Quando você estiver usando o Google para chegar a seus clientes potenciais, a grande dúvida é: “Qual é a melhor maneira de chegar na frente dessas perspectivas e levá-los a entrar em contato com você?”. “Devo investir em SEO e PPC?”

Há duas maneiras principais de uma empresa chegar às suas perspectivas no Google, e é importante entender o que elas são e que a diferença entre elas. As duas estratégias são Search Engine Optimization (SEO) e (PPC) de Marketing Pay-Per-Click.

  • SEO busca colocar o seu site em boa classificação nas listas orgânicas de busca do Google por palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Você não pode pagar para a colocação nos resultados orgânicos.
  • PPC é publicidade paga no Google. PPC são anúncios exibidos acima dos resultados orgânicos de busca, bem como do lado direito dos resultados da pesquisa.

A principal coisa a entender é como os anúncios PPC são exibidos no topo de uma página de resultados de pesquisa do Google. Normalmente, os três principais resultados de uma pesquisa local são anúncios. É importante também entender que a maioria das pessoas irá clicar sobre os resultados na parte superior da página, que, sem surpresa, são exatamente onde os anúncios que fazem o dinheiro do Google estão posicionados.

Com PPC, você pode lançar uma campanha e, quase imediatamente, os seus anúncios começarão a aparecer na primeira página do Google. O SEO, em comparação, é um investimento a longo prazo. Você tem que esperar pelo menos três a seis meses para ver os resultados, e em um mercado competitivo, isso pode até demorar mais de um ano.

Se você está planejando para estar no negócio em longo prazo, seja paciente, e contrate uma boa empresa de SEO. O SEO pode ser um bom investimento a longo prazo e gerar um bom retorno do investimento ao longo do tempo.

Uma grande vantagem do PPC é que ele vai te dar resultados claros e mensuráveis, em curto prazo. Você saberá exatamente quanto você gastou em cliques e quantos leads e quanta receita foi gerada no retorno.

O Google não faz dinheiro com SEO. Eles ganham dinheiro com o Google AdWords (o nome da ferramenta de PPC). Eles estão constantemente lançando novos produtos para os anunciantes, e descobrindo que eles amam os anunciantes empresariais locais. Por quê? Porque o seu negócio é muito relevante para os pesquisadores.

E você, conseguiu entender claramente qual estratégia é melhor para o seu negócio, nos momentos adequados?