Yoast SEO: como configurar e usar?

O Yoast SEO é um dos plugins mais usados no WordPress para otimizar sua estratégia de SEO. Isso porque nenhum plugin ajuda tanto no alcance orgânico da página quanto ele.

Neste artigo, vamos falar mais sobre o Yoast e porque ele é essencial para que seu site WordPress apareça mais nas pesquisas.

Neste artigo:

O que é o Yoast SEO?

O Yoast é um aplicativo muito útil para quem deseja alcançar a primeira página das pesquisas nos mecanismos de busca. Ele serve tanto como um guia para fazer suas páginas ficarem mais atraentes para os buscadores quanto para editar as informações que os buscadores procuram.

Por exemplo: quando você busca um resultado no Google, repare que alguns sites possuem um título que continua além da exibição. Isso não é recomendado. Como fazer com que da as informações da página nas pesquisas sejam mais atraentes?

O Yoast SEO oferece que você possa alterar o título, a metadescrição e até mesmo a url de publicação da página. Ele ainda auxilia no redirecionamento entre as páginas quando os endereços mudam. Por isso é importante contar com ele, seja o gratuito ou o pago, no seu site WordPress.

Instalando o Yoast

Para contar com o Yoast SEO no seu WordPress, vá até o meno de Plugins no seu administrador e cliquem em Adicionar novo. Na barra de pesquisa, digite Yoast.

Instale e ative o plugin. Com ele devidamente ativado no WordPress, a opção SEO aparecerá na sua barra lateral do administrador. Esses passos foram simples, mas agora é necessário configurar o Yoast.

Configurar o Yoast

Para configurar o plugin, clique na opção SEO que ele acrescentou no administrador. A primeira barra do painel será um chamado da Assistente de Configuração, que é um ótimo auxílio para essa fase.

Você irá iniciar um processo de 12 passos. Cada um deles oferece uma opção, que você pode configurar à seguir:

  1. Clique em “Configurar Yoast SEO”na barra da esquerda. A outra opção é um encaminhamento para o treinamento da ferramenta, que você pode fazer depois;
  2. Aqui você dirá ao Yoast se seu site já está ativo na internet ou ainda está em construção. Se você optar pela opção B, é preciso lembrar de ativar a indexação mais tarde;
  3. Aqui o plugin irá questionar qual tipo de site é o seu. As opções vão desde blog até lojas virtuais e sites de negócios off-line;
  4. Agora é hora de dizer se o site é de uma empresa ou pessoa;
  5. Neste espaço, você deve preencher as URLs das suas mídias sociais. O plugin irá gerar um código no seu HTML para que o Google saiba que a empresa é responsável também por aqueles espaços nas redes;
  6. Aqui, o Yoast pergunta quais partes do site devem aparecer em pesquisas;
  7. Nessa opção o Yoast SEO pergunta se haverá um único autor para o site ou vários. Se pessoas com outras contas forem publicar no endereço, marque Sim;
  8. Aqui o Yoast vai pedir para que você autorize que ele use sua conta do Google Search Console. Para mais informações, visite nosso curso de Google Search Console;
  9. Aqui estão as configurações de título, que irão influenciar como seu site vai aparecer nas pesquisas;
  10. Esse passo é uma oferta do Yoast para que você assine a sua newsletter. Nós recomendamos que você aceite;
  11. Aqui, o Yoast oferece sua versão premium e alguns conteúdos relevantes. Se tiver tempo, assista aos vídeos;
  12. Aviso de conclusão da configuração.

Yoast SEO Premium

Uma possibilidade que você deve ter em mente é a de assinar o plano Premium do Yoast. Isso porque as ferramentas que a versão paga oferecem são muito boas para melhorar seus resultados.

Com a versão Premium do Yoast, por exemplo, é possível ter acesso ao Gerenciador de Redirecionamento, uma ferramenta essencial para que seu site não tenha links quebrados que atrapalham o posicionamento.

Outra opção que é exclusiva do Yoast SEO Premium são as sugestões de links internos. Essa ferramenta ajuda a maximizar o uso de termos para seus links internos, fazendo os robôs do Google entenderem a importância de cada um.

Por fim, o Yoast em sua versão paga oferece mais informações sobre a análise dos resultados, o que ajuda a ver melhor o que é preciso para que cada página atinja a primeira página.

O próximo passo…

Agora que o Yoast está devidamente configurado e funcionando no seu site WordPress, você deve aprender como usá-lo corretamente nos textos. Confira na próxima aula como usar o Yoast.

O Yoast SEO é um dos plugins mais usados no WordPress. Isso porque nenhum plugin ajuda tanto no alcance orgânico da página quanto ele.

Neste artigo, vamos falar mais sobre o Yoast e porque ele é essencial para que seu site WordPress apareça mais nas pesquisas.

O que é o Yoast SEO?

O Yoast é um aplicativo muito útil para quem deseja alcançar a primeira página das pesquisas nos mecanismos de busca. Ele serve tanto como um guia para fazer suas páginas ficarem mais atraentes para os buscadores quanto para editar as informações que os buscadores procuram.

Por exemplo: quando você busca um resultado no Google, repare que alguns sites possuem um título que continua além da exibição. Isso não é recomendado. Como fazer com que da as informações da página nas pesquisas sejam mais atraentes?

O Yoast SEO oferece que você possa alterar o título, a metadescrição e até mesmo a url de publicação da página. Ele ainda auxilia no redirecionamento entre as páginas quando os endereços mudam. Por isso é importante contar com ele, seja o gratuito ou o pago, no seu site WordPress.

Instalando o Yoast

Para contar com o Yoast SEO no seu WordPress, vá até o meno de Plugins no seu administrador e cliquem em Adicionar novo. Na barra de pesquisa, digite Yoast.

Instale e ative o plugin. Com ele devidamente ativado no WordPress, a opção SEO aparecerá na sua barra lateral do administrador. Esses passos foram simples, mas agora é necessário configurar o Yoast.

Configurar o Yoast

Para configurar o plugin, clique na opção SEO que ele acrescentou no administrador. A primeira barra do painel será um chamado da Assistente de Configuração, que é um ótimo auxílio para essa fase.

Você irá iniciar um processo de 12 passos. Cada um deles oferece uma opção, que você pode configurar à seguir:

  1. Clique em “Configurar Yoast SEO”na barra da esquerda. A outra opção é um encaminhamento para o treinamento da ferramenta, que você pode fazer depois;
  2. Aqui você dirá ao Yoast se seu site já está ativo na internet ou ainda está em construção. Se você optar pela opção B, é preciso lembrar de ativar a indexação mais tarde;
  3. Aqui o plugin irá questionar qual tipo de site é o seu. As opções vão desde blog até lojas virtuais e sites de negócios off-line;
  4. Agora é hora de dizer se o site é de uma empresa ou pessoa;
  5. Neste espaço, você deve preencher as URLs das suas mídias sociais. O plugin irá gerar um código no seu HTML para que o Google saiba que a empresa é responsável também por aqueles espaços nas redes;
  6. Aqui, o Yoast pergunta quais partes do site devem aparecer em pesquisas;
  7. Nessa opção o Yoast SEO pergunta se haverá um único autor para o site ou vários. Se pessoas com outras contas forem publicar no endereço, marque Sim;
  8. Aqui o Yoast vai pedir para que você autorize que ele use sua conta do Google Search Console. Para mais informações, visite nosso curso de Google Search Console;
  9. Aqui estão as configurações de título, que irão influenciar como seu site vai aparecer nas pesquisas;
  10. Esse passo é uma oferta do Yoast para que você assine a sua newsletter. Nós recomendamos que você aceite;
  11. Aqui, o Yoast oferece sua versão premium e alguns conteúdos relevantes. Se tiver tempo, assista aos vídeos;
  12. Aviso de conclusão da configuração.

Yoast SEO Premium

Uma possibilidade que você deve ter em mente é a de assinar o plano Premium do Yoast. Isso porque as ferramentas que a versão paga oferecem são muito boas para melhorar seus resultados.

Com a versão Premium do Yoast, por exemplo, é possível ter acesso ao Gerenciador de Redirecionamento, uma ferramenta essencial para que seu site não tenha links quebrados que atrapalham o posicionamento.

Outra opção que é exclusiva do Yoast SEO Premium são as sugestões de links internos. Essa ferramenta ajuda a maximizar o uso de termos para seus links internos, fazendo os robôs do Google entenderem a importância de cada um.

Por fim, o Yoast em sua versão paga oferece mais informações sobre a análise dos resultados, o que ajuda a ver melhor o que é preciso para que cada página atinja a primeira página.

O próximo passo…

Agora que o Yoast está devidamente configurado e funcionando no seu site WordPress, você deve aprender como usá-lo corretamente nos textos. Confira na próxima aula como usar o Yoast.

Redação Mirago

Somos apaixonados por educação, tecnologia e negócios, três grandes formas de impactar e transformar vidas. Desenvolvemos formas inovadoras de preparar as pessoas para grandes desafios do mercado digital. Atuar com marketing digital, e-commerce, vendas e startups demanda novas formas de ensino.

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