O Guia de Negócios é um novo recurso do WhatsApp Business que permite aos usuários encontrar negócios locais nas proximidades. Esse é um excelente recurso para os empreendedores que desejam ser descobertos por novos clientes.
O que é o Guia de Negócios do WhatsApp?
O Guia de Negócios permite que usuários do WhatsApp, ao clicar no botão de iniciar conversa, encontrem negócios locais nas proximidades.
Após acessar o Guia de Negócios o usuário poderá escolher uma das categorias de negócios. Em seguida, verá uma lista de negócios daquela categoria que se encontram nas redondezas.
Rapidamente ele poderá entrar em contato e conversar com a empresa, mesmo que não a tenha em seus contatos.
Por outro lado, o novo recurso permitirá que negócios locais, que usam o WhatsApp Business, sejam descobertos por novos clientes.
Quem pode usar?
O novo recurso está disponível para todos os usuários do WhatsApp Business no Android que se encontram no Brasil.
Quais empresas podem se cadastrar no Guia de Negócios?
O Guia de Negócios é um recurso gratuito para as empresas. Sem dúvida, pode ser uma ótima forma de ser descoberto por novos clientes.
No entanto, para aparecer no Guia de Negócios, você precisar atender a alguns requisitos e também cadastrar sua empresa.
Quais são os requisitos para poder cadastrar meu negócio?
- Ter a versão mais recente do app WhatsApp Business instalada (somente Android)
- Preencher os dados do seu perfil comercial do WhatsApp Business, como:
- Nome comercial (nomes pessoais não serão aprovados)
- Foto do perfil com as configurações de privacidade definidas como “Todos”
- Endereço
- Localização
- Categoria
- Descrição
- Horário de atendimento
- Fornecer o CNPJ da empresa. O CNPJ será utilizado para verificar a legitimidade da empresa, mas ele não será informado aos usuários. Você também pode descadastrar sua empresa do Guia de Negócios a qualquer momento.
- Ter um negócio em uma das seguintes categorias:
- Roupas e vestuário
- Compras e varejo
- Serviço automotivo
- Restaurante
- Pizzaria
- Mercearia
- Alimentos e bebidas
- Educação
- Esportes e recreação
- Serviço local
Quem não pode se cadastrar no Guia de Negócios?
- Empresas que não tem uma conta do WhatsApp Business
- Empresas que usam WhatsApp Business no iOS (por enquanto)
- Empresas que usam a versão Business por meio da API do WhatsApp (por enquanto)
Veja no vídeo abaixo como migrar do WhatsApp tradicional para o WhatsApp Business.
Como cadastrar minha empresa no Guia de Negócios do WhatsApp?
Para se cadastrar é bem simples. Também vale lembrar um detalhe importante: atender aos requisitos listados acima não basta, é preciso cadastrar sua empresa.
Tempo necessário: 5 minutos
Para cadastrar sua empresa:
- Abra o WhatsApp Business e acesse as Ferramentas comerciais
Clique em Mais opções ( ⁞ ), no canto superior direito e em seguida clique em Ferramentas comerciais > Guia de Negócios
- Clique em Começar > Avançar
- Revise se perfil comercial
Confira todas as informações e preencha qualquer uma que esteja faltando. Ao final, clique em Avançar.
- Insira o CNPJ
Informe o CNPJ da sua empresa e em seguida clique em Enviar > Ok
- Aguarde a análise
Seu cadastro ficará em análise. Caso seja necessária mais alguma informação, o WhatsApp entrará em contato.
- Cadastro aprovado!
Você receberá uma notificação quando seu cadastro for aprovado.
- Pronto!
Agora sua empresa está oficialmente no Guia de Negócios do WhatsApp.
Se preferir, confira o vídeo abaixo com o passo da configurações.
Como o usuário vê o Guia de Negócios do WhatsApp?
Ainda em fase de testes, o novo recurso está disponível apenas para usuários da versão beta do WhatsApp. Nesse momento, o WhatsApp está exibindo um aviso logo na tela inicial.
Para acessar o recurso é preciso clicar no botão de iniciar uma nova conversa, botão com o sinal de + no canto inferior direito.
Uma boa notícia para negócios locais
Este recurso é uma excelente notícia para os negócios locais. Além do WhatsApp ser uma forma de contato ao qual os consumidores e empresas já estão habituados, o Guia de Negócios é mais uma fonte de potenciais novos clientes que não tem custo algum para o empreendedor.
Atualmente, o Google Meu Negócio é um dos principais aliados dos negócios locais quando o assunto é: atrair potenciais clientes nas redondezas sem custos.
Para as empresas do ramo de alimentação e mercado existem também os marketplaces como iFood, Rappi, Uber Eats e James. Estas, por sua vez, oferecem um custo adicional aos empreendedores.
Ameaça para outras ferramentas?
Será que o Guia de Negócios do WhatsApp representa uma ameaça para outras ferramentas como Google Meu Negócio, iFood, Rappi, Uber Eats e guias de negócios locais?
Na minha opinião, sim. No entanto, ele está numa fase muito inicial. Existem diversos outros recursos que fazem muita falta para o consumidor, que ainda não se encontram disponíveis na ferramenta. Vamos analisar algumas.
Avaliações
A avaliação dos consumidores é algo presente na maioria das ferramentas e que ainda não existe no Guia de Negócios. As avaliações trazem maior segurança pra quem deseja decidir pela melhor opção. Também não seria algo inviável para o Facebook, integrar as avaliações das Páginas do Facebook com o WhatsApp Business.
Chat
Esse sem dúvida é uma das grandes vantagens do WhatsApp: poder iniciar uma conversa instantaneamente num ambiente muito familiar ao consumidor. É fato que o Google Meu Negócio já permite fazer isso, mas nem todos os usuários e nem os estabelecimentos costumam usar a ferramenta no dia a dia.
Meio de pagamento
Plataformas de delivery como iFood, Rappi e Uber Eats já oferecem o meio de pagamento embarcado. Coisa que o Google Meu Negócio e o Guia de Negócios ainda não oferecem. No entanto, o WhatsApp já oferece o recurso de pagamentos entre pessoas físicas. Quem sabe se essa função não estará disponível no futuro para ser utilizada entre pessoas e empresas?
Sistema de busca
Esse é um dos pontos interessantes. Todos os concorrentes do Guia de Negócios já possuem um belo sistema de busca. Coisa que ainda deve ser melhorada no WhatsApp que, como o próprio nome já diz, se parece mais com um guia do que com sistema de busca. Por outro lado, temos acompanhado os esforços do Facebook em melhorar seus sistemas de busca no Facebook e Instagram. Incluir o WhatsApp nesse escopo pode ser algo interessante. Quem sabe pode até pegar uma parte da receita publicitária relacionada à busca, hoje muito associada ao Google Ads. Mark Zuckerberg já anunciou que teremos anúncios no WhatsApp. A princípio seria no Status do WhatsApp, mas nunca se sabe não é mesmo?
Já pensou clicar na lupinha do WhatsApp e além de realizar buscas nas suas conversas anteriores, você também encontrar empresas e anúncios numa aba separada? Seria, no mínimo, interessante.
Conclusão
O novo recurso ainda está em fase de testes, mas tem potencial. Isso aumenta a importância de manter seu WhatsApp Business atualizado. Antecipe-se. Revise todas as informações do seu perfil comercial no WhatsApp Business, preencha o máximo de informações que puder, crie seu catálogo de produtos no WhatsApp (se possível) e treine sua equipe para atender os clientes no WhatsApp.
Caso o Guia de Negócios seja liberado para mais empresas e pessoas, o seu negócio já estará pronto para aproveitar essa novidade.
Espero que tenha gostado da novidade. Aproveite e confira também o Curso de WhatsApp Marketing para extrair o máximo de resultados dessa incrível ferramenta.