Você sabe diferenciar o Social Media Marketing do Social Media Optimization? Esses dois conceitos são parecidos com SEO e SEM, mas aplicados às mídias sociais.
Vamos entende um pouco mais sobre a relação do Social Media Marketing e do Social Media Optimization e o papel de cada um deles no seu planejamento de mídias sociais.
Social Media Marketing
O Social Media Marketing (SMM) é muito semelhante ao Search Engine Marketing. Da mesma forma como o SEM envolve a compra de espaço para gerar cliques, o SMM diz respeito à compra de anúncios e posts patrocinados.
A compra de espaço de mídia com influenciadores de mídias sociais também é parte do SMM. A ideia é atingir mais pessoas através de um investimento.
O Search Engine marketing também ajuda a atingir mais pessoas através dos seus conteúdos. Isso é importante porque é caro produzir conteúdo, então é importante fazer o que foi produzido atingir o público.
Social Media Optimization
O Social Media Optimization (SMO) é o equivalente das mídias sociais para o SEO. A ideia é adotar práticas que ajudam seu conteúdo a atingir mais pessoas, sem contar com um investimento nesse caso.
Algumas das práticas do SMO são simples: entender o melhor horário de postagens, por exemplo. Além disso, é importante entender qual conteúdo é mais favorável para cada mídia social.
É muito importante entender que cada mídia social vai ter também suas próprias características de otimização. O SMO, combinado com o SMO, são os caminhos para atingir seu público de forma eficiente.