Qual a diferença entre produto e marca?

Você sabe qual a diferença entre um produto e uma marca? É uma grande questão, porque aparentemente parece que não há diferença entre um produto e uma marca. Mas, quando você analisa um pouco mais, há realmente uma diferença grande, enorme diferença.

Neste artigo:

Produtos executam uma função

Eles têm propriedades que, quando combinadas, fazem algo para os clientes. O problema é que, dentro de uma determinada categoria, a maioria dos produtos desempenham funções semelhantes. Há muito pouca diferenciação. Os produtos fazem algo para as pessoas. Produtos satisfazem as necessidades de um cliente. Funções, ingredientes e necessidades é o que compõe um produto.

Marcas oferecem emoção

Marcas são realmente muito diferentes de produtos, porque elas não apenas cobrem as necessidades de um cliente, elas cumprem as necessidades de um cliente. Um cliente não se apaixona por produtos – eles se apaixonam por marcas. E as marcas oferecem uma promessa e uma emoção, e cumprem os desejos de um cliente. Promessas, emoções e desejos é o que compõe uma marca.

A grande diferença

Em suma, enquanto o cliente pode precisar de um produto, ele vai querer uma marca. Assim como, por exemplo, eu posso ‘precisar’ de uma xícara de café, mas eu ‘quero’ a do Starbucks.

Produtos têm funções. Marcas têm emoções

Esperamos que você perceba, então, que os produtos podem ter semelhança entre si, desde que cumpram os mesmos requisitos. As marcas são o que os diferenciam, por causa de como elas exclusivamente fazem com que as pessoas se sintam.

Isabella Magalhães

Veja também

Você já ouviu falar em mídia programática? Essa modalidade de compra permite que as marcas façam anúncios mais precisos, em troca de resultados melhores em

mídia programática

Em um cenário de negócios cada vez mais competitivo e dinâmico, tomar decisões com base em dados deixou de ser um diferencial e se tornou

inteligência de mercado

A Inteligência Artificial no WhatsApp está transformando a forma de fazer negócios. Essa tecnologia já está presente em diversas redes sociais, e esta não seria

inteligência artificial no WhatsApp
Let's Grow?

Toda semana um e-mail só com as notícias mais valiosas do mercado digital. Inscreva-se gratuitamente para receber.