O que marketing digital tem a ver com o alistamento para o Exército?

Tudo. Pelo menos no sentido de recrutamento. Todo ano são recrutados milhares de jovens na faixa dos 18 anos para o alistamento militar. Da mesma forma, no Marketing Digital, todo ano deve ser recrutado um exército para colocar o Planejamento em prática.
Mas que exército é esse?

É o exército de recursos.

Alguns dos principais soldados desse exército são:

  • Conhecimento
  • Pessoas
  • Tempo
  • Tecnologia
  • Processos
  • Investimento

Como diria Sun Tzu na sua famosa “A Arte da Guerra”

“Trate seus soldados como filhos e eles te seguirão em qualquer lugar, trate-os como filhos queridos e eles darão a vida por você.”

A lógica no Marketing Digital é a mesma. Trate muito bem desses “filhos” e os resultados virão. No entanto, sabemos que organizar esses “recrutas” para obter resultados no Marketing Digital não é tarefa fácil. São muitos os desafios decorrentes da união desses esforços. Assim como numa estratégia militar, muitas vezes, para atingir o objetivo traçado é necessário se unir a aliados que possam somar esforços e defender nossos pontos fracos.

A importância de aliados

No caso de uma empresa com dificuldades para implementar uma estratégia de marketing digital e ter resultados efetivos, trazer aliados para contribuir para a conquista dos objetivos traçados pode ser uma escolha acertada.

E quem são esses aliados?

Os aliados são sempre pessoas. Pode ser um freelancer, um consultor, um profissional de agência, um novo contratado ou uma equipe de profissionais capaz de organizar esses recursos com o objetivo de atingir os resultados que a empresa almeja.

Uma das principais vantagens em contar com aliados para fortalecer ainda mais os pontos fortes ou proteger os prontos fracos de uma estratégia é que eles costumam ter grande experiência no campo de batalha. E isso conta muito.

É importante refletir sobre isso. Você ou sua equipe de marketing está preparada para atuar nesse cenário sozinho(a) ou precisa de ajuda? Você tem aliados? Quem são eles?

A resposta a essas perguntas pode fazer com que você descubra que será necessário mexer em sua estratégia para conquistar os resultados que almeja ou simplesmente pode atestar a sua boa capacidade de organização de seu “exército” para enfrentar as batalhas que o mercado impõem diariamente.