O livestreaming do Facebook é uma maneira grande e poderosa de entregar sua mensagem de forma criativa. Na verdade, os aplicativos de vídeos ao vivo já estão dominando as mídias sociais, e continuarão assim na medida em que mais pessoas começam a usá-los. Agora, com novas oportunidades, os vídeos do Facebook podem ser tentadores para o seu negócio. Mas, isso realmente faz sentido para você? Qual a forma correta de utilizar?

Transmissões ao vivo do Facebook

Nos últimos meses, você provavelmente já viu o pequeno ícone vermelho de live no Facebook, que lhe dá a oportunidade de fazer o vídeo livestreaming na sua página. Para iniciar um livestream, é só abrir a barra de status, como se estivesse escrevendo uma nova mensagem, e clicar no símbolo da Live. Em seguida, será solicitado a nomear seu feed de vídeo e escolher o seu público, o que significa que você pode optar por Livestream para todos ou seguidores apenas selecionados.

Depois de fazer isso, você clica no botão para ficar ao vivo e pronto, agora você está transmitindo para o seu público do Facebook. Também é importante observar que você pode salvar o vídeo, se você decidir que quer compartilhá-lo mais tarde – talvez para adicioná-lo ao seu canal do YouTube, etc.

Dicas para usar o Facebook a transmissão ao vivo:

Duração do vídeo ideal: 5 a 20 minutos

  • Use um título de vídeo curto e chamativo. Se você precisa adicionar uma descrição mais longa, faça isso nos comentários.
  • Após o evento ao vivo, não se esqueça de adicionar um pouco de narrativa, uma chamada à ação e mudar a miniatura (o Facebook permite que você pegue de 1 a 10 imagens).
  • Etiquetas ajudam a descobrir o seu vídeo para adicionar qualquer um que se identificar com o seu tópico.
  • Se você está entrevistando as pessoas no vídeo, você também pode marcá-las em “editar vídeo” (uma nota, você não pode editar o vídeo no celular, apenas na área de trabalho).

O vídeo pode ser uma maneira fantástica para melhorar qualquer estratégia de mídia social no negócio, trazer novos clientes e melhor conectá-lo com a sua atual base de clientes. Você pode brincar com alguns conteúdos antes de decidir sobre o que você deseja usar realmente, mas lembre-se que você não precisa se limitar a apenas um tipo de tema. Decida qual estratégia é melhor para você e seu público e, em seguida, se diverta!

Técnicas de filmagem das Lives

Use um smartphone de boa qualidade. Claro, a resolução pode variar, mas o desempenho é melhor em dispositivos móveis de maior qualidade. Invista em um tripés. Enquanto muitas pessoas gostam de usar uma vara de selfie, é quase impossível eliminar a agitação ou narrar sem interrupção quando você está tentando equilibrar. E escolha uma área bem iluminada, mas evite gravar com a luz do sol diretamente atrás de você, uma vez que irá desaparecer a qualidade da imagem global do seu vídeo.

Dicas de alcance

Programe o seu vídeo ao vivo no Facebook quando você sabe que seu público estará assistindo. Direcione seus espectadores quando eles forem mais propensos a navegar por seu conteúdo em seu computador ou dispositivo móvel. Escreva uma descrição grande para o seu vídeo. Informe as pessoas sobre os fatos essenciais, incluindo onde você está, com quem está, o que você está fazendo e por isso é interessante.

Fazer perguntas

Faça perguntas aos seus espectadores durante o vídeo ao vivo. Isso ajuda o seu público a participar no que está acontecendo, e isso é divertido para eles. Você também vai ter mais tráfego e ações quando as pessoas estão gostando e comentando sobre o seu vídeo.

Seja você mesmo

Os espectadores não querem ver uma pessoa que segue um script. Se as pessoas sentirem que tudo é ensaiado, elas não vão demonstrar interesse, e você não terá os mesmos resultados do que se estivesse autêntico no momento.

Depois que o vídeo for salvo no seu feed do Facebook, adicione um comentário de agradecimento a seus telespectadores e dê a eles uma chamada à ação (CTA), como seguir você no LinkedIn, visitar o seu blog ou segui-lo no Instagram. Isso permite rentabilizar o seu evento de vídeo por canalizar o tráfego para uma ou mais áreas de negócios, onde você pode se conectar com os seus telespectadores.