Um infográfico nada mais é do que a representação de uma ideia em imagens, fotos e desenhos com a utilização de poucos textos e palavras. Não é um conceito novo de comunicação e sempre foi muito utilizado por veículos impressos como revistas e jornais.
No entanto, ele se popularizou muito com as mídias sociais. Uma pesquisa do site Bit Rebels concluiu que postagens com infográficos geram em média 1000 interações enquanto postagens tradicionais geram 250 interações.
O Pinterest é uma das redes sociais mais recentes que proporcionam grandes vantagens para esse tipo de conteúdo devido aos seus paineis e layout. O blog Comunicação Digital publicou recentemente os boards mais interessantes de Marketing Digital e, acreditem, todos eles trabalham com infográfico na maioria de suas publicações. Uma forma simples, didática e interativa passar informações.
No entanto, produzir um infográfico não é tão simples assim. Primeiramente é preciso saber do que se vai falar em um infográfico. Não precisa ser uma ideia ou um tema completamente inovador. O que importa é estruturar a informação de uma maneira clara e que ninguém ainda tenha feito e pensado.
Uma dica é criar um fluxograma de informações, de maneira que ele conte uma história para quem está vendo. Dessa forma ele fica muito mais inteligível e o seu leitor ficará com mais vontade de compartilhá-lo ao final da leitura.
Além disso, é preciso muita pesquisa. Levantamento de dados concretos para não falar besteira e para que o seu infográfico seja relevante para o seu público.
Para quem gosta de produzir infográficos mas não tem muita intimidade com design, existem algumas ferramentas que oferecem templates customizáveis para a criação dessas peças. É o caso do Canva, do Visual.ly, do PiktoChart, do Infogr.am e do Easel.ly.
Além desses, existe uma outra ferramenta chamada FF Chartwell que é, na verdade, um pacote composto por 7 fontes especiais onde você pode criar infográficos diferentes e criativos apenas colocando os dados cruciais de suas pesquisas e usá-los em suas apresentações on-line e materiais de mídia impressa.
No entanto, por serem ferramentas já prontas elas oferecem um número limitado de opções. Por isso, para a criação de infográficos mais personalizados e elaborados é recomendada a contratação de um profissional ou de uma agência.
Aproveite essa onda e transforme suas ideias em infográficos para viralizar ainda mais seu conteúdo! ;)