O poder dos infográficos

Um infográfico nada mais é do que a representação de uma ideia em imagens, fotos e desenhos com a utilização de poucos textos e palavras. Não é um conceito novo de comunicação e sempre foi muito utilizado por veículos impressos como revistas e jornais.

No entanto, ele se popularizou muito com as mídias sociais. Uma pesquisa do site Bit Rebels concluiu que postagens com infográficos geram em média 1000 interações enquanto postagens tradicionais geram 250 interações.

O Pinterest é uma das redes sociais mais recentes que proporcionam grandes vantagens para esse tipo de conteúdo devido aos seus paineis e layout. O blog Comunicação Digital publicou recentemente os boards mais interessantes de Marketing Digital e, acreditem, todos eles trabalham com infográfico na maioria de suas publicações. Uma forma simples, didática e interativa passar informações.

No entanto, produzir um infográfico não é tão simples assim. Primeiramente é preciso saber do que se vai falar em um infográfico. Não precisa ser uma ideia ou um tema completamente inovador. O que importa é estruturar a informação de uma maneira clara e que ninguém ainda tenha feito e pensado.

Uma dica é criar um fluxograma de informações, de maneira que ele conte uma história para quem está vendo. Dessa forma ele fica muito mais inteligível e o seu leitor ficará com mais vontade de compartilhá-lo ao final da leitura.

Além disso, é preciso muita pesquisa. Levantamento de dados concretos para não falar besteira e para que o seu infográfico seja relevante para o seu público.

Para quem gosta de produzir infográficos mas não tem muita intimidade com design, existem algumas ferramentas que oferecem templates customizáveis para a criação dessas peças. É o caso do Canva, do Visual.ly, do PiktoChart, do Infogr.am e do Easel.ly.

Além desses, existe uma outra ferramenta chamada FF Chartwell que é, na verdade, um pacote composto por 7 fontes especiais onde você pode criar infográficos diferentes e criativos apenas colocando os dados cruciais de suas pesquisas e usá-los em suas apresentações on-line e materiais de mídia impressa.

No entanto, por serem ferramentas já prontas elas oferecem um número limitado de opções. Por isso, para a criação de infográficos mais personalizados e elaborados é recomendada a contratação de um profissional ou de uma agência.

Aproveite essa onda e transforme suas ideias em infográficos para viralizar ainda mais seu conteúdo! ;)

Sergio Alves

Veja também

Você já ouviu falar em mídia programática? Essa modalidade de compra permite que as marcas façam anúncios mais precisos, em troca de resultados melhores em

mídia programática

Em um cenário de negócios cada vez mais competitivo e dinâmico, tomar decisões com base em dados deixou de ser um diferencial e se tornou

inteligência de mercado

A Inteligência Artificial no WhatsApp está transformando a forma de fazer negócios. Essa tecnologia já está presente em diversas redes sociais, e esta não seria

inteligência artificial no WhatsApp
Let's Grow?

Toda semana um e-mail só com as notícias mais valiosas do mercado digital. Inscreva-se gratuitamente para receber.