Um dos grandes desafios de todo profissional de social media é como gerar engajamento no facebook. Obviamente não só no Facebook, mas como aqui é o foco, vamos nos concentrar nessa mídia social.
Uma das grandes chaves para que você consiga obter bons resultados de engajamento no facebook é realizar um planejamento da produção do conteúdo a ser postado.
Planejamento de Conteúdo para Facebook
Parece óbvio, mas a quantidade de empresas que não possui um planejamento de conteúdo para as mídias sociais é espantoso. É um “apaga incêndio” diário e isso, obviamente, prejudica a qualidade do conteúdo postado bem como a interação do seu público com esse conteúdo.
Com menos engajamento, o algoritmo do Facebook entende que seu conteúdo não está atraindo a atenção de seus seguidores, portanto, afetará negativamente o alcance orgânico de suas postagens, gerando um ciclo vicioso.
Por outro lado, ao realizar o planejamento de conteúdo e inserir isso num calendário editorial fica muito mais fácil de se organizar para criar estratégias a fim de gerar engajamento no Facebook e criar um ciclo oposto ao que vimos acima, portanto, um ciclo virtuoso.
Vamos entender algumas ações que você pode tomar para gerar mais engajamento no Facebook com seus seguidores:
1. Faça Perguntas
Qual é uma das melhores maneiras de obter uma resposta de seus seguidores? Fazendo perguntas, é claro!
Para conseguir maior engajamento é importante que você conheça bem seu público: entenda suas necessidades, desejos, desafios, medos, etc. Com isso você terá subsídio pra elaborar boas perguntas para publicar.
Outra dica é usar alguma notícia do momento: Explorá-la no timing certo (e desde que faça sentido para seus seguidores) pode ser altamente benéfico e gerar um alto engajamento no Facebook.
2. Responda às publicações
Outra maneira interessante de gerar engajamento no Facebook é comentar e interagir com os seguidores que deixaram mensagens na sua página. Se um usuário deixou uma pergunta num comentário de uma postagem de sua página é muito importante que você responda, se possível num tempo relativamente rápido.
É interessante pensar numa “linguagem” para sua marca. Veremos isso mais adiante quando falarmos de Brand Persona, você pode adotar uma linguagem mais informal com gírias, memes e humor (se fizer sentido para seu público, é claro), ou pode ser mais formal, vai depender de qual o posicionamento de sua marca. Uma das marcas mestres nisso é a Netflix:
3. Faça Enquetes
As enquetes são uma excelente maneira de gerar engajamento no Facebook. Antes era preciso contar com aplicativos externos mas já faz um tempo que o Facebook tem essa ferramenta nativa.
Com as enquetes você pode usar e abusar da criatividade para interagir com seus seguidores. Novamente é importante conhecer bem seu público para usar essa ferramenta de maneira inteligente para que ela atinja o objetivo de engajar os usuários.
Não faz sentido usá-la a todo momento e, principalmente, utilizar enquetes que seu público não tem interesse. Novamente, utilizar notícias e acontecimentos num bom timing pode fazer seu engajamento aumentar muito! Por isso é sempre bom estar atento ao que está acontecendo em sua região, mercado, no Brasil e no mundo (se fizer sentido).
4. Gere engajamento por comentários
Essa é uma prática muito comum utilizada por empresas de moda, alimentos e outros segmentos (e é quase uma derivação da primeira dica – “faça perguntas”). Em que consiste?
Um exemplo clássico é uma marca que posta dois vestidos, um ao lado do outro. O vestido da esquerda apresenta e letra “A” logo abaixo dele e uma letra “B” logo abaixo do vestido da direita. E a postagem diz algo mais ou menos assim: “Qual look você usaria hoje?” ou “Qual look pra sexta à noite?” Com isso os seguidores vão interagindo com a marca ao postar as letras A ou B nos comentários.
Novamente é bom lembrar: Só faça isso se entender que faz sentido para seu público e sua marca!
Entenda sua Brand Persona
O conceito de brand persona pode ser facilmente explicado com a seguinte pergunta: “Se sua marca fosse uma pessoa, como ela seria?” Quais seriam o modo de falar, de se vestir, de interagir com outras pessoas, seu senso de humor, seus medos, desejos e necessidades. Qual seria a atitude dessa pessoa?
É um ótimo exercício para se fazer! Isso pode lhe ajudar muito a criar uma linguagem única para sua marca interagir e gerar engajamento no facebook com seus seguidores. Invista um tempo em descobrir como é sua Brand Persona e verá que isso facilitará muito as coisas no momento de planejar o conteúdo e gerar engajamento no facebook.
Cuidado com conteúdos de humor, memes e outros.
Pra finalizar, é importante dizer que você deve tomar certo cuidado com conteúdos ligados a humor, memes e outros. Já falamos nesse artigo sobre a importância de você conhecer bem sua marca e seguidores para não dar um “tiro no pé” ao postar conteúdos que, além de não engajar, podem soar ofensivos e desnecessários ao seu público.
Se fizer sentido pra sua marca usar, ótimo! Use com inteligência e criatividade, isso pode ser um ótimo diferencial, como vimos no caso do Netflix acima. Se não fizer sentido, mantenha-se afastado das piadinhas. Sua marca agradece.
Concluindo
E aí? O que achou? Você já aplica essas dicas na prática? Ou apenas já sabia que é importante mas não está usando? Em ambos os casos você precisa se mexer caso queira gerar engajamento no facebook com qualidade para sua marca.
Espero que tenha gostado desse artigo!