As etapas do planejamento estratégico de marketing são um processo que deve ser seguido para ter a certeza de que seu plano está adequado. Entretanto, é preciso prestar atenção para implementar corretamente cada parte do processo e buscar um melhor resultado.
As X etapas do planejamento estratégico de marketing e como implementá-las
A seguir, listamos as etapas do planejamento estratégico de marketing e os caminhos para implementar cada um dos passos. Entretanto, este artigo busca explicar de forma mais aberta o assunto.
Se quiser se aprofundar melhor na realização passo a passo do planejamento estratégico de marketing, confira nosso artigo especificamente sobre o assunto.
1. Diagnóstico
O diagnóstico é a primeira das etapas. Portanto não deve ser feito de forma corrida, ou você vai comprometer todo o seu processo.
Embora seja comum falar sobre o diagnóstico, é preciso entender como fazer esse processo. Em primeiro lugar, existe um processo de análise chamado justamente diagnóstico de marketing que pode ser feito para ajudar a ter uma base de dados para tomar decisões estratégicas.
Em segundo lugar, é importante conhecer conceitos como benchmarking, análise SWOT, matriz BCG e análise da concorrência. Além de ajudarem a conseguir mais informações, eles ajudam a esclarecer o que está faltando no seu marketing.
Por fim, este é um bom momento para decidir quais serão os objetivos do planejamento de marketing. Dessa forma você começará a traçar seu plano já sabendo a direção geral em que ele deve seguir.
2. Estratégia
Agora com os dados em mãos, é hora de traçar sua estratégia de marketing. Você já sabe quais são seus objetivos com este planejamento, sabendo o que precisa melhorar ou não dentro do processo.
Dentre as etapas do planejamento estratégico de marketing, a estratégia é aquela que se imagina ao falar de traçar um plano. Você irá literalmente traçar a direção que o marketing irá seguir, quais canais irá usar para comunicação, quais guias de identidade e direcionamento devem ser seguidos e etc…
Traçar uma estratégia é um processo que precisa de conhecimentos, não só sobre o marketing da empresa como do marketing em geral. Se sua empresa não conta com esse conhecimento, busque adquirir através de cursos ou contratações.
3. Tática
Existe uma grande confusão entre a função de duas etapas do planejamento estratégico de marketing: a estratégia e a tática.
Se a estratégia é uma visão geral, a tática é sua aproximação na prática. Podemos voltar ao uso das duas palavras no meio militar, de onde elas saíram, para entender melhor a relação entre elas.
Nos estudos militares, a estratégia diz respeito a deslocamento de tropas, recrutamentos, suprimento de equipamentos e alimentos e decisões relativas a tempo e campo de batalha. Enquanto isso, a tática são as movimentações em batalha e o alinhamento das tropas buscando vencer um confronto específico.
Ou seja, a tática é aquele momento em que você irá planejar como vencer dentro de um determinado ambiente. Por exemplo: táticas para conquistar leads através das Mídias Sociais.
4. Mensuração e Análise
A última das etapas do planejamento estratégico de marketing tem tanta importância quanto as demais. Afinal, é nela que você irá medir os resultados e determinar se os objetivos foram alcançados.
Para que a mensuração seja feita corretamente, é preciso que você tenha traçado objetivos mensuráveis e específicos. Além disso é de suma importância que suas metas sejam alcançáveis, caso contrário você já começa fracassando.
O próximo passo…
Você acabou de conhecer as etapas do planejamento estratégico de marketing, mas esse é só o começo do processo de traçar um plano estratégico de marketing.
Continue estudando e se aprofundando no assunto. Se você ainda não tem muitos conhecimentos em marketing digital, nós podemos te ajudar. Comece pelo curso de Marketing Digital online e grátis da Mirago.