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Lives no Instagram

Lives no Instagram

Você sabe como fazer uma live no instagram e entende suas vantagens? Pois bem, vamos falar exatamente sobre isso neste artigo. 

Não é preciso “chover no molhado” para falar sobre a importância do instagram como importante mídia social numa estratégia de marketing, certo? Somos o 3º maior país em número de usuários na plataforma em todo o mundo, portanto, há grandes chances de você ser um(a) usuário(a) ativo(a) na plataforma. 

E toda essa atenção do público no app chama a atenção dos profissionais de marketing. Numa pesquisa realizada em vários países do mundo, os profissionais de marketing têm no Instagram a segunda plataforma em que mais investem seus esforços (ficando atrás apenas do Facebook). 

Você já sabe: onde está a atenção, aí está o dinheiro. 


O que é live no instagram?

Uma live no instagram nada mais é do que você entrar ao vivo em sua conta para transmitir alguma mensagem aos seus seguidores. Nós vamos ver que, com apenas alguns cliques, você tem a possibilidade de falar com muitas pessoas de forma simples, rápida e prática. 

Pense nisso por um momento: Se você quisesse fazer uma transmissão ao vivo há cerca de 15 anos atrás, isso exigiria um esforço enorme em termos de equipamentos, configurações, softwares, pessoal, etc. Hoje, com um smartphone conectado à internet e uma conta no Instagram você faz isso num piscar de olhos. 

Como fazer uma live no Instagram?

Acesse seu instagram e siga o passo a passo abaixo:

  1. Vá até a seção Stories do Instagram (ícone no canto esquerdo superior da tela)
  2. Selecione a opção “Ao vivo” na parte inferior da tela (está na direita)
  3. Pressione o botão “Transmitir ao vivo”

iniciar transmissão ao vivo no instagram

Prontinho! O Instagram checará sua conexão com a internet e em alguns segundos você já estará ao vivo para falar com seus seguidores! 

verificando conexão para live no instagram

Para encerrar uma live no instagram basta clicar em “encerrar”, no canto superior esquerdo da tela no ícone “X”. O Instagram exibirá uma tela de confirmação.

encerramento live instagram

Ao encerrar a transmissão, você terá 3 opções: 

  • Compartilhar a live no IGTV
  • Baixar o vídeo 
  • Descartar o vídeo

opções após encerramento da live no instagram

Vale lembrar que ao escolher a opção “baixar o vídeo”, a live ficará salva na galeria de seu smartphone. Esse processo pode demorar um pouco, dependendo do tamanho do vídeo.

Muito simples, né? 

Caso prefira uma versão em vídeo, preparamos um conteúdo complementar aqui para você: 

https://www.youtube.com/watch?v=HjCBayEFQ60

Vantagens de fazer uma live no instagram

Seja para uma pessoa ou para uma marca, as lives no instagram apresentam várias vantagens, vamos conhecer mais sobre elas. 

Humanização

Ao fazer uma live no instagram, você consegue trazer mais humanização, seja para sua marca pessoal, seja para uma marca de uma empresa, produto ou serviço. 

E o que queremos dizer com isso? Ao trazer um lado mais humano para uma marca, você possivelmente conseguirá maior grau de relacionamento e proximidade com seus seguidores.Torna essa relação mais “quente” e menos distante. Afinal, pessoas compram de pessoas, certo?

Engajamento

Outra vantagem de fazer lives no instagram é a possibilidade de aumentar o engajamento de sua conta. É claro que para isso funcionar será necessário um planejamento para que sua audiência veja valor em seu conteúdo. 

Uma vez que você seja capaz de trazer conteúdo relevante para seu público por meio de lives de maneira consistente, o algoritmo do instagram passa a “entender” que ele pode distribuir seus demais formatos de conteúdo (feed, stories, IGTV, Reels) para mais pessoas (maior alcance orgânico). Isso, obviamente, se você fizer um bom trabalho nas lives e reter e engajar sua audiência.

Entrega de Conteúdo 

Alguns conteúdos mais densos e aprofundados podem ser comunicados por meio de transmissões ao vivo no Instagram. Sim, é verdade que você também pode utilizar o IGTV para isso, mas as lives podem ser uma alternativa interessante para compartilhar conteúdos de valor. 

Imagine aquela palestra, webinar ou algum conteúdo educativo que demanda certo tempo e preparação para ser comunicado. As lives no instagram podem ser um ótimo canal para transmitir a sua mensagem.

Vendas

Sim! Uma tendência forte, principalmente para varejistas, é o live commerce (comércio ao vivo, numa tradução literal). O live commerce ganhou popularidade primeiramente na China e se espalhou rapidamente por todo o mundo. E adivinhe? Você poderá criar lives no instagram para vender seus produtos, oferecer descontos e promoções ou ainda lançar novos produtos e serviços. 

Para marcas que já possuem um número interessante de seguidores (e isso pode ser relativo, – para um varejista local do interior de Minas Gerais com 1.000 seguidores este é um bom número, enquanto uma varejista nacional, 300.000 seguidores pode ser um bom número), esta é uma estratégia interessante. 

Baixo Custo

Como vimos, fazer uma live no instagram é muito simples e praticamente não custa nada, se você tem acesso a um smartphone e internet. No entanto, não é porque o custo é baixo que você pode fazer “qualquer coisa a qualquer momento”. É preciso utilizar as lives na plataforma de maneira estratégica para maximizar seu potencial retorno, de acordo com seus objetivos. 

Geração de leads 

Uma live no instagram também pode ser um ótimo canal para “aquecer” sua audiência com o objetivo de gerar leads para seu departamento comercial. Pense em como você pode utilizar este canal para compartilhar conteúdos de valor e, que, ao final, você direcione este público para um site externo ou mesmo estimule o envio de mensagens diretas (directs) pelo próprio Instagram. 

Recursos disponíveis numa live no Instagram

Chegou a hora de descobrirmos quais os recursos disponíveis e responder algumas dúvidas comuns ao fazer uma live no Instagram. Vamos a eles?

Tempo de transmissão 

Uma live no instagram tem a duração máxima de 4 horas. Em seu início, as lives no instagram tinham duração máxima de 60 minutos e eram interrompidas após esse tempo, no entanto, agora é possível fazer lives mais longas.  

Este tempo permite explorar diferentes formatos de eventos ao vivo no Instagram, como palestras, webinars, entrevistas, lançamento de produtos, dentre outros.

Adicionar um título

Antes de iniciar a transmissão ao vivo você poderá criar um título para sua Live no Instagram. Já na seção de transmissão ao vivo, você verá um ícone com quatro linhas do lado esquerdo e escrito “detalhes”. Basta clicar nele e adicionar o título de sua Live. 

adicionar título para live no instagram

Aqui você também poderá adicionar parceiros de marca, se for o caso. 

Configurações iniciais 

Antes de iniciar sua live no Instagram é possível definir as configurações de câmera que você deseja utilizar (câmera frontal ou não) e o lado da tela em que ficará a barra de ferramentas da câmera (lado esquerdo ou direito). 

configurações iniciais para live no instagram

Além disso, também é possível selecionar diversos filtros antes do início da transmissão ao vivo.

Fixar comentários

Quando você está numa live no Instagram, os comentários das outras pessoas ficam aparecendo na parte inferior da tela e, conforme mais pessoas enviam mensagens, estas vão “rodando” para baixo, sumindo da tela. 

Caso queira fixar um comentário durante a live, basta clicar em cima da mensagem e segurar, assim, o comentário permanecerá fixo para todos verem. Para desfazer, basta fazer o mesmo procedimento (clicar em cima e segurar). 

Você também poderá comentar em sua própria transmissão e fazer o mesmo processo para fixar um comentário na tela. É um recurso bastante útil quando deseja inserir alguma informação importante para a audiência.

Desativar comentários

É possível que você não queira a área de comentários em sua live no instagram. Neste caso, também é possível retirá-la da transmissão facilmente. Basta clicar nos três pontinhos na barra de comentários e clicar em “desativar comentários”. 

desativar comentários numa live no instagram

Para retornar os comentários durante a transmissão ao vivo, basta fazer o mesmo procedimento, mas clicar em “ativar comentários”. 

É preciso ponderar sobre deixar ou não os comentários ativos, já que a participação do público pode ajudar as pessoas a se engajarem com o conteúdo e ativar o gatilho mental da participação. Por outro lado, se o conteúdo que está sendo comunicado exige atenção e foco por parte dos usuários, talvez faça sentido desativar temporariamente os comentários. Tudo vai depender de seu contexto e objetivos!

Filtrar comentários

Não há nada mais indesejado do que você fazer uma live no instagram e contar com comentários desrespeitosos, mal educados ou fora de contexto durante a transmissão. 

Felizmente, existe uma forma de moderar estes comentários previamente de uma maneira simples. Para isso, basta:

  • Acessar o seu perfil do Instagram, e clique nos três traços no lado superior direito;
  • Clique em configurações;
  • Selecione Privacidade;
  • Na opção “Interações”, clique em “palavras ocultas”;
  • Nesta opção você poderá bloquear determinadas palavras manualmente ao gerenciar uma lista de palavras personalizada.

Esta ação não exclui totalmente os comentários indesejados, no entanto, pode diminuir boa parte deles.

Convidar outras pessoas para participar da live

Durante uma live no Instagram é possível convidar outras pessoas – que estejam acompanhando a transmissão –  para participar. Para isso, basta clicar num ícone de câmera com um sinal de “+” na parte inferior da tela. Abrirá uma tela com o nome dos participantes da live e você poderá adicionar esta pessoa para fazer parte de sua transmissão. 

Além disso, você também poderá convidar uma pessoa ao digitar o nome de usuário dela na barra de pesquisa na parte superior. Caso a pessoa aceite o convite, ela aparecerá na sua live. Você também verá se a pessoa recusar.

Dicas para uma live no instagram de sucesso

Como vimos, fazer uma live no Instagram é super simples e rápido, no entanto, é preciso se atentar para não cometer erros básicos que podem prejudicar sua transmissão. Por isso, vamos trazer algumas dicas para que você consiga ótimos resultados investindo neste formato.

Internet

Sim, este talvez seja o ponto mais básico, mas sem dúvida, um dos mais importantes. Se a qualidade de sua internet não estiver boa, sua live no instagram pode ser prejudicada. 

Assim, certifique-se de que seu sinal esteja bom antes da transmissão e, idealmente, faça testes no local antes de entrar ao vivo, afinal, é muito desagradável participar de uma transmissão ao vivo em que a qualidade é ruim, não é mesmo? 

Um mau sinal de internet poderá jogar todos os seus esforços por água abaixo, já que seu público não permanecerá na transmissão, portanto, não erre neste ponto. 

Divulgue com antecedência

Você pode entrar numa live no instagram sem avisar ninguém? Pode, sem dúvida, inclusive a própria plataforma tem meios de avisar seus seguidores que você está ao vivo, no entanto, é indicado realizar uma divulgação prévia. 

A partir do momento que você definiu a data de sua live, comunique isso para sua audiência por meio de outros formatos na plataforma (ex. feed do Instagram, stories, reels) e até outros canais (ex. e-mail, site, outras mídias sociais). Isso trará maior nível de consciência para seu evento e ajudará a atrair mais seguidores para sua transmissão ao vivo. 

Roteiro

Não é porque o evento é ao vivo que você não precisa de um roteiro para seguir. Veja, o objetivo de um roteiro não é te “travar”, no entanto, ele ajuda demais a trazer um “norte” para sua apresentação e conteúdo. Isso ajudará você ou sua marca a passarem o conteúdo desejado, no tempo desejado. 

Este roteiro não precisa ser algo mega detalhado e muito menos um script a ser lido. Ele servirá como um guia durante toda a transmissão, ajudando você (ou a pessoa que irá realizar a transmissão ao vivo) a não perder detalhes importantes no meio do caminho. 

Preparação

A preparação para uma live também é algo importante. Aqui estamos falando da pessoa que irá apresentar o conteúdo. É claro que isso varia muito conforme o contexto (por exemplo, uma influenciadora que tem um conteúdo casual é muito diferente de uma marca ligada ao universo B2B). 

Além disso, tem gente que se sente confortável em frente à câmera, outras nem tanto. Portanto, uma preparação prévia e um alinhamento em relação ao conteúdo que será passado ajudarão você a ter melhor desempenho numa live no instagram.

Iluminação

Um ponto fundamental e que tem ligação direta com a percepção de “qualidade” de uma live no instagram é a iluminação. Muitas vezes deixada de lado, a iluminação pode ter um papel muito importante para trazer maior ganho visual e, com isso, reter mais pessoas durante a transmissão. 

Pare e pense em sua própria experiência: Ao ver um conteúdo ao vivo em vídeo no Instagram ou mesmo em outras plataformas como o Youtube, talvez você já tenha notado algumas lives com aspecto “amador” ou pouco profissional. Pode ser, inclusive, que esta percepção venha de um cenário com pouca iluminação. 

E, como sabemos, a nossa percepção sobre algo pode influenciar nosso comportamento e, por mais que um conteúdo nos interesse, se algo nos “incomoda” naquele contexto, tendemos a sair da transmissão. 

Áudio

A qualidade do áudio influencia diretamente na qualidade de sua transmissão ao vivo. Uma pessoa pode até acompanhar uma transmissão com baixa iluminação, mas dificilmente acompanhará uma transmissão ao vivo com áudio ruim. 

Dessa forma, antes de entrar ao vivo no Instagram, procure um ambiente silencioso e, de preferência, sem interferências externas, já que isso poderá atrapalhar sua live. 

Interaja com a audiência

Ao longo de sua transmissão no Instagram, procure interagir com seus seguidores, afinal, esta é uma das grandes vantagens de fazer um evento ao vivo, certo? 

Algumas formas interessantes de interagir, envolvem: 

  • Dar as boas vindas
  • Fazer perguntas
  • Pedir comentários e opiniões 
  • Pedir para compartilhar aquela live com mais pessoas
  • Chamar pessoas pelo nome 
  • Convidar pessoas para participar da live

Tudo isso ajudará sua marca a estabelecer um relacionamento mais próximo com aquelas pessoas que estão acompanhando sua live no instagram. 

Salve o conteúdo da live no instagram (para usar depois)

Outra dica interessante sobre as lives no instagram é que você poderá salvar o conteúdo para usá-lo posteriormente. Como vimos, você poderá compartilhar em seu IGTV ou baixar em seu smartphone para usá-lo posteriormente. 

Alguns influenciadores ou mesmo marcas utilizam alguns conteúdos de lives no instagram como bônus em ofertas de produtos digitais. Ao finalizar uma transmissão, a marca baixa este conteúdo e não deixa mais disponível no Instagram. Caso a pessoa queira ver novamente, o conteúdo estará atrelado a uma oferta de produto ou serviço.

Esta é uma alternativa que não se encaixa à todos os tipos de negócios, mas pode fazer sentido para outros. Avalie o seu contexto.

Conclusão

Como vimos, as lives no Instagram são uma ferramenta incrível para entregar conteúdo de qualidade e se relacionar com seus seguidores. Além de humanizar as marcas, elas tem um potencial incrível em todas as etapas da jornada de compra do consumidor, entregando conteúdos de topo, meio e fundo de funil. 

Entender sua relevância e, mais do que isso, entender como encaixá-la numa estratégia “macro” de marketing digital e mídias sociais podem fazer grande diferença em seus resultados. 

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Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.
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