Existem várias plataformas de social media e cada uma delas pode se encaixar em um aspecto do seu marketing digital. Por isso é importante ter uma noção de tamanho e importância de cada uma delas ao criar um planejamento.
Para começar, é importante entender o papel de cada mídia social. Em seguida, você aprende a estratégia de mídias sociais na próxima aula.
Principais plataformas de social media
A seguir, você encontra uma lista das principais plataformas de social media no mercado brasileiro.
YouTube
Embora muitas vezes não seja visto como uma mídia social, o YouTube tem várias características de uma. Além disso, ele é o segundo maior buscador de resultados da internet, atrás apenas do Google.
O YouTube tem uma grande ênfase no conteúdo. Por isso é importante pensar bem antes de entrar na produção para esta plataforma de social media.
O Facebook é a segunda plataforma de social media mais acessada no Brasil. Mesmo nesta posição, consegue ser a que mais recebe investimento em anúncios.
O público está mais aberto a receber anúncios no Facebook do que no YouTube, onde eles passam quase despercebidos. Por causa disso vale a pena investir em anúncios bem pensado e em impulsionamento.
O alcance orgânico das postagens é pequeno se comparado ao número de usuários. Em geral, cerca de 1% dos seguidores das páginas recebem cada conteúdo. Isso acaba gerando uma demanda por anúncios, que é o interesse da empresa.
O WhatsApp é, ao mesmo tempo, uma das plataformas de mídias sociais e um aplicativo de conversas. Ele tinha poucas alternativas para empresas até recentemente, com o lançamento do WhatsApp Bussiness.
Por causa do grande número de brasileiros conectados ao WhatsApp, é interessante trabalhar automações e anúncios. Entretanto, é importante ter em mente que os usuários preferem uma conexão mais pessoal.
Outra das plataforma de mídias sociais ligadas ao Facebook. Por isso é possível fazer anúncios e campanhas unificadas entre ambas as plataformas.
O Instagram tem um caráter fortemente visual. Isso não restringe seu uso apenas a empresas com produtos com apelo estético, mas exige uma atenção estética.
Ao trabalhar o Instagram da empresa, não esqueça de considerar também o feed. É comum que o público visite os perfis e um feed bem trabalhado ajuda muito.
Facebook Messenger
Para fechar as 5 plataformas de social media mais usadas, temos a quarta ligada ao Facebook. Como o próprio nome já entrega, o Facebook Messenger é a ferramenta de conversa por mensagens nativa da empresa.
Apesar de ser a principal concorrente do WhatsApp, que também é do Facebook, o Messenger tem como diferencial para os negócios a variedade de Chatbots.
É bem interessante explorar as possibilidades de SAC 2.0 que o Facebook Messenger traz.
Embora não seja tão grande quanto os concorrentes, o Twitter permanece firme. Isso acontece devido ao grande número de usuários dedicados, muitos dos quais são influenciadores e líderes.
Anúncios no Twitter irão atingir com mais facilidade a parcela da população que influencia o consumo do restante. Entretanto, é bom ficar de olho, já que a natureza da plataforma torna comum que os usuários opinem sobre tudo.
Dentre as plataformas de social media, nenhuma é melhor para fechar negócios do que o LinkedIn. Por causa do caráter profissional, esta mídia social é usada para recrutamento e vendas B2B.
O LinkedIn é mais uma das mídias sociais em que as empresas tem o péssimo costume de criar uma conta e deixá-la parada. Crie conteúdo e movimente sua conta!
Outras plataformas de social media
Outras plataformas que interessam ao público brasileiro valem a pena ser citadas.
A principal delas é o Pinterest, que apesar de ter poucos usuários é muito importante para a estratégia de algumas empresas. Assim como no Instagram, o apelo estético é essencial aqui.
Outra que precisa ser falada é o Snapchat. Depois de crescer de forma explosiva, essa mídia social acabou sendo suplantada quando o Instagram incluiu os Stories. Ainda assim, muitos usuários seguem fazendo uso dela.