Na hora de fazer o seu site, a decisão costuma ser entre Wix ou WordPress. Essa decisão é importante, principalmente para quem tem alguma intenção profissional ou empresarial com o endereço.

O site da sua empresa é um terreno próprio. Apostar todas as suas fichas no seu conteúdo no YouTube, Facebook ou Instagram pode dar resultados mas é como plantar no terreno do vizinho. Essas plataformas não te pertencem e podem mudar suas regras do dia para a noite. 

Isso já aconteceu antes com o Facebook, YouTube e o próprio Instagram. Todas essas plataformas já mudaram seus algoritmos e reduziram o alcance das publicações. Por isso ter um site é uma das formas de proteger seu conteúdo e também apostar num território no qual você tem mais controle.

Porque o questionamento entre Wix e WordPress?

Na hora de criar um site, muitas ferramentas e plataformas podem ajudar. Mas escolher a melhor alternativa nem sempre é fácil. Para te ajudar nessa tarefa, fizemos uma análise entre Wix ou WordPress.

No mercado brasileiro, essas são as duas plataformas mais conhecidas. Existem, claro, outras opções. Não podemos deixar de citar Joomla, um concorrente do WordPress. Nem o Squarespace, que concorre diretamente com o Wix.

Esse texto, entretanto, vai se focar em abordar os principais concorrentes. A seguir, descrevemos o que levar em conta ao escolher entre Wix ou WordPress.

WordPress

O WordPress é um dos principais CMS’s do mercado. Hoje, cerca de 34,4% dos sites utilizam de toda a web utilizam o WordPress. Ele já é uma plataforma madura, confiável e extremamente consolidada no mercado.

5 vantagens do WordPress

1. Expansível

Assim como o seu smartphone traz consigo a possibilidade de instalar apps e trazer novos recursos ao seu aparelho, o WordPress te permite instalar plugins e trazer novas funcionalidades. São mais de 55.000 plugins gratuitos e outros milhares pagos. 

2. Versatilidade

Você pode utilizar o WordPress para criar seu site, seu blog, seu e-commerce, sua plataforma de e-learning, sua intranet e muito mais. São diversas aplicações diferentes que se pode fazer ao WP.

3. É gratuito

Para utilizar o WP basta fazer o download dele e instalar em sua hospedagem. Seu uso é gratuito e ele conta com uma grande comunidade que o ajuda a ficar melhor a cada dia. Você também pode fazer o Curso de WordPress Básico Gratuito aqui da Mirago para dar seus primeiros passos com a ferramenta.

4. Amigável para o Google

O WP é uma das ferramentas preferidas de muitos webmasters e também de profissionais de conteúdo e SEO. O próprio Matt Cutts já disse uma vez “WordPress is a great choice” e “WordPress solves a ton of SEO issues”. Matt foi engenheiro-chefe da equipe de web spam do Google durante muitos anos e umas das principais referências quando o assunto é SEO.

5. Comunidade ativa

O WordPress conta com uma comunidade enorme. Em todos os cantos do mundo é possível encontrar desenvolvedores e entusiastas da ferramenta. Além disso, muito eventos da comunidade acontecem ao redor do globo. O mais famoso é o WordCamp, que também possui sua versão brasileira.

Para quem é indicado?

O WordPress é indicado para empresas que já entendem a importância do seu site. Seja para investir em SEO, PPC ou marketing de conteúdo, o WP oferece um leque muito grande de recursos.

Wix

O Wix é utilizado por cerca de 1,1% dos sites da web. Mesmo sendo um percentual baixo, a plataforma conta com muitos usuários. Muitas vezes acaba sendo a porta de entrada para micro empresas que precisam ter um site mas ainda tem poucos recursos para isso.

3 vantagens do Wix

1. Muito fácil e intuitivo

A plataforma conta com um editor visual muito simples e fácil de mexer. Montar seu site com o Wix é quase como montar uma apresentação em Power Point.

2. Gratuito ou pago

Você pode criar seu site gratuitamente com o Wix ou pagar uma assinatura mensal para ter acesso a alguns recursos adicionais como domínio, e-mail próprio, suporte, remoção de anúncios, formulários, loja virtual e muito mais.

3. Templates prontos

Nem todo mundo se dá bem quando o assunto é design. Pensando nisso, o Wix disponibiliza diversos templates prontos para você escolher e adaptar para o seu negócio.

Para quem é indicado?

O Wix é recomendados para empresas iniciantes que tenham pouco ou nenhum recurso para investir no site (tempo e dinheiro). Geralmente é utilizado por um período breve até que a empresa comece a investir em marketing digital.

Afinal: devo usar Wix ou WordPress?

Embora o Wix seja de fato uma ferramenta muito intuitiva e fácil de mexer, não dá para negar que o WordPress oferece muito mais recursos e possibilidades de expansão.

Um fato curioso é que até 2016 o blog do próprio Wix era feito em WordPress. A fama de que o Wix não é uma das melhores ferramentas para o SEO pegou. Apesar deles estarem fazendo um grande trabalho para remover essa imagem, a ferramenta não oferece recursos básicos para profissionais de SEO como acesso ao robots.txt ou .htaccess por exemplo.

E você: em que plataforma seu site foi feito? Conta para a gente nos comentários.