O Twitter é uma das Mídias Sociais mais conhecidas do mundo. Apesar disso, a relevância dele é indiscutível. Isso se deve ao alto engajamento e pela presença de líderes e influenciadores na plataforma.
O Twitter tem uma proposta muito própria como mídia social, diferente do que o Facebook ou ou Google Plus tentam ou tentaram atingir. Por isso, muitos dos usuários se declaram “fãs”.
O que faz do Twitter tão diferente?
Apesar de ser uma mídia social da mesma forma que o Facebook e o Instagram, o Twitter tem características próprias. Para começo de conversa, ele gera conexões assimétricas. Isso significa que as pessoas seguem outros usuários sem necessidade de permissão como padrão.
Além disso, o Twitter tem uma limitação de publicação de 280 caracteres de texto. Originalmente, eram 140 caracteres, o tamanho de um SMS à época.
Por sua natureza diferente de tudo que já havia sido feito até então, o Twitter foi classificado com diversas possíveis alcunhas. Hoje em dia é quase unânime a classificação como uma plataforma de microblog, talvez a única bem sucedida no mundo.
Porque incluir na sua estratégia de mídias sociais?
A maioria dos publicadores regulares desta mídia social é composta por usuários muito engajados. Além disso, alguns dos mais prolíficos membros da plataforma são políticos, jornalistas e influenciadores.
Por contar com tantos usuários influentes, o Twitter é também uma das mídias sociais mais reproduzidas em outros veículos. Graças a isso, ações realizadas nele acabam tendo mais efeito do que simplesmente as vendas diretas.
Podemos dizer que o Twitter é muito interessante em termos de reconhecimento de marca, além de ajudar na construção de valores associados. Entretanto, é um pouco complicado ver resultados de negócios nesta mídia social no nível visto no Facebook e no Instagram.