Qual a diferença entre SEO e PPC?

SEO e PPC

“Devo investir em SEO e PPC?” Quando você estiver usando o Google para chegar a seus clientes potenciais, essa grande duvida pode surgir. Entretanto, não dá mais para pensar em se posicionar na internet sem pensar na página inicial do Google.

Há duas maneiras principais de uma empresa chegar a um lugar de destaque no Google. É importante entender cada uma delas e no que se diferenciam. As duas estratégias são chamadas Search Engine Optimization (SEO) e de Marketing Pay-Per-Click (PPC)

Vamos conversar melhor sobre elas?

SEO

O SEO busca colocar o seu site em boa classificação nas listas orgânicas de busca do Google por palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Você não pode pagar para a colocação nos resultados orgânicos.

As estratégias de SEO envolvem, quase sempre, um bom conteúdo e um site planejado para facilitar a navegação. Entretanto, existe um mito de que o SEO é uma forma de fazer marketing sem gastos, o que não é verdade. 

É impossível alcançar um bom resultado SEO sem planejamento de longo prazo e investimento em conteúdo. Por isso também é necessário ter paciência para que os resultados venham.

PPC

O PPC é a publicidade paga no Google. São anúncios exibidos acima dos resultados orgânicos de busca, bem como do lado direito dos resultados da pesquisa.

A principal coisa a entender é como os anúncios PPC são exibidos no topo de uma página de resultados de pesquisa do Google. Normalmente os três principais resultados de uma pesquisa local são anúncios relacionados ao assunto.

É importante também entender que a maioria das pessoas irá clicar sobre os resultados na parte superior da página, que, sem surpresa, são exatamente onde os anúncios que fazem o dinheiro do Google estão posicionados.

Diferenças entre SEO e PPC

Para começar a entender as diferenças entre SEO e PPC é preciso entender que na verdade eles tem diferentes prazos.

Com o PPC, você pode lançar uma campanha e, quase imediatamente, os seus anúncios começarão a aparecer na primeira página do Google. O SEO, em comparação, é um investimento a longo prazo, onde você tem que esperar pelo menos três a seis meses para ver os resultados. Em um mercado competitivo, isso pode até demorar até mais de um ano.

Se você está planejando para estar no negócio em longo prazo, seja paciente, e contrate uma boa empresa de SEO. O retorno sobre o investimento no orgânico costuma ser maior e também contribuir com outras áreas do marketing. Um reflexo de um bom posicionamento orgânico no Google é a geração de autoridade no assunto.

Uma grande vantagem do PPC é que ele vai te dar resultados claros e mensuráveis, em curto prazo. Você saberá exatamente quanto você gastou em cliques e quantos leads, além de saber quanta receita foi gerada no retorno.

O Google não faz dinheiro com SEO. Eles ganham dinheiro com o Google AdWords (o nome da ferramenta de PPC). Eles estão constantemente lançando novos produtos para os anunciantes, e amam os anunciantes empresariais locais. Isso acontece porque o seu negócio é muito relevante para os pesquisadores e melhora o principal produto da empresa.

E você, conseguiu entender claramente qual estratégia é melhor para o seu negócio, nos momentos adequados? Então dá uma conferida no nosso curso online gratuito de SEO.

Isabella Magalhães

Jornalista, analista e redatora, apaixonada por comunicação e constantemente ligada no mundo Web. Mineira, de Belo Horizonte, sempre ativa e em busca de novas informações, notícias, acontecimentos e aprendizado, com insaciável curiosidade.
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