Etapas do Planejamento Estratégico de Marketing

Conheça as etapas que compõe o planejamento estratégico de marketing.

As etapas do planejamento estratégico de marketing são um processo que deve ser seguido para ter a certeza de que seu plano está adequado. Entretanto, é preciso prestar atenção para implementar corretamente cada parte do processo e buscar um melhor resultado.

Neste artigo:

As X etapas do planejamento estratégico de marketing e como implementá-las

A seguir, listamos as etapas do planejamento estratégico de marketing e os caminhos para implementar cada um dos passos. Entretanto, este artigo busca explicar de forma mais aberta o assunto.

Se quiser se aprofundar melhor na realização passo a passo do planejamento estratégico de marketing, confira nosso artigo especificamente sobre o assunto.

1. Diagnóstico

O diagnóstico é a primeira das etapas. Portanto não deve ser feito de forma corrida, ou você vai comprometer todo o seu processo.

Embora seja comum falar sobre o diagnóstico, é preciso entender como fazer esse processo. Em primeiro lugar, existe um processo de análise chamado justamente diagnóstico de marketing que pode ser feito para ajudar a ter uma base de dados para tomar decisões estratégicas.

Em segundo lugar, é importante conhecer conceitos como benchmarking, análise SWOT, matriz BCG e análise da concorrência. Além de ajudarem a conseguir mais informações, eles ajudam a esclarecer o que está faltando no seu marketing.

Por fim, este é um bom momento para decidir quais serão os objetivos do planejamento de marketing. Dessa forma você começará a traçar seu plano já sabendo a direção geral em que ele deve seguir.

2. Estratégia

Agora com os dados em mãos, é hora de traçar sua estratégia de marketing. Você já sabe quais são seus objetivos com este planejamento, sabendo o que precisa melhorar ou não dentro do processo.

Dentre as etapas do planejamento estratégico de marketing, a estratégia é aquela que se imagina ao falar de traçar um plano. Você irá literalmente traçar a direção que o marketing irá seguir, quais canais irá usar para comunicação, quais guias de identidade e direcionamento devem ser seguidos e etc…

Traçar uma estratégia é um processo que precisa de conhecimentos, não só sobre o marketing da empresa como do marketing em geral. Se sua empresa não conta com esse conhecimento, busque adquirir através de cursos ou contratações.

3. Tática

Existe uma grande confusão entre a função de duas etapas do planejamento estratégico de marketing: a estratégia e a tática.

Se a estratégia é uma visão geral, a tática é sua aproximação na prática. Podemos voltar ao uso das duas palavras no meio militar, de onde elas saíram, para entender melhor a relação entre elas.

Nos estudos militares, a estratégia diz respeito a deslocamento de tropas, recrutamentos, suprimento de equipamentos e alimentos e decisões relativas a tempo e campo de batalha. Enquanto isso, a tática são as movimentações em batalha e o alinhamento das tropas buscando vencer um confronto específico.

Ou seja, a tática é aquele momento em que você irá planejar como vencer dentro de um determinado ambiente. Por exemplo: táticas para conquistar leads através das Mídias Sociais.

4. Mensuração e Análise

A última das etapas do planejamento estratégico de marketing tem tanta importância quanto as demais. Afinal, é nela que você irá medir os resultados e determinar se os objetivos foram alcançados.

Para que a mensuração seja feita corretamente, é preciso que você tenha traçado objetivos mensuráveis e específicos. Além disso é de suma importância que suas metas sejam alcançáveis, caso contrário você já começa fracassando.

O próximo passo…

Você acabou de conhecer as etapas do planejamento estratégico de marketing, mas esse é só o começo do processo de traçar um plano estratégico de marketing.

Continue estudando e se aprofundando no assunto. Se você ainda não tem muitos conhecimentos em marketing digital, nós podemos te ajudar. Comece pelo curso de Marketing Digital online e grátis da Mirago.

Redação Mirago

Somos apaixonados por educação, tecnologia e negócios, três grandes formas de impactar e transformar vidas.Desenvolvemos formas inovadoras de preparar as pessoas para grandes desafios do mercado digital. Atuar com marketing digital, e-commerce, vendas e startups demanda novas formas de ensino.

Veja também

Você sabe por que o Inbound Marketing cresceu tanto nos últimos anos? Será que só dá pra realizar estratégias de Marketing Digital se utilizar o

Inbound Marketing
Descubra como criar um Ideal Customer Profile eficaz para otimizar suas estratégias de marketing e vendas. Aprenda sobre benefícios, exemplos práticos, ferramentas úteis e erros
ideal customer profile

As tendências de marketing em 2023 se mostraram firmes ao longo do ano. Isso significa que as empresas estão investindo cada vez mais em inovações

tendências de marketing para 2024
Let's Grow?

Toda semana um e-mail só com as notícias mais valiosas do mercado digital. Inscreva-se gratuitamente para receber.