Sua empresa utiliza WhatsApp Marketing em sua estratégia? 

Não é preciso “chover no molhado” aqui falando sobre a importância do WhatsApp, certo? 

O aplicativo de mensagens instantâneas está presente na maioria dos aparelhos celulares dos brasileiros com uma taxa de penetração altíssima (99%). Isso significa dizer basicamente que, quase todo e qualquer smartphone que você encontrar por aí terá o app instalado. 

Mudança no comportamento do consumidor

Para entender a relevância que o WhatsApp ganhou nos últimos anos é preciso entender este novo consumidor que está cada vez mais digital.

  • Estamos com o smartphone o tempo todo (e checamos ele dezenas de vezes por dia)
  • Utilizamos aplicativos de mensagens instantâneas (WhatsApp é o rei) quase como uma extensão de nosso corpo para manter contato com familiares, amigos e mesmo profissionalmente.
  • Estamos atendendo cada vez menos o telefone (seja por conta de telefones indesejados de telemarketing ou mesmo por novos hábitos – os mais jovens que o digam!)
  • Velocidade de internet e planos mais acessíveis tornaram o aplicativo ainda mais relevante no envio e recebimento de chamadas e vídeos.

Alguns dados sobre o WhatsApp

Em janeiro de 2020, aproximadamente 93% dos usuários de internet móvel que tinham o WhatsApp instalado e foram pesquisados no Brasil disseram que usavam o aplicativo todos os dias.

Gráfico: Statisa. Fonte Mobile Time e Opinion Box

Dito isso, parece um tanto óbvio que as marcas utilizem estratégias de marketing no WhatsApp para se divulgar seus negócios, se relacionar com clientes, e, obviamente vender com ajuda da plataforma.

Apesar de ser óbvio, fazer marketing no whatsapp não é tão simples quanto parece. Neste texto vamos entender algumas boas práticas. 

Primeiro de tudo: Trabalhe com o WhatsApp Business

Como o próprio nome já diz, esta é uma versão que tem funções específicas para negócios e facilitará muito seu uso e relacionamento com clientes por meio dela. 

Com este perfil comercial você poderá adicionar informações de sua empresa e informações relevantes aos seus clientes, como por exemplo: 

  • Site
  • Endereço
  • E-mail
  • Horários de Funcionamento
  • Segmento de Atuação

Além disso, suas maiores vantagens estão no ganho de produtividade do seu time a partir do momento em que você consegue automatizar algumas funções.

Você pode inserir tags para classificar/qualificar contatos, além de ter acesso a algumas métricas importantes para o acompanhamento e evolução de sua conta ao longo do tempo.

Quer saber tudo mais detalhes e todas as vantagens do WhatsApp Business? Fizemos um vídeo falando tudo sobre a plataforma. Confere aí: 

9 Maneiras de utilizar WhatsApp Marketing no seu dia a dia 

Separamos neste post 9 maneiras de utilizar estratégias de Marketing no WhatsApp para atrair, se relacionar e vender. Na verdade são 10 dicas, mas a última ainda não está em vigor no país (pelo menos até o momento). Vamos a elas?

1. Divulgação

A primeira (e talvez mais comum) forma de fazer marketing no WhatsApp é por meio da divulgação de conteúdo pela plataforma. 

Isso pode envolver tanto conteúdo relacionado a marketing (com informações úteis aos seus clientes e prospects) quanto produtos e serviços da empresa.  

2. Atendimento e Suporte

Ao disponibilizar um canal de atendimento / suporte aos seus clientes na plataforma pode ser uma ótima ação de Marketing no WhatsApp. 

É possível que não faça sentido para alguns tipos de negócios, mas é algo que tem crescido muito nos últimos anos. Segundo pesquisa da Opinion Box e Mobile Time, 76% dos usuários de WhatsApp utilizam a plataforma para se comunicarem com as marcas

Após a pandemia de 2020, a aceleração digital avançou demais e mesmo setores que antes eram menos digitalizados começaram a incluir ações de whatsapp marketing como forma de atender e dar suporte aos clientes. 

3. Relacionamento

Se relacionar com quem já é seu cliente por meio de ações de marketing no whatsapp pode ser uma excelente maneira de aumentar o Life Time Value (valor ao longo do tempo) deles.

Esta estratégia pode ser utilizada por muitos tipos de negócios, sobretudo os pequenos que podem construir relacionamentos mais próximos com a ajuda da ferramenta. 

4. Promoções / Lançamentos

Você pode utilizar estratégias de WhatsApp marketing para divulgar promoções em datas especiais (dia das mães, pais, crianças, namorados, black friday e natal são alguns exemplos). 

Além disso, ações de marketing no WhatsApp também poderão ser utilizadas para divulgar lançamento de produtos e serviços. Uma ótima maneira complementar de fazer isso é utilizar o Status do WhatsApp. Faça Stories e chame a atenção das pessoas que você já se relaciona com mensagens promocionais e lançamentos sobre sua marca. 

5. Prospecção

Apesar de não ser whatsapp marketing propriamente dito, a prospecção de clientes também pode ser uma atividade que envolva a utilização da plataforma. 

Para quem atua na área comercial sabe que muitas vezes é importante utilizar vários pontos de contato para falar com um potencial cliente. Isso envolve ligações, e-mails, mídias sociais (e aqui entra o WhatsApp). É bastante comum que clientes retornem mensagens no WhatsApp mesmo não atendendo ligações ou respondendo e-mails, por exemplo. 

6. Pós Vendas

Fazer um bom pós venda é essencial para que você entenda se o cliente está satisfeito com sua compra e obtenha feedbacks relevantes sobre o que pode melhorar. E adivinhe? Uma excelente forma de fazer isso é por meio do WhatsApp Marketing. 

É preciso desenhar um processo para que estas informações sejam enviadas de maneira organizada e frequente aos seus clientes. 

7. Catálogo de Produtos

O catálogo de produtos é uma ferramenta incrível para ações de marketing no WhatsApp. Essa funcionalidade está disponível apenas para as contas Business e facilita demais o envio de informações sobre produtos e serviços na plataforma.

Fizemos um vídeo completo sobre o catálogo de produtos no WhatsApp e como você pode implementar na prática. Confira!

8. Listas de Transmissão

As listas de transmissão são uma funcionalidade do WhatsApp que permite que você envie uma mesma mensagem para até 256 usuários (desde que eles tenham seu número salvo no celular deles). 

Porém, cuidado! Utilize esta opção apenas se souber o que está fazendo para que não receba reclamações por parte dos usuários. O melhor é sempre buscar a personalização como forma de engajar seus clientes no WhatsApp. 

9. Grupos

Você pode criar grupos com o objetivo de realizar ações de marketing no WhatsApp. Eles podem ser temporários (ex. promoções ou lançamentos de produtos em que você irá engajar os clientes por apenas um período) ou fixos (sem períodos pré-determinados para encerrar). 

10. Pagamentos (em breve)

Apesar de já lançada a funcionalidade por parte do Facebook (proprietário do WhatsApp) em junho de 2020, por questões regulatórias do Banco Central do Brasil no momento em que escrevo estas linhas os pagamentos via WhatsApp ainda não estão liberados. 

A partir do momento em que esta funcionalidade seja disponibilizada a todos os usuários, isso deve acelerar ainda mais a adoção do WhatsApp Marketing por parte das empresas, sobretudo os pequenos negócios que poderão transacionar com muito mais facilidade e velocidade. 

Alguns cuidados com o WhatsApp Marketing

Tenha o WhatsApp como mais um aliado em sua estratégia de marketing digital, mas não o único. É importante pensar em multicanalidade e entender como gerar o maior valor possível ao seu cliente em todos os pontos de contato com ele. 

Estabeleça Processos bem definidos

Ao lidar com ações de WhatsApp Marketing se preocupe em criar processos na sua empresa para que as ações sejam adotadas de acordo com alguns padrões e regras bem definidos. O objetivo não é engessar o time com burocracia, apenas evitar que as ações sejam pontuais ou não tenham uma padronização por parte dos colaboradores que irão interagir por meio do aplicativo.

Centralize as Informações

Se possível, centralize as informações do WhatsApp junto ao seu CRM, assim você mantém um histórico de contatos com seus clientes e saberá exatamente o que foi conversado e em qual período. Algumas ferramentas já possuem integrações que permitem isso. 

LGPD

Se atente à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Com a entrada em vigor da LGPD no Brasil é importante se atentar à nova legislação que pode impactar as ações de WhatsApp Marketing. Segundo a lei, as empresas somente poderão realizar ações de marketing com o consentimento dos usuários (isso vale para qualquer canal e não somente WhatsApp). Na dúvida, fale com um advogado que poderá te orientar.

Boas Práticas em Ações de Marketing no WhatsApp

Para obter melhores resultados com ações de WhatsApp Marketing separamos algumas dicas que consideramos essenciais.

Incentive os usuários a entrar em contato pelo WhatsApp

Muito melhor que você, como marca, iniciar uma conversa é deixar que seu cliente ou prospect fale com você por este canal. Desta forma, se fizer sentido para sua estratégia, incentive que os usuários entrem em contato pelo WhatsApp deixando mensagens no seu site, criando campanhas com este objetivo (no Facebook e Instagram, por exemplo) ou mesmo divulgando em outros tipos de publicidade ou mesmo deixando seu número à vista no seu ponto físico (se for o caso). 

Utilize um tom pessoal 

Apesar de haver uma marca por trás da sua conta de WhatsApp, lembre-se que antes de tudo trata-se de uma conversa entre duas pessoas. É claro que tudo depende do seu tipo de negócio, se você já tem algum relacionamento com aquela pessoa mas é sempre importante utilizar um tom pessoal e amistoso. Isso ajudará a pessoa do outro lado a se abrir e conversar mais contigo (nem sempre acontecerá, é verdade, mas ajuda).  

Entenda a linguagem do WhatsApp

Você como usuário da plataforma sabe muito bem como funcionam as conversas com amigos, familiares e grupos. Faz parte da rotina de um usuário do WhatsApp lidar com emojis diversos, figurinhas e memes. Entenda se faz sentido para o seu contexto e, em caso positivo, utilize em suas ações de marketing no WhatsApp. 

Concluindo

Utilizar o WhatsApp Marketing como estratégia de atração, relacionamento e vendas com clientes está se tornando cada vez mais natural com as mudanças no comportamento do consumidor.

Se a atenção do consumidor está neste canal (e vimos que está), utilizar boas práticas e estratégias de comunicação e relacionamento aqui poderão te ajudar (e muito!) no crescimento das vendas de seu negócio.

Bora colocar em prática algumas das ideias vistas aqui?

Caso queira se aprofundar no assunto, dê uma olhadinha em nosso Curso de WhatsApp Marketing.