O Pinterest é uma das mídias sociais mais usadas no mundo. Ainda assim, sua penetração no Brasil é pequena. Ele é mais interessante no marketing digital de empresas de moda e produtos com apelo estético.
Esse artigo é parte do curso de Mídias Sociais da Mirago. Para mais conteúdos relacionados, visite a página do curso.
Apesar de ser fortemente usado para obtenção de imagens, o Pinterest não é uma plataforma gratuita de imagens. Isso porque a maioria absoluta do conteúdo gerado para o site possui direitos autorais.
Melhorando a visibilidade dos Pins no Pinterest
A imagem é de suma importância no Pinterest. Aqui está o que a mídia social sugere que você faça para criar pins atraentes:
- Use imagens de alta qualidade. Certifique-se de que elas estão bem compostas e tenham um foco;
- Pins orientados verticalmente ficam melhor posicionados em telas móveis;
- Pins com várias imagens pode funcionar bem para pessoas que procuram, mas mantenha apenas 4 imagens ou menos para não poluir;
- Minimize a quantidade de texto em uma imagem, e certifique-se de que é fácil de ler em telas móveis.
Considere a forma como as pessoas pesquisam no Pinterest ao escrever. Pense sobre o que as pessoas que estão buscando, e mencione as partes mais atraentes em sua descrição, e seus pins são mais propensos a vir ao topo quando as pessoas fizerem pesquisas específicas.
Porque posicionar sua marca nesta mídia social?
Em abril de 2015, o Pinterest tinha 72,8 milhões de usuários, com 85% deles mulheres. Na verdade, olhando para as estatísticas, você pode ver porque o Pinterest é uma rede social que a maioria das empresas não podem se dar ao luxo de ignorar.
É importante ter a certeza de que você dará atenção ao seu Pinterest se for aplicá-lo como parte do marketing digital. Caso vá deixá-lo abandonado, então é melhor não investir nele.
A realização de Pins é muito mais relevante para empresas que trabalham com tópicos de interesse estético. Entre elas estão: moda, fotografia, modelagem, venda de colecionáveis e mais.