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Como gerar engajamento no Facebook

Como gerar engajamento no Facebook

Um dos grandes desafios de todo profissional de social media é como gerar engajamento no facebook. Obviamente não só no Facebook, mas como aqui é o foco, vamos nos concentrar nessa mídia social.

Uma das grandes chaves para que você consiga obter bons resultados de engajamento no facebook é realizar um planejamento da produção do conteúdo a ser postado.

Planejamento de Conteúdo para Facebook

Parece óbvio, mas a quantidade de empresas que não possui um planejamento de conteúdo para as mídias sociais é espantoso. É um “apaga incêndio” diário e isso, obviamente, prejudica a qualidade do conteúdo postado bem como a interação do seu público com esse conteúdo.

planejamento de conteudo

Com menos engajamento, o algoritmo do Facebook entende que seu conteúdo não está atraindo a atenção de seus seguidores, portanto, afetará negativamente o alcance orgânico de suas postagens, gerando um ciclo vicioso.

Por outro lado, ao realizar o planejamento de conteúdo e inserir isso num calendário editorial fica muito mais fácil de se organizar para criar estratégias a fim de gerar engajamento no Facebook e criar um ciclo oposto ao que vimos acima, portanto, um ciclo virtuoso.

Vamos entender algumas ações que você pode tomar para gerar mais engajamento no Facebook com seus seguidores:

1. Faça Perguntas

Qual é uma das melhores maneiras de obter uma resposta de seus seguidores? Fazendo perguntas, é claro!

perguntas engajamento facebook

Para conseguir maior engajamento é importante que você conheça bem seu público: entenda suas necessidades, desejos, desafios, medos, etc. Com isso você terá subsídio pra elaborar boas perguntas para publicar.

Outra dica é usar alguma notícia do momento: Explorá-la no timing certo (e desde que faça sentido para seus seguidores) pode ser altamente benéfico e gerar um alto engajamento no Facebook.

2. Responda às publicações

Outra maneira interessante de gerar engajamento no Facebook é comentar e interagir com os seguidores que deixaram mensagens na sua página. Se um usuário deixou uma pergunta num comentário de uma postagem de sua página é muito importante que você responda, se possível num tempo relativamente rápido.

É interessante pensar numa “linguagem” para sua marca. Veremos isso mais adiante quando falarmos de Brand Persona, você pode adotar uma linguagem mais informal com gírias, memes e humor (se fizer sentido para seu público, é claro), ou pode ser mais formal, vai depender de qual o posicionamento de sua marca. Uma das marcas mestres nisso é a Netflix:

comentário facebook netflix

3. Faça Enquetes

As enquetes são uma excelente maneira de gerar engajamento no Facebook. Antes era preciso contar com aplicativos externos mas já faz um tempo que o Facebook tem essa ferramenta nativa.

enquete engajamento no facebook

Com as enquetes você pode usar e abusar da criatividade para interagir com seus seguidores. Novamente é importante conhecer bem seu público para usar essa ferramenta de maneira inteligente para que ela atinja o objetivo de engajar os usuários.

Não faz sentido usá-la a todo momento e, principalmente, utilizar enquetes que seu público não tem interesse. Novamente, utilizar notícias e acontecimentos num bom timing pode fazer seu engajamento aumentar muito! Por isso é sempre bom estar atento ao que está acontecendo em sua região, mercado, no Brasil e no mundo (se fizer sentido).

4. Gere engajamento por comentários

Essa é uma prática muito comum utilizada por empresas de moda, alimentos e outros segmentos (e é quase uma derivação da primeira dica – “faça perguntas”). Em que consiste?

Um exemplo clássico é uma marca que posta dois vestidos, um ao lado do outro. O vestido da esquerda apresenta e letra “A” logo abaixo dele e uma letra “B” logo abaixo do vestido da direita. E a postagem diz algo mais ou menos assim: “Qual look você usaria hoje?” ou “Qual look pra sexta à noite?” Com isso os seguidores vão interagindo com a marca ao postar as letras A ou B nos comentários.

Novamente é bom lembrar: Só faça isso se entender que faz sentido para seu público e sua marca!

Entenda sua Brand Persona

O conceito de brand persona pode ser facilmente explicado com a seguinte pergunta: “Se sua marca fosse uma pessoa, como ela seria?” Quais seriam o modo de falar, de se vestir, de interagir com outras pessoas, seu senso de humor, seus medos, desejos e necessidades. Qual seria a atitude dessa pessoa?

brand persona

É um ótimo exercício para se fazer! Isso pode lhe ajudar muito a criar uma linguagem única para sua marca interagir e gerar engajamento no facebook com seus seguidores. Invista um tempo em descobrir como é sua Brand Persona e verá que isso facilitará muito as coisas no momento de planejar o conteúdo e gerar engajamento no facebook.

Cuidado com conteúdos de humor, memes e outros.

Pra finalizar, é importante dizer que você deve tomar certo cuidado com conteúdos ligados a humor, memes e outros. Já falamos nesse artigo sobre a importância de você conhecer bem sua marca e seguidores para não dar um “tiro no pé” ao postar conteúdos que, além de não engajar, podem soar ofensivos e desnecessários ao seu público.

Se fizer sentido pra sua marca usar, ótimo! Use com inteligência e criatividade, isso pode ser um ótimo diferencial, como vimos no caso do Netflix acima. Se não fizer sentido, mantenha-se afastado das piadinhas. Sua marca agradece.

Concluindo

E aí? O que achou? Você já aplica essas dicas na prática? Ou apenas já sabia que é importante mas não está usando? Em ambos os casos você precisa se mexer caso queira gerar engajamento no facebook com qualidade para sua marca.

Espero que tenha gostado desse artigo!

Fernando Souza

Publicitário, Palestrante, Consultor e Professor de Negócios Digitais, Marketing e Inovação. Autor do Livro: Metaverso e Web 3.0. Que mundo é esse?25 anos de atuação no mercado digital. 10 anos como empreendedor. Professor nas principais pós-graduações de marketing e negócios do país, como ESPM, FIA, IED, PUC, FEI entre outras. Mais de 20 mil alunos e centenas de clientes como: Fundação Telefônica Vivo, Sabrina Sato, Quiksilver, Instituto Alana, Microsoft, Petronas, Alpargatas, Corinthians, Megawhat Energy, Comerc, Editora Planeta, Hospital Albert Einstein, Cidade Escola Aprendiz, etc.
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