O poder dos infográficos

Um infográfico nada mais é do que a representação de uma ideia em imagens, fotos e desenhos com a utilização de poucos textos e palavras. Não é um conceito novo de comunicação e sempre foi muito utilizado por veículos impressos como revistas e jornais.

No entanto, ele se popularizou muito com as mídias sociais. Uma pesquisa do site Bit Rebels concluiu que postagens com infográficos geram em média 1000 interações enquanto postagens tradicionais geram 250 interações.

O Pinterest é uma das redes sociais mais recentes que proporcionam grandes vantagens para esse tipo de conteúdo devido aos seus paineis e layout. O blog Comunicação Digital publicou recentemente os boards mais interessantes de Marketing Digital e, acreditem, todos eles trabalham com infográfico na maioria de suas publicações. Uma forma simples, didática e interativa passar informações.

No entanto, produzir um infográfico não é tão simples assim. Primeiramente é preciso saber do que se vai falar em um infográfico. Não precisa ser uma ideia ou um tema completamente inovador. O que importa é estruturar a informação de uma maneira clara e que ninguém ainda tenha feito e pensado.

Uma dica é criar um fluxograma de informações, de maneira que ele conte uma história para quem está vendo. Dessa forma ele fica muito mais inteligível e o seu leitor ficará com mais vontade de compartilhá-lo ao final da leitura.

Além disso, é preciso muita pesquisa. Levantamento de dados concretos para não falar besteira e para que o seu infográfico seja relevante para o seu público.

Para quem gosta de produzir infográficos mas não tem muita intimidade com design, existem algumas ferramentas que oferecem templates customizáveis para a criação dessas peças. É o caso do Canva, do Visual.ly, do PiktoChart, do Infogr.am e do Easel.ly.

Além desses, existe uma outra ferramenta chamada FF Chartwell que é, na verdade, um pacote composto por 7 fontes especiais onde você pode criar infográficos diferentes e criativos apenas colocando os dados cruciais de suas pesquisas e usá-los em suas apresentações on-line e materiais de mídia impressa.

No entanto, por serem ferramentas já prontas elas oferecem um número limitado de opções. Por isso, para a criação de infográficos mais personalizados e elaborados é recomendada a contratação de um profissional ou de uma agência.

Aproveite essa onda e transforme suas ideias em infográficos para viralizar ainda mais seu conteúdo! ;)

Sergio Alves

Apaixonado por design, psicologia e desenvolvimento humano possui profunda relação com a comunicação e o planejamento estratégico. Curioso, questionador por natureza, hoje desenvolve projetos com design emocional e design thinking. Designer há mais de 15 anos e atualmente trabalha com Branding. Utiliza o Design Thinking como abordagem nos projetos de inovação de produtos e serviços. Estudioso do Marketing Digital com grande foco UED User Experience Design e o impacto destas abordagens nos serviços.
Índice
Revolucione sua carreira com os cursos da Mirago
Basic
Grátis
Pro Anual
em até 12x de
R$75
,00

ou R$900 à vista

Pro Mensal
por apenas:
R$79
,90/mês

cancele quando quiser

Acesso
vitalício
12 meses
1 mês
Renovação
-
automática
automática
Material Complementar
Fórum de Dúvidas
Certificado de Conclusão
Métodos
Basic
Grátis
Pro mensal
por apenas:
R$79
,90/mês

cancele quando quiser

Pro anual
em até 12X de
R$75
,00

ou R$900 à vista

Let's Grow?

Toda semana um e-mail só com as notícias mais valiosas do mercado digital. Inscreva-se gratuitamente para receber.

Aprenda Marketing Digital
no único curso do mercado
em que você aplica o que
aprende numa empresa real
aqui você aprende na prática