SEO Local: o que é e como fazer?

SEO Local: o que é e como fazer?

Você sabe o que é e como fazer SEO Local? Entenda a importância desta estratégia para atrair mais clientes para seu negócio. Confira!
seo local

Você já se perguntou como as empresas aparecem no Google Maps e como faz para que seu negócio apareça lá também? Ou ainda como o Google determina quais empresas exibir nos resultados de uma pesquisa por um negócio? Se sua resposta for sim, chegou a hora de conhecer o SEO local. 

exemplo de buscas locais no google

Todas essas pesquisas são o que chamamos no marketing digital de pesquisas locais. Ao inserir termos semelhantes a esses, o Google aciona o SEO Local por entender que você precisa de indicações de estabelecimentos físicos para ir e, dessa forma, te oferece mais praticidade e uma experiência melhor na plataforma. 

Adotando a estratégia de SEO local e realizando algumas ações você consegue otimizar seu site para que seu negócio seja indicado pelo Google organicamente, se aproveitando de uma pesquisa muito quente e que pode te render mais visitas e mais vendas. 

Ficou interessado(a) em saber mais a respeito? Continue a leitura e coloque em prática quanto antes!

O que é SEO Local?

A estratégia de SEO local busca a otimização de estabelecimentos físicos nos buscadores. Possui o propósito de ser utilizado e desenvolvido para que o usuário encontre seu negócio ao pesquisar por determinado tipo de solução próxima dele geograficamente. 

O SEO local tende a entender melhor a intenção da busca e atua com maior precisão no resultado das mesmas, conseguindo melhorar a experiência do usuário. 

Um exemplo de como funciona essa dinâmica: uma busca no Google com o termo “farmácia”. O usuário até pode buscar conteúdos mais explicativos, mas é muito provável que ele queira saber, na verdade, onde há uma farmácia mais próxima de sua localização

Logo, o buscador, além de mostrar outros conteúdos relevantes para essa palavra-chave, apresenta também uma seção com indicações geográficas de estabelecimentos próximos do usuário. Dessa forma, facilita e incentiva o tráfego ao ponto físico enquanto melhora a experiência do usuário, oferecendo praticidade. 

busca por farmácia no google: exibe o mapa com algumas empresas próximas - busca local

Por que o SEO Local é importante para as empresas? 

É inegável o tamanho potencial de alcance que a internet proporciona para milhares de empresas diariamente. Usá-la para vender no seu estado ou mesmo em todo o Brasil pode ser muito vantajoso e trazer usuários muito qualificados para o site da empresa em questão.

No entanto, quando falamos de negócio local algumas barreiras começam a surgir. Por mais que, por exemplo, você tenha um potencial público de 20 mil pessoas em uma campanha na internet, quantas delas estariam dispostas a atravessar a cidade para ir até sua loja? 

Por isso o SEO local se torna tão importante para as empresas: ele irá comunicar com um público segmentado geograficamente, que já está próximo do seu ponto físico e muitas vezes já em um estágio de fundo de funil, pronto para decidir. 

O SEO local garante então, por meio de diversas estratégias, que as empresas apareçam em uma posição privilegiada nas pesquisas dos usuários, gerando um fluxo de visitantes maior no ponto físico e ajudando a aumentar as vendas. 

Quais vantagens o SEO Local pode trazer ao seu negócio? 

Aplicar o SEO local pode ser muito benéfico para seu negócio, contando com diversas vantagens! Confira abaixo alguma das principais:

Aumento de visibilidade local

A visibilidade é fundamental para qualquer negócio, sobretudo para pequenas e médias empresas, já que não conseguem investir tanto quanto grandes players em divulgação e estratégias de marketing em geral. Logo, toda e qualquer ação planejada que possa fazer com que seu negócio esteja um passo à frente de seus concorrentes, vale ouro. 

Quando falamos sobre ser encontrado online, o SEO se apresenta como um grande trunfo para esse cenário, uma vez que são utilizadas otimizações orgânicas com foco nos buscadores. Centralizar os esforços para uma aparecer com mais relevância em uma região específica proporciona ainda mais visibilidade e autoridade local. 

Autoridade local

Outro fator fundamental para as empresas, o desenvolvimento de autoridade exige um bom planejamento e pensamento estratégico. Quanto mais autoridade, mais forte e relevante sua empresa será no imaginário do público. 

Ao falar sobre localizações específicas, precisamos ser ainda mais cirúrgicos em nossas ações, pois fechamos ainda mais nosso nicho. Em vista disso, estar bem ranqueado nos buscadores é primordial. Afinal, quando você busca por algo na internet, você vai além da primeira página de resultados? 

Dificilmente são avançadas muitas páginas nos buscadores, e quando isso acontece, os internautas já não constroem uma boa primeira impressão daqueles sites. Os usuários entendem que o conteúdo da primeira página é mais confiável, mais relevante e, por consequência, deve ser melhor também.

O SEO local irá atuar justamente no reforço dessa autoridade local, proporcionando ao seu negócio maior credibilidade, uma vez que confiamos no que os algoritmos nos entrega com certo destaque. 

Incentiva a tomada de ação dos usuários

A força do SEO local é muito grande, isso porque ao realizar pesquisas regionais, esse usuário já está em meio ou fundo de funil e transita da consideração do problema para a decisão de compra rapidamente. 

Confira um trecho de uma pesquisa do Google a respeito: 

SEO Local: 76% das pessoas que realizam uma pesquisa local via mobile visitam o negócio em até 24 horas e 28% dessas pesquisas resultam em uma compra

Estar entre os principais resultados “corta caminho” no funil de vendas e deixa o consumidor mais próximo de se tornar um cliente, sem grandes esforços financeiros. Estar bem indexado nos buscadores pode ser decisivo para aumentar suas vendas.

Novos consumidores são atraídos

O SEO local consegue dar maior destaque para seu ponto físico, principalmente se ele não é tão conhecido, é um novo estabelecimento ou está localizado em uma rua de menor movimento, por exemplo. 

Com essa estratégia, sua empresa atrai mais consumidores locais, com maior chance de serem fidelizados e comprarem regularmente, como também pode atrair visitantes por conveniência.

Podemos pensar em postos de gasolina, para exemplificar. O consumidor que faz essa pesquisa necessita abastecer com certa urgência e se aproveita da conveniência do SEO Local para escolher o posto mais próximo de sua localização.

Locais com um viés mais turístico também podem se beneficiar grandemente do uso dessa estratégia, como hotéis, casas noturnas, restaurantes e atrações relacionadas a artes, por exemplo, uma vez que o turista não conhece bem a cidade e confia no buscador para encontrar o que precisa rapidamente. 

Principais ferramentas para SEO Local

Selecionamos as principais ferramentas que te ajudarão a colocar em prática as estratégias de SEO local. Conheça abaixo:

  • Google Meu Negócio / Perfil de Empresa no Google

Principal ferramenta no SEO local. É através do Perfil de Empresa (antigo Google Meu Negócio, que será descontinuado) que seu estabelecimento passará a ser visto e recomendado pelo Google aos usuários. 

Lá, é possível fazer um cadastro completo, incluindo horário de funcionamento, fotos, aba de perguntas e respostas, enviar mensagens, inserir produtos, acompanhar relatórios e muito mais!

Quer aprender passo a passo como criar e gerir com qualidade seu Perfil de Empresa no Google? Inicie já o Curso Google Perfil da Empresa (Meu Negócio) da Mirago e leve mais clientes até seu estabelecimento físico.

  • Semrush

O Semrush Local SEO Tools é uma ferramenta paga interessante para acompanhar métricas e relatórios, além de monitorar a posição da sua empresa no Google e contar com o Listing Management, que distribui automaticamente as informações de contato da sua empresa em diversos diretórios. 

  • Google Analytics

Assim como a ferramenta anterior, o Google Analytics é uma ferramenta do Google para de métricas e relatórios, gratuita, capaz de proporcionar diversos insights para auxiliar em uma estratégia de SEO local eficiente e assertiva. 

  • Keyword Tool 

Uma ferramenta bem conhecida, usada para te ajudar a selecionar palavras-chave interessantes e relevantes para serem trabalhadas no SEO da sua empresa. Uma característica interessante da Keyword Tool é que ele também sugere palavras-chave complementares, enriquecendo ainda mais seu planejamento.

  • Google Keyword Planner

Essa é uma ferramenta gratuita que o Google oferece para planejar palavras-chave. O Google Keyword Planner, além de também sugerir termos complementares, traz todo um panorama sobre as palavras pesquisadas, como dificuldade de indexação e volume de buscas do termo, por exemplo. 

  • Google Alertas

O Google Alertas pode ser uma ferramenta gratuita muito interessante para acompanhar o linkbuilding. Através dele, é possível monitorar palavras-chave e receber avisos de menções na internet sobre a marca, por exemplo. 

Como o SEO Local funciona no Google?

Um usuário que pesquisa no Google por algum negócio local e inclui algum tipo de termo regional como palavra-chave (como “no centro”, “em Santo André” ou mesmo “próximo de mim”) aciona o algoritmo de busca local, alterando a forma da plataforma apresentar os resultados. 

Algumas outras palavras-chave também desencadeiam o algoritmo do SEO local. São os casos de “restaurante”, “teatro”, “cinema” ou “hotéis”, por exemplo, onde mesmo sem ter o complemento regional, o Google entende que a possibilidade do usuário buscar opções próximas geograficamente é alta e apresenta então esse resultado. 

É possível observar então que a localização, tanto do usuário, como do estabelecimento em relação entre si são fatores determinantes e essenciais para haver um filtro e o resultado seja apresentado ao internauta rapidamente. 

Para obter uma boa otimização, então, as ações de SEO local precisa mostrar ao Google sua localização e áreas de atuação, além de demonstrar sua relevância e autoridade. 

Como os resultados são apresentados aos usuários?

Ao pesquisar, por exemplo, o termo “restaurantes em pinheiros”, o buscador traz um box em destaque com o Google Maps e uma seleção de 3 negócios e as principais informações de cada um. Veja abaixo: 

local pack do google

São destacadas algumas características bem importantes, como: nome, nota de avaliação (estrelas), endereço, distância do local em relação a sua localização atual, horário de funcionamento e, ao lado, um mapa para auxiliar e beneficiar a visualização do usuário. 

Esse box é conhecido como Local Pack e gerado com base no cadastro das empresas no Perfil para Empresas do Google. É um local muito privilegiado e com a estruturação e aplicação correta do SEO local, não é “um bicho de sete cabeças” conseguir indexar seu negócio nessa posição. 

Ao clicar em “Mais locais”, no botão cinza, o Google redireciona seus usuários para o Local Finder. 

local finder do google - seo local

Abaixo do local pack são exibidos resultados orgânicos normalmente, sejam eles de conteúdo ou comerciais.

busca orgânica do termo "restaurantes Pinheiros"

Os resultados apresentados no local pack e no local finder são distintos. Isso ocorre, pois cada um utiliza diferentes fatores e critérios para formar aquele resultado. Logo, é de extrema importância que sua otimização seja completa, considerando o site e o Perfil de Empresa no Google para obter uma posição relevante em ambas listas. 

Quais os principais fatores de ranqueamento no SEO Local?

São vários os fatores que podem influenciar sua empresa obter um bom ranqueamento no Google, no entanto, o algoritmo se baseia principalmente em 3 características para entregar um resultado mais assertivo aos usuários. São eles:

  • Proximidade: 

A distância é um fator primordial a ser considerado nos resultados de maior relevância regional.

O buscador consegue mapear sua geolocalização e traçar estabelecimentos mais relevantes com base na distância deles em relação aos usuários, mesmo se o ele não especificar na pesquisa em qual região está.

  • Relevância: 

O entendimento do algoritmo é de que quanto mais próximo, mais relevante o local tende a ser. Outros pontos também são considerados, como quão próximo estão a palavra-chave utilizada e resultados.

  • Destaque: 

É considerado a relevância que sua empresa possui em relação à concorrência. Entram aqui questões de linkbuilding, avaliações recebidas e conteúdos de relevância local publicados pelo seu negócio, por exemplo. 

Além disso, preenchimento correto e completo do Perfil de Empresa também conta. Portanto, adicione o máximo de informações possíveis e mantenha-o sempre atualizado. Um perfil completo e abastecido também possui mais relevância perante a perfis incompletos e consequentemente, terá mais destaque. 

Como aplicar o SEO Local, na prática? 

Trabalhar com SEO local pode ser mais fácil do que você imaginava! Confira, a seguir, o que você deve fazer para colocar essa estratégia em prática e atrair mais visitantes ao seu negócio:

1. Otimize seu site

O primeiro passo é otimizar o site da sua empresa para que ele seja o mais amigável possível, tanto para o Google quanto para seus visitantes. Não se esqueça que o SEO local ainda se trata de uma estratégia SEO, logo:

  • Verifique a velocidade da página
  • Garanta que seu site é responsivo e tem um bom desempenho, principalmente no mobile
  • Se certifique que as URLs são amigáveis e que há escaneabilidade nos conteúdos
  • Trabalhe as páginas com palavras-chave estratégicas
  • Construa linkbuilding de qualidade
  • Entre outras técnicas utilizadas para SEO On Page e SEO Off Page

2. Crie e gerencie seu Perfil de Empresa no Google (antigo Google Meu Negócio)

Crie e gerencie seu Perfil de Empresa no Google em poucos passos. É através desse perfil que o Google que os usuários irão localizar seu negócio, tanto na busca orgânica, como no Google Maps. 

Para criar essa conta é muito simples: basta entrar no site e clicar em “gerenciar agora” e seguir o passo a passo que o Google propõe. 

Preencha todos os campos que puder com atenção, para manter seu perfil abastecido e completo. Insira essas informações de forma estratégica.

Lembre-se de que será pedido uma confirmação postal, onde o Google enviará um código via correio ao seu estabelecimento, que deverá ser inserido posteriormente na página para comprovar que seu ponto físico existe e que está tudo certo.

Após ter todas as informações preenchidas, faça o gerenciamento dessa página e fique sempre de olho no chat e na seção perguntas e respostas para dar suporte aos seus potenciais clientes, atualize horário de funcionamento em datas especiais, como feriados e monitore suas visitas e avaliações. 

Temos um curso inteiramente dedicado a isso: Curso Google Perfil da Empresa. Aprenda a atrair mais clientes para o seu negócio local, na prática.

3. Mantenha suas informações de forma consistente

Para evitar causar confusão aos seus clientes e para o Google, mantenha suas informações atualizadas e padronizadas. O que isso quer dizer?

Certifique-se que o nome, endereço e telefone do seu negócio sejam os mesmos em todos os perfis que ele tiver, desde as redes sociais até o Perfil de Empresa do Google. Não se esqueça que se alguma informação estiver divergente em sites com backlink, tente entrar em contato e solicitar a correção.

Essa consistência é muito importante, pois se Google encontrar informações conflitantes, a probabilidade de que nenhuma delas seja exibida é grande. 

4. Esteja presente digitalmente 

É fundamental que sua empresa esteja presente nas redes sociais e sites de avaliação. Construir essa presença e solidificá-la promove maior autoridade e confiança para potenciais clientes e também para o Google, além de acabar produzindo de forma orgânica provas sociais. 

Alimente seus perfis com conteúdo estratégico e seja consistente em suas postagens. Confira, a seguir, alguns canais que valem a pena serem considerados para sua estratégia:

presença digital

5. Incentive seus clientes a deixarem avaliações

É muito importante que seu negócio tenha provas sociais para criar maior credibilidade e autoridade perante visitantes e novos clientes e também para mostrá-los como é o relacionamento entre marca e público.

Portanto, incentive sempre que seus clientes deixem registrado suas experiências com atendimento, produtos e serviços em diversos canais, como os citados no tópico anterior.

6. Produza conteúdo local

A produção de conteúdos é carta curinga no marketing digital e se mostra uma boa estratégia para diversas finalidades. 

Ao produzir conteúdos para redes sociais e blogposts, lembre-se de reforçar a questão local com o uso de palavras-chave estratégicas. 

Mostre seu negócio como parte da comunidade, convide parceiros locais para troca de backlinks ou participações em determinados conteúdos, entre outras possibilidades. 

7. Invista na construção de linkbuilding

Um dos principais pontos quando falamos de SEO é a construção de linkbuilding através das parcerias. 

Quando um site terceiro faz um backlink com seu negócio, o Google vê essa indicação com “bons olhos”. Dessa forma, sua empresa compartilha da autoridade e visibilidade desse parceiro, trazendo diversas vantagens para a estratégia de SEO geral e local. 

Para começar o seu linkbuilding, faça um levantamento de empresas que sejam potenciais parceiras e proponha a troca de backlinks, como seus distribuidores, fornecedores, e contratantes, por exemplo. 

Outro tipo de ação interessante com parceiro é a produção de guest posts, onde a questão local pode ser bem ressaltada, além de render possíveis backlinks, auxiliando no seu ranqueamento.
 

Aprofunde seus conhecimentos com a Mirago

Agora que você já sabe mais sobre como funciona o SEO Local e as vantagens de adotar essa estratégia, que tal colocar em prática?

Para construir um plano de ação eficaz é necessário dominar as ferramentas e ter um planejamento concreto. Tudo isso só é possível com conhecimentos sólidos a respeito do que iremos executar. 

Pensando em proporcionar um conhecimento de qualidade acerca do SEO Local e demais estratégias de marketing digital, também com foco no regional, a Mirago preparou um curso completo que irá ajudar sua empresa a se beneficiar e atrair mais clientes no ponto físico. 

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Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.
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