O ano era 2007 e o mundo estava prestes a assistir uma revolução. Quando Steve Jobs apresentou o iPhone naquele ano o que aconteceu nos próximos anos foi algo que impactou o mundo numa velocidade incrível.

 

lançamento iphone

 

A utilização do smartphone ganhou a adoção de bilhões de pessoas em todo mundo e no Brasil seu rápido crescimento não foi diferente. A consequência dessa rápida adoção aliada à queda nos custos de conexão à internet e ao aumento de velocidade de banda gerou um novo comportamento do consumidor.

Esses consumidores começaram a utilizar serviços financeiros (internet banking é o maior exemplo), fazer compras, comparar preços dentro do ponto de venda, fazer análises comparativas entre concorrentes, baixar apps diversos, avaliar locais/empresas ainda dentro dos estabelecimentos, acessar sites e consumir muito mais mídia social só para citar alguns exemplos.

Se você não notou, o comportamento do seu cliente mudou de forma radical na última década. É por isso que você deveria estar de olhos bem abertos e olhar com atenção para o mobile em sua estratégia de marketing digital, caso contrário, pode correr o risco de estar perdendo mercado para um concorrente que percebeu e agiu antes de você.

Em muitos mercados, o tráfego vindo de dispositivos móveis (smartphones e tablets) já é superior ao tráfego vindo de dispositivos como desktop, notebooks.

Isso mostra muita coisa. Por isso, alguns pontos que você deve estar atento ou explorar:

Site Responsivo

É o mínimo dos mínimos. O seu site obrigatoriamente deve ser otimizado para dispositivos móveis, caso contrário você está muito atrasado e, com certeza, perdendo terreno.

site responsivo

 

Além de entregar uma melhor experiência para seu cliente, este é um critério que o Google utiliza como um importante fator de ranqueamento na busca, portanto, indispensável numa estratégia de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca).

Aplicativos

Aqui uma ressalva. Nem todos os negócios precisarão de um app. Você precisa avaliar o comportamento do seu consumidor e se faria sentido oferecer uma melhor experiência por meio de um aplicativo.

 

mobile marketing digital

 

É importante ter um profundo entendimento sobre seu público (incluindo, muitas vezes, a realização de pesquisas com clientes) para entender como seu negócio poderia propor uma solução e entregar uma experiência melhor ao cliente por meio de um app (se for o caso).

Infelizmente não é incomum ver empresas falharem nesse ponto e investirem grande volume de recursos no desenvolvimento de aplicativos que não trazem benefícios reais aos clientes. O resultado? Por parte dos clientes frustração e até reclamações e por parte da empresa recursos valiosos perdidos (financeiros, de tempo, RH, marketing).

SMS

O SMS é uma ferramenta poderosa se bem utilizada. É uma das principais estratégias utilizadas por muitas empresas sendo muito útil no relacionamento com os clientes. Obviamente aqui estamos falando de clientes que deram autorização para receber esse tipo de comunicação, caso contrário você estaria fazendo uma espécie de SPAM, mas via celular.

 

sms

 

Algumas funções úteis de SMS: para divulgar datas importantes (promocionais, de lembrete de pagamento), status de pedidos (e-commerce utiliza muito), lançamento de novos produtos, dentre outros usos.

Vídeos

Apesar de não ser algo exclusivo para o mobile, os vídeos são ferramentas de marketing poderosas e seu consumo aumentou dramaticamente com o crescimento dos dispositivos móveis.

 

video marketing mobile

 

O Google mostra que nos últimos dois anos houve um crescimento de quase 80% em buscas mobile como “o melhor” ou “reviews”. Isso mostra um comportamento do consumidor ligado a praticamente qualquer item de compra (não importando necessariamente o preço do item – desde uma escova de dentes até uma televisão ou um carro)*.

Isso significa que o seu consumidor está pesquisando muito mais no mobile antes de comprar um produto/serviço. E os vídeos podem fazer diferença justamente aí. Você precisa ter uma estratégia de marketing digital que contemple a utilização de vídeos que permeie toda a jornada de compra de seu cliente.

Mídias Sociais

A atenção está nas mídias sociais e isso é ainda mais forte no mobile. Portanto, você deve ter uma estratégia clara de atuação nessas mídias para impactar seu público com conteúdo relevante e que gere valor a ele.

 

 

Sabemos que o alcance orgânico das postagens vem caindo ao longo dos últimos anos em plataformas como o Facebook e Instagram, duas das principais mídias sociais. Portanto, ter uma estratégia de investimento nessas redes é essencial para que você possa ter um alcance maior e impactar um maior número de usuários potencialmente interessados em sua marca.

Portanto, se a atenção está nas mídias sociais e se o mobile é responsável pela maior parte dos acessos (57% na América do Sul)** então sua estratégia de marketing digital deve permear essa realidade.

Faça o teste do seu site

Para descobrir se o seu site é responsivo e não tem problemas, faça o teste no Google Mobile Friendly: Em português seria algo como: Mobile amigável para o Google

Entra lá e depois nos conta como foi sua nota aqui nos comentários!

 

*https://www.thinkwithgoogle.com/feature/mobile-search-behavior/#/

**https://www.statista.com/statistics/412257/mobile-social-penetration-rate-region/