favoráveis, o Spondored Content ainda possui três subformatos: em vídeo, imagens estáticas e carrossel.

Sponsored InMail

Primeiramente, para aqueles que não estão familiarizados com o termo, InMail é um canal de comunicação privado que existe no LinkedIn. A plataforma explica que esse formato de mensagens serve para:

  • Divulgar eventos
  • Oferecer teste grátis de produtos
  • Educar seu público sobre o produto/serviço
  • Entre outras possibilidades
sponsored inmail linkedin ads

É possível adicionar CTAs nas mensagens e conteúdos interativos, como links ou formulários para a geração de leads. Após a comunicação ser enviada, você também pode acompanhar que tipo de profissional interagiu com o conteúdo.

O Sponsored InMail é mais um formato do LinkedIn Ads que permite a captação de leads segmentados. Com isso, após a conversão deles, a utilização de um software de automação é uma ótima escolha para nutrir o relacionamento.

Text Ad

Esses tipos de anúncio aparecem na coluna direita do LinkedIn, sempre com uma miniatura da imagem, um título e um breve texto descritivo.

text ad linkedin ads

O objetivo desse formato é gerar tráfego e nada mais — seja para o site da sua empresa, para a sua própria página de LinkedIn ou qualquer outro conteúdo.

Dynamic Ads

O formato carrega esse nome por permitir que você crie uma campanha de anúncios individualizados em grande escala. Cada pessoa impactada por ele vai receber anúncios com a sua imagem e dados do perfil.

Além de versáteis, esses anúncios têm diversas funcionalidades:

  • Divulgar a sua marca
  • Gerar tráfego
  • Converter novos clientes
  • Propagar um conteúdo
dynamics ads linkedin

subformatos do dynamic ads no linkedin

Assim como o formato Text Ads, esses anúncios ficam expostos na coluna direita do LinkedIn e podem ser usados em quatro subformatos.

 

Diferença entre anúncios para B2B e B2C no LinkedIn

A gente já falou muito nesse artigo sobre como o LinkedIn Ads se destaca quando os anúncios são voltados para o público B2B, certo? Mas, é importante ressaltarmos que eles também funcionam para B2C.

Falando sobre B2B, como o LinkedIn é uma rede voltada para os negócios, vários profissionais estão constantemente acessando o feed de notícias. 

Com isso, é muito provável que você encontre pessoas em cargos altos de uma empresa que estejam precisando exatamente daquilo que você está vendendo.

Já quando o assunto é B2C, existem diversas empresas no LinkedIn que trabalham com consumidores finais e que se beneficiam da publicidade na plataforma.

O LinkedIn possui muitas opções de divulgação que se encaixam nas necessidades das empresas anunciantes. Para empresas B2C, que querem utilizar o LinkedIn Ads, é interessante entender qual tipo funciona melhor para o seu negócio.

Passo a passo de como anunciar no LinkedIn Ads

Agora que você já entendeu a relevância do LinkedIn Ads para as suas ações de marketing, chegou a hora de entender como um anúncio é criado dentro da plataforma.   

Antes de tudo, se você ainda não tiver uma página corporativa no LinkedIn, esse é o passo inicial. 

como criar company page linkedin


Se você já tiver essa página, vamos para a criação do anúncio:

1° passo: acessar o gerenciador de campanhas 

O primeiro passo para criar anúncios no LinkedIn é acessar o gerenciador de campanhas da rede. Quando você entrar nele, vai aparecer uma página para cadastro e você só precisa selecionar aquela que você deseja veicular à conta.

2° passo: definir o objetivo

O segundo passo começa com você clicando em “criar anúncio” e selecionando o objetivo da publicação. Ele pode ser:

  • Alcance
  • Consideração
  • Conversão

O que determina o objetivo, claro, é a ação que você quer que o usuário faça ao entrar em contato com ele — lembrando que o objetivo de alcance não é uma ação em si, mas sim uma lembrança de marca.

3° passo: escolher o público

O LinkedIn vai muito além das segmentações-base por perfil que as outras redes possuem — demográfica, comportamental e geográfica. A partir das campanhas, você pode alcançar o público desejado por meio do direcionamento profissional.

As segmentações disponíveis no LinkedIn Ads são:

  • Localização
  • Nome da empresa
  • Setor da empresa
  • Tamanho da empresa
  • Cargo
  • Nível de experiência
  • Competências
  • Instituições de ensino
  • Formações
  • Anos de experiência

4° passo: definir o formato do anúncio

Após a definição de público, o próximo passo é a configuração do tipo de anúncio. Aqui, você pode anexar imagens, vídeos, textos e outros elementos que ele terá.

Para relembrar os formatos disponíveis no LinkedIn Ads, você pode voltar um pouco no artigo, pois explicamos detalhadamente cada um deles.

5° passo: escrever o seu anúncio

Essa é a etapa de criar os textos, inserir as imagens e pensar nas ideias que você deseja transmitir para o público. Pense em quem você quer atingir, com quem você quer conversar ou quem você quer que clique no anúncio.

É importante se atentar em algumas regras que o LinkedIn Ads tem:

  • O título do anúncio deve ter, no máximo, 25 caracteres
  • O corpo do conteúdo tem a limitação de 75 caracteres

6° passo: selecionar a forma de pagamento

O sexto passo envolve o marketing de performance. É hora de definir o seu orçamento e o período que o anúncio será veiculado.

forma de pagamento linkedin ads

Feito isso, você pode definir a data de início e término do seu anúncio e o orçamento total da campanha. Também é possível deixá-lo rodando até que essa verba seja totalmente gasta.

7° passo: monitorar constantemente

Mesmo que o seu anúncio esteja pronto, o trabalho ainda não acabou. Você pode e deve ficar de olho no desempenho dele para entender o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.

O próprio LinkedIn Ads fornece para você um mapeamento completo de dados.

Aprenda mais sobre o LinkedIn com a Mirago

Com tudo o que foi falado aqui, não dá mais para negligenciar o LinkedIn Ads! Já foi possível entender que ele é uma ferramenta muito importante para quem quer captar leads qualificados e crescer na rede. 

Mas, sabemos que entender tudo sobre essa forma de anunciar não é uma tarefa fácil e, apesar do artigo ter te dado vários insights, a Mirago quer te ajudar ainda mais nessa jornada.

Por isso, iremos te indicar o “Curso LinkedIn Marketing”. Com ele, você poderá aprender sobre:

  • Criar e atualizar o seu perfil
  • Ampliar sua rede de contatos 
  • Criar uma Company Page
  • Mensurar os resultados da postagem
  • Fazer anúncios no LinkedIn Ads
  • E muito mais!

A Mirago torna o seu aprendizado mais fácil! Comece agora mesmo esse curso e domine o LinkedIn para gerar mais resultados para você e seu negócio.

curso linkedin marketing da mirago

 

Daniel Dal'laqua

Co-fundador da Mirago, especialista em Marketing Digital formado pela ESPM-SP e Pós Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Apaixonado por marketing, educação e livros.

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