O Consultor de Marketing Digital desempenha exatamente qual (quais) função (funções)? É bem capaz de que esta seja uma dúvida que desperte a curiosidade das pessoas que buscam os serviços de um consultor de marketing.

Sanar dúvidas, especialmente acerca do papel desempenhado por um consultor de marketing digital é fundamental, sobretudo para que o empreendedor compreenda de maneira mais clara e abrangente, o quanto este novo conceito de marketing é relevante para seu negócio.

Consultoria de Marketing Digital: definindo o conceito

Antes de tudo, é importante conceituarmos o que é Marketing Digital. Em linhas gerais, estudiosos e autoridades no assunto definem Marketing Digital como uma série de estratégias de Marketing para atingir objetivos que podem ser de uma empresa, marca, negócio ou pessoa. Estas estratégias são focadas essencialmente no ambiente virtual, ou seja, internet e mídias digitais.

Consultor de Marketing: papeis bem definidos

O intuito de uma consultoria de Marketing Digital é identificar em determinada empresa como está a comunicação e o relacionamento da empresa no âmbito digital, tecendo um diagnóstico preciso para a partir deste ponto, encontrar soluções e estratégias que otimizem a presença da empresa dentro do contexto digital.

Quem investe numa consultoria de marketing digital situa-se portanto, à frente dos concorrentes neste competitivo mercado pois contará com apoio e suporte de um profissional que vende expertise e inteligência.

Dentre os papeis desempenhados pelo consultor de Marketing Digital, destacamos:

  • Compromisso em se dedicar ao bem da empresa pela qual presta consultoria;
  • Foco em resultados e metodologia de trabalho muito bem definida;
  • Ser independente mas contar com uma equipe forte de colaboradores, além de estar aberto para trabalhar com parceiros de seus clientes, por exemplo;
  • Inserir-se também no chamado Marketing Off-line.

Principais dores que devem ser solucionadas no Marketing Digital

Diagnosticar dores nas empresas (clientes) é um papel fundamental que deve ser executado pelo serviço de consultoria de marketing. Um dos principais problemas que necessitam de solução é a questão da fraca presença de determinado produto na rede, por exemplo.

Ele inexiste no Google e demais buscadores. O consultor então irá tecer estratégias que irão sanar esta “dor” e reverter o quadro.

Outro problema comum é quando a empresa não consegue prospectar clientes, gerar novos contatos e tampouco vendas por meio de seu canal on-line. Mais uma vez o papel do consultor de marketing é essencial para trazer soluções que revolucionem esta estagnação. Ele atuará como conselheiro, uma vez que ao invés de executar os processos ele irá na verdade orientar e dizer como fazer para obter resultados satisfatórios.

Tipos de consultoria

A Mirago possui o melhor serviço de consultoria de Marketing Digital em SP, dividindo-a em 3 tipos:

  1. Planejamento de Marketing Digital: com foco na estruturação em plano de ações que investe na orientação de todos os passos necessários durante 12 meses;
  2. Consultoria Pontual: ideal para dar suporte a equipe de gestores da empresa, pontuando necessidades com resultados em curto prazo;
  3. Consultoria Contínua: formato que investe num contato direto com o cliente, numa estreita pareceria em busca de resultados.

Qual o tipo de consultoria de Marketing Digital está mais alinhada às suas necessidades?