/ Episódio #14

Growth Hacker: o que é e como se tornar um?

com Anderson Palma (Growth Labs)

Índice
Growth Marketing é uma das áreas em ascensão neste momento. A ideia desta metodologia é trazer um pouco de ciência para a prática do marketing. Neste episódio, convidamos o Anderson Palma pra conversar sobre o tema.
Acompanhe:

O termo “growth hacker” foi criado em 2010 por Sean Ellis, especialista no crescimento de startups, fundador e CEO da Growth Hackers. Sean foi o primeiro profissional de marketing da Dropbox, obtendo resultados bem expressivos para a empresa. 

Trata-se de um profissional focado no crescimento de organizações utilizando menos recursos possíveis. Se você quer construir uma carreira no marketing digital, essa profissão pode te interessar.

Neste artigo você vai entender melhor o que faz o growth hacker e como você pode se tornar um e se desenvolver na carreira. 

O que faz um growth hacker? 

O growth hacker tem como objetivo buscar o crescimento da empresa por meio da conexão de seu público alvo com o produto ou serviço que ela oferta. 

Ele coloca isso em prática de forma rápida por meio de ideias criativas e experimentos sem precisar aumentar muito os recursos da empresa. 

Essa estratégia de aceleramento do crescimento de um negócio nada mais é do que growth hacking.  

O growth hacker combina o conhecimento em gestão de negócios, estratégias de marketing, tecnologias da informação e engenharia. 

Assim, ao invés de se basear apenas no funil de marketing e vendas, o growth hacker se baseia no funil pirata.

O funil pirata também é chamado de AARRR ( Acquisition – Aquisição, Activation – Ativação, Retention – Retenção, Revenue – Receita, Referral – Recomendação).

Aquisição

A etapa de aquisição demonstra a forma como a marca alcança e atrai seus consumidores.

Ou seja, que tipo de mídias utiliza para chamar a atenção.

Ativação

Já a ativação é a fase que o visitante se converte em cliente da empresa.

Assim envolve abordagens utilizadas para encantar.

Retenção

A retenção é a fase que engloba as estratégias utilizadas para manter o cliente por perto. 

Receita

A etapa da receita se refere aos ganhos que a empresa obtém com a aquisição de cada cliente.

Recomendação

Por outro lado, a etapa de recomendação engloba as indicações que os clientes fazem da sua marca. 

Dessa forma diferente de um growth marketing que se foca mais na área de marketing da empresa, o growth hacker engloba todas as áreas. 

Quais as funções de um growth hacker?

Vamos conhecer melhor as funções do growth hacker. 

1. Definição do problema que a empresa precisa resolver 

Primeiramente o growth hacker vai entender qual o problema mais importante e que deve ser resolvido dentro da empresa. 

Para isso ele deve analisar o funil pirata e identificar os gargalos que podem atrapalhar o crescimento da empresa e as possíveis alavancas de crescimento

Por isso é preciso utilizar muitos dados para realizar essa etapa, assim o growth hacker terá um papel fundamental para definir o que é prioridade. 

Por exemplo, pode haver um gargalo na etapa de retenção de clientes. Isso significa que sua empresa consegue atraí-los, mas não é capaz de mantê-los por perto. 

2. Geração de ideias 

O segundo passo é gerar ideias para solucionar o problema que foi identificado.

Para isso é preciso entender qual métrica de negócio a empresa deseja impactar. 

O growth hacker geralmente faz um brainstorming com sua equipe.

Assim poderá anotar as ideias com foco na métrica que selecionou e sugerir experimentos.

Por exemplo, analisar e buscar melhorias fáceis de fazer como, melhorar a página inicial do site ou a página do blog e mudar o template. 

3. Planejamento dos experimentos 

Em seguida o growth hacker deve planejar os experimentos que fará para melhorar a métrica que escolheu. 

Assim ele deve definir: 

  • hipótese: onde deve relacionar a mudança que será feita e como influenciará nos resultados. Isso pode ser feito com base no histórico da empresa ou por estimação; 
  • métricas: devem ser escolhidas métricas que possam provar ou refutar a hipótese; 
  • pessoas envolvidas: o growth hacker também deverá mencionar quem fez e participou do experimento; 
  • ferramentas utilizadas: também devem ser mencionados as ferramentas e recursos que serão necessários para a realização do experimento; 
  • workflow: trata-se da lista de atividades que devem ser feitas para a realização do experimento; 
  • acompanhamento: o profissional também deverá definir como será o acompanhamento dos resultados e se ele será observado todos os dias, semana ou apenas no fim do experimento. 

4. Execução dos experimentos

Depois de organizar os experimentos, o growth hacker deve colocá-los em prática. 

Para isso deve priorizar os experimentos. Existem diversas formas e matrizes que podem auxiliar nessa priorização. Uma delas é o ICE Score que mede o impacto (Impact), a confiança (Confidence) e a facilidade (Ease).

Optando pelos experimentos que terão mais impacto, fáceis de executar e com maior grau de confiança, o growth hacker encurta o caminho até melhores resultados. 

Aqui é importante poupar tempo e para isso o planejamento é essencial. Escolher quais ferramentas serão utilizadas também faz parte desta etapa. 

Além disso, faz parte da rotina do growth hacker fazer testes A/B. Esses testes buscam apresentar relevância estatística e assim encontrar formas de gerar resultados melhores

“Sempre há uma melhor forma para se fazer qualquer coisa.”

Sean Ellis

5. Análise dos resultados 

Então ele deverá analisar os resultados dos experimentos e avaliar se a hipótese se confirmou ou não. 

Caso a resposta seja não, deve explicar a razão disso e os aprendizados que obteve, assim como as ideias que podem ser aproveitadas para outros experimentos. 

Se o resultado for positivo, ele deve entender como sistematizar e escalar esse experimento. 

“É mais importante monitorar o que levou ao resultado do que o resultado em si.”

Sean Ellis

6. Avaliação do que deve ser feito a seguir e aplicar em grande escala 

Se durante a experimentação a hipótese não foi confirmada, então o growth hacker deve mudar o que for necessário.

Assim poderá realizar um novo experimento e ver o que pode ser aproveitado da primeira experiência. 

Mas se a hipótese foi confirmada então cabe ao profissional planejar as ações que devem ser realizadas para escalar o experimento e replicar o que deu certo em ações semelhantes. 

É importante que todos os testes e resultados sejam documentados.

Desse modo, outros membros do time poderão ficar a par do que já foi feito e ajudar na elaboração de novas estratégias. 

Qual o salário de um growth hacker? 

Segundo o site Glassdor a média salarial de um growth hacker é de R$4.494 no Brasil. Mas o valor pode variar dependendo da região e da empresa. 

Habilidades necessárias para se tornar um growth hacker

Vamos conferir quais são as habilidades necessárias para se tornar um profissional de growth hacking. 

Capacidade analítica

 O growth hacker precisa ter um perfil analítico para analisar as métricas que fazem parte de sua rotina de trabalho.

Por ser um profissional multidisciplinar, o growth hacker precisa transitar bem entre os diferentes tipos de métricas. 

Métricas de marketing, de vendas e de negócios são alguns tipos de métricas que devem ser familiares a esse profissional.

O growth hacking se apoia em metodologia científica para garantir sua eficácia. 

Dessa forma, utiliza muitos dados para poder escolher quais problemas realmente merecem atenção. 

Também utiliza muitos dados para concluir que um experimento cumpriu ou não seu objetivo

Por exemplo, ao observar que as visitas no site da empresa diminuíram pode observar se há algum problema de navegação do site. 

Criatividade 

A criatividade também é uma habilidade indispensável para esse profissional. 

Ela o ajudará a gerar ideias de experimentos e permitirá que ele pense além do que já foi utilizado pela empresa.

Assim sendo, poderá encontrar soluções para alavancar seu crescimento. 

Habilidades sociais 

O growth hacker geralmente precisa estar em contato com profissionais de diferentes setores da empresa e não apenas com o time de marketing. 

Ele deve ter contato com a equipe de vendas, sucesso do cliente e de gerenciamento do negócio. 

Além disso, esse profissional costuma participar de muitas reuniões para definir os experimentos e procedimentos que deverão ser realizados ou mudados. 

Por isso é necessário que ele tenha boas habilidades sociais para se comunicar com clareza, compartilhar e receber informações. 

Curiosidade 

Também é preciso que o growth hacker seja curioso para estar constantemente estudando o assunto.

O mercado passa por mudanças frequentes e há sempre novas técnicas para aprender. 

Perfil T-shaped 

O growth hacker também precisa ter um perfil T-shaped.

Uma vez que seu papel é pensar e experimentar estratégias para o crescimento da empresa, ele deve ter um conhecimento geral em diversas áreas.

Dessa forma terá uma noção de como os processos funcionam. 

No entanto, é interessante que ele se especialize em uma ou duas áreas para que ele possa executar os trabalhos e ter um conhecimento mais aprofundado. 

Conhecimento em linguagens de programação 

Uma habilidade que é um bom diferencial para se tornar um growth hacker é o conhecimento em linguagem de programação. 

Pois assim o profissional será capaz de automatizar as tarefas repetitivas.

Além de fazer análises e pesquisas de dados de forma mais aprofundada. 

Isso permite que ele tenha mais autonomia nos projetos e não fique dependente da equipe de programação para realizar seus experimentos. 

Empresas que contratam growth hackers

Com o crescimento do marketing digital, atualmente as empresas estão vendo a necessidade de contratar profissionais capacitados para a área.

Portanto as empresas que já entendem a necessidade do growth hacker para obterem crescimento estão abrindo suas portas. 

Mas geralmente as empresas que mais abrem vagas para growth hacker são:

  • startups
  • empresas de tecnologia 
  • agências de marketing digital
  • empresas de e-commerce 

Como se tornar um growth hacker? 

Para se tornar um growth hacker você precisa estar constantemente em busca de conhecimento tanto teórico como prático.

Pois apenas assim se tornará um profissional qualificado para exercer a função. 

Veja a seguir as melhores formas de aprender a se tornar um bom growth hacker. 

Faça cursos 

Você deve investir em cursos específicos e que ajudem a ampliar seus conhecimentos sobre a profissão. 

Então sugiro que você faça o Curso de Growth Marketing de Growth Hacker da Mirago que é lecionado por um profissional de primeira, o Anderson Palma. 

Também temos o curso Imersão Growth Marketing Experience em que você vai ver como funciona o trabalho desse profissional na prática. 

Leia livros 

Outra forma de aumentar seu conhecimento na área é ler livros sobre o assunto, o livro Hacking Growth é uma opção muito interessante. 

Ele foi escrito por Sean Ellis (criador do termo) e Morgan Brown.

Esse livro explica em detalhes o que é preciso para o hacking growth funcionar dentro da empresa. 

Uma segunda opção é o livro Tração, escrito por Gabriel Weinberg e Justin Mares.

Ele fala sobre técnicas de crescimento para startups e que podem ser usadas em empresas tradicionais. 

Ouça podcasts 

Você também pode aprender sobre a profissão em podcasts.

Tratam-se de bate-papos que você pode ouvir enquanto realiza outras atividades. 

Alguns podcasts bem interessantes sobre o assunto é o Podcast Next Level que é produzido pela Mirago e convida vários profissionais de marketing para contar sobre seu trabalho e história. 

Inclusive nele você vai encontrar o episódio com o Anderson Palma (Growth Labs) e que está imperdível. 

Outra opção bem legal é o podcast Deep Growth que é específico sobre growth e negócios. 

Vá a eventos 

Comparecer a eventos é ótimo não apenas para você agregar conhecimento.

Mas para também fazer seu networking e conseguir trabalhos e parcerias. 

Um evento bem legal da área é o Growth Conference.

Trata-se do maior evento de growth, marketing e vendas do Brasil. 

Nele você vai conferir as estratégias de crescimento das empresas com a ajuda de excelentes especialistas que atuam no mercado. 

Concluindo 

O growth hacker é uma profissão em ascensão com várias oportunidades no mercado.

Isso é uma boa notícia para quem deseja se profissionalizar na área. 

Para ser um bom profissional, saiba que é necessário usar a criatividade, analisar métricas e experimentar estratégias. 

É possível que com o tempo as habilidades necessárias aumentem, por isso é bom ficar de olho nas mudanças do mercado. 

Se você deseja se tornar um growth hacker, mas ainda não tem nenhum conhecimento na área, confira nossos cursos gratuitos para conhecer nossa metodologia de ensino. 

E então, gostou da profissão growth hacker? Está animado para se tornar um? Conte para nós nos comentários. 

Anderson Palma (Growth Labs)

Anderson Palma é Publicitário, Cientista do Marketing, especialista em jornada do cliente com mais de 17 anos de experiência em agências e empresas de diversos portes, no Brasil e no exterior. É Professor na Tera, Gama Academy, Conquer e Comschool, Mentor no Founder Institute, Inovativa Brasil e Ace Startups, além de Colunista no Mundo do Marketing e Palestrante nos maiores eventos de Marketing Digital e Growth Hacking do país.
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