É muito comum não saber ao certo a diferença entre posts e páginas no WordPress. Embora muita gente não saiba explicar a diferença exata, muitos usuários acabam utilizando da maneira correta.
Antes de tudo, precisamos lembrar que o WordPress é um CMS (Content Management System), portanto sua função principal é gerenciar e organizar o conteúdo.
O conteúdo pode aparecer em muitos formatos diferentes dentro do WordPress: textos, fotos, vídeos, áudios, etc.
Além do formato do conteúdo, o tipo de conteúdo pode variar. Dentro do WordPress existem alguns tipos de conteúdo, sendo os mais conhecidos: páginas e posts.
Para acabar de vez com a confusão, vamos entender o que é cada um deles.
Páginas
As páginas do WordPress são utilizadas para inserir conteúdo, em sua maioria conteúdos mais estáticos. Seu uso mais comum é para criar conteúdos institucionais como:
- Home (página inicial)
- Quem somos
- Serviços
- Blog (uma página que exibe posts)
- Contato
Posts
Por outro lado, os posts no WordPress são mais utilizados para criar conteúdos dinâmicos. Por isso, são frequentemente utilizados no blog, na área de notícias, portifólio e por aí vai.
Geralmente eles são utilizados em forma de lista e podem ser listados de acordo com diversos critérios diferentes. Por exemplo, se você acessar o blog da Mirago, verá uma lista de posts em ordem cronológica (mais recente para o mais antigo).
Outro recurso presente nos posts são as taxonomias. Elas permitem classificar e organizar melhor o conteúdo do seu WordPress. Por padrão, o WordPress apresenta duas taxonomias: categorias e tags.
As categorias e tags permitem que você organize seu conteúdo de maneira clara e consistente. Isso facilita o trabalho do usuário, que ao navegar no site deseja encontrar mais conteúdos de um determinado assunto.
Diferenças entre Páginas e Posts
Raramente você vai encontrar, no WordPress, uma listagem de páginas. Por outro lado, uma listagem de posts é o que mais se encontra no WordPress.
É comum que um site WordPress possua muito mais posts do que páginas, a não ser que ele seja um site meramente institucional (sem blog). Uma vez que um dos principais benefícios do WP é ajudar na otimização do site para a busca orgânica do Google, é raro encontrar um site WordPress que não tenha um blog. Esta, inclusive, é uma excelente estratégia de marketing digital que utiliza um blog otimizado com estratégias de SEO para conquistar tráfego qualificado.