O WhatsApp é o aplicativo de mensagens e VoIP mais usado no mundo. Em países como Brasil, Índia, Rússia, Alemanha e Reino Unido, o aplicativo superou a concorrência desde seu lançamento.
O crescimento do WhatsApp chamou a atenção do Facebook, que o comprou em 19 de fevereiro de 2014 por 19 bilhões de dólares.
Crescimento do aplicativo
O aplicativo foi criado em 2009 por dois ex-funcionários do Yahoo!, Brian Acton e Jan Koum, inicialmente apenas como uma conexão entre usuários que permitia ver o status de cada um.
O WhatsApp cresceu principalmente após a Apple criar as notificações push. A versão 2.0 do aplicativo foi lançada com a possibilidade de conversas por texto e enviar notificações para quem recebia mensagens.
Em Fevereiro de 2003, o aplicativo chegou a um total de 200 milhões de usuários ativos. Até o final daquele ano, esse número dobrou.
Pouco depois de ser adquirido pelo Facebook, o WhatsApp encarou alguma resistência, com vários usuários testando concorrentes como o Telegram e o Line.
Apesar da resistência do público, a compra acabou sendo positiva para ambas as empresas. Em fevereiro de 2016, atingiu um bilhão de usuários ativos. Desde então, já alcançou a marca de 1,5 bilhão.
WhatsApp Business
O WhatsApp Business é uma ferramenta para Pequenas e Médias Empresas. Lançada em 18 de janeiro de 2018, essa é uma versão do aplicativo com possibilidades novas para negócios.
As vantagens do WhatsApp Business são várias. Entre elas, por exemplo, estão a obtenção de dados de desempenho e criação de mensagens de ausência.