O SEO Local é um fator de extrema importância para negócios locais. Muitas empresas gerenciam mal suas informações no Google Maps, deixando dados desatualizados ou muitas vezes nem sequer se cadastram na ferramenta.
O que é um negócio local?
Todo negócio que tem uma atuação local, muitas vezes um ou alguns bairros ou raio ao redor de sua localização, pode ser considerado um negócio local.
Geralmente, esse tipo de negócio requer que o cliente se desloque até o estabelecimento físico para poder consumir seus produtos e serviços.
Alguns exemplos de negócio local são padarias, bares, restaurantes, barbearias, salões de beleza, entre outros.
Por que é importante adicionar sua empresa no Google Maps?
A busca por empresas locais é muito importante para alguns tipos de negócio. É fácil perceber isso ao fazer uma busca no Google por um determinado serviço ou produto. Se você buscar a palavra pizzaria no Google vai perceber que aparece um mapa com diversas pizzarias cadastradas.
Isso acontece pois o Google entende que na busca por pizzarias, a localização delas é um fator importante. Afinal, ninguém quer fazer um pedido em uma pizzaria distante pois a pizza pode chegar fria.
Sendo assim, estar nesse mapa pode ajudar o seu negócio a ser encontrado com mais facilidade. Além de ser encontrado, o seu cadastro pode ajudar o usuário a decidir se ele prefere ir no seu estabelecimento ou no concorrente.
Isso porque além de cadastrar o endereço do seu estabelecimento, você ainda pode inserir muitas informações úteis:
- Formas de contato (email, telefone, whatsapp, etc)
- Horário de atendimento
- Formas de pagamento
- Faixa de preço
- Comodidade
- Acessibilidade
- Fotos
- Vídeos
- Avaliações de clientes
- Promoções
- Cardápio
- Sistema de agendamento
- E muito mais
Google Meu Negócio
Cadastrar sua empresa para aparecer no Google Maps é simples. Você deve criar uma conta gratuitamente no Google Meu Negócio.
Em seguida, siga os passos abaixo:
- Crie sua conta gratuita no Google Meu Negócio
Acesse business.google.com e crie uma conta gratuitamente (caso ainda não possua uma conta Google do seu negócio).
- Digite o nome da sua empresa
Escreva o nome da sua empresa. O Google vai realizar uma busca para checar se ela já não foi cadastrada anteriormente. Caso já exista, ela vai aparecer na caixa de sugestões abaixo.
Caso você nunca tenha cadastrado sua empresa, escolha a primeira opção e crie uma nova empresa com o nome escolhido. - Siga preenchendo as informações solicitadas
Sempre preencha com cuidados todas as informações solicitadas. Procure preencher da maneira mais completa possível.
- Verifique a propriedade do estabelecimento
O Google vai tentar verificar que sua empresa realmente se encontra naquele endereço. Ele pode fazer isso de duas formas: ligando no telefone da sua empresa ou enviando um postal.
Em ambos os casos ele te informará um código de verificação, que deve ser anotado e posteriormente preenchido no site do Google Meu Negócio. Após confirmar o código, seu estabelecimento já estará verificado.
Pronto! Agora seu estabelecimento já está cadastrado. Essa é a primeira parte de todo esse trabalho. Em seguida é muito importante que você preencha o máximo de informações possível na ficha do seu estabelecimento.