Geração Y são jovens adultos que estão atualmente entre as idades de 18 e 34 – e que gastam bilhões de reais em compras anualmente. Isso pode ser o suficiente para fazer qualquer comerciante prestar atenção. Mas, a Geração Y é dividida em grupos diversos, de gostos, gêneros e culturas. Sendo assim, com grupos tão diversos, pode ser difícil saber como aproximar o marketing a esta geração.
No entanto, há certas características que são compartilhadas entre quase todos os grupos da Geração Y, e podem direcionar o marketing digital de uma empresa de uma maneira geral:
1. Marketing móvel é o jogo
Vender por meio de computadores desktop é importante, mas dado que 85% da Geração Y está nos próprios smartphones, é essencial estar lá também para atingir esta geração.
Para se destacar em marketing móvel, é preciso primeiro considerar os básicos, que são: páginas de destino otimizadas para celular, imagens de boa visualização, tempo de carregamento rápido e chamada à ação clara.
2. Os grupos sociais são um alvo
A Geração Y é a geração mais tradicional agora, e eles não valorizam estágios da vida das gerações anteriores. Eles encaram a vida de forma diferente. A palavra “família” tem muitos significados diferentes, e nem todos estão ligados ao casamento. “Comunidade” tem uma variedade de significados. Em vez de se concentrar na vida real, a Geração Y se baseia em grupos sociais. Eles são muito mais propensos a ter um forte apego a essas identidades sociais do que se identificar-se como uma pessoa específica na vida.
3. Seja relevante e envolvente
Embora esta estratégia, obviamente, aplica-se a todas as gerações, é uma regra para a Geração Y. Boa parte dessa geração nunca conheceu um mundo sem a Internet e meios de comunicação social. Essa geração está focada em resolver problemas da vida real por meio de pesquisas online – tanto em pesquisas quanto em meios de comunicação social. As marcas que podem trazer soluções relevantes e simples para os problemas do mundo real são aquelas que estão ganhando a atenção desta geração.
Como você tem comercializado o seu produto ou serviço para a Geração Y? Compartilhe seus pensamentos e experiências nos comentários!