Marketing Digital pós pandemia: O que esperar?

marketing digital pós pandemia

O que será do Marketing Digital pós pandemia? Esta é uma reflexão que gostaríamos de fazer.

É importante que se diga: ainda estamos vivendo uma pandemia e seus reflexos. Mas isto não impede de olharmos para o futuro e imaginar alguns cenários.

O contexto

O ano de 2020 ficará marcado para o mundo dos negócios. O que aconteceu, em vias gerais:

  • Crise de saúde mundial
  • Negócios fechados
  • Diminuição do consumo
  • Negócios precisando de adaptar (e se digitalizar) da “noite para o dia”
  • Nem todo setor foi afetado da mesma forma (ex. turismo x supermercados)

O que está acontecendo agora

Enquanto escrevo estas linhas, o cenário, em linhas gerais, é esse:

  • Negócios retomaram atividades (maioria dos setores)
  • Muitos negócios começaram seu processo de digitalização
  • Quem não tinha base digital – hoje começar a ter
  • Com mais gente competindo, a concorrência aumenta
  • Marketing Digital ganhou ainda mais relevância na conquista e no relacionamento com clientes
  • Vacinas estão em fase final de testes

O que deve acontecer num cenário pós vacina

Não temos bola de cristal e não fazemos futurologia, mas é possível desenhar cenários em que algumas estratégias de marketing digital deverão ganhar relevância num mundo pós pandemia.

Estratégias de marketing digital que ganham força

Trouxemos aqui 6 estratégias de marketing digital que acreditamos que continuarão muito relevantes num mundo pós pandemia.

1. Live Commerce / Video Marketing

Vimos uma explosão de lives e vídeos durante a pandemia. Acreditamos que isso vai continuar muito forte num cenário de marketing digital pós pandemia.

O vídeo traz uma experiência mais pessoal e humanizada. Eles foram amplamente utilizados por pessoas e marcas durante a pandemia com o objetivo de manter relacionamento com prospects e clientes.

Além das Lives de conteúdo, vimos:

  • Médicos, Psicólogos, Advogados e até Personal Trainers que puderam desempenhar suas funções à distância. 
  • Escolas oferecendo aulas online (tradicionais, de música, cursos abertos, universidades)
  • Agências de Marketing, Empresas de Investimentos, e muitas outras empresas de serviços atuando de forma remota.

O consumidor se adaptou a estes novos formatos e provavelmente exigirá destes profissionais e empresas novas opções de atendimento e relacionamento mesmo num mundo pós pandemia.

2. WhatsApp Marketing

O que já era forte ganhou ainda mais força.

Mensagens individuais, grupos, catálogo de produtos, listas de transmissão foram formas que as empresas encontraram de se relacionar e vender para clientes.

Você vai se lembrar: Com as portas fechadas muitos varejistas (incluindo grandes redes nacionais) utilizaram este canal como forma de relacionamento e vendas. Acreditamos que esta modalidade de atendimento e vendas será ainda mais utilizada como estratégia de marketing digital pós pandemia.

Além disso, o WhatsApp deverá aceitar pagamentos em breve (na verdade ele já faz isso, no entanto, o Banco Central do Brasil não liberou sua utilização no país ainda – pelo menos até agora, quando escrevo estas linhas).

Quando isto acontecer (pagamentos sendo aceitos), com certeza será uma plataforma importante de vendas para a maioria dos pequenos negócios no país.

Dica: Saiba as vantagens de criar uma conta no WhatsApp Business.

Além disso, uma funcionalidade que ganhou muita relevância neste novo contexto foi o Catálogo de Produtos no Whatsapp.

Preparamos um vídeo para te mostrar como criar seu catálogo de produtos na prática na ferramenta. Confira!

3. Vendas Online 

O e-commerce no Brasil cresceu bem mais que o PIB nos últimos anos. E a pandemia veio para trazer um crescimento ainda maior.

O comportamento do consumidor mudou demais com a chegada da pandemia e muita gente está tendo contato com compras online pela primeira vez.

Neste sentido, ter um canal online passa a ser essencial para se relacionar com este novo consumidor. E o empreendedor tem várias opções ao decidir trilhar este caminho:

  • Lojas Prontas – é o caso de plataformas como Loja Integrada, Tray, Shopify,
  • Plataformas Open Source – como Woocommerce e Magento.
  • Marketplaces – vender online em Lojas com marcas reconhecidas (Mercado livre, Americanas, Amazon, Magalu, Casas Bahia)
  • Soluções de Delivery – Apps, soluções próprias

Se você tem interesse em saber mais sobre e-commerce, recomendo dar uma olhadinha em nosso Curso Gratuito de E-commerce para Iniciantes. Vale muito a pena!

4. Marketing com Influenciadores

A atenção está nas mídias sociais. Ponto final.

E quem domina este meio, cria conteúdo e consegue criar uma audiência é chamado de influenciador(a).

Acredito que, como estratégia de marketing digital pós pandemia, utilizar influenciadores para alavancar os resultados de sua marca faz muito sentido. Eles saem mais fortes do que entraram. Se aproxime, dialogue e se relacione com alguns que falam com seu público.

Mas atenção: É preciso ter objetivos e estratégias bem definidas antes de se “aventurar” neste meio. Faça uma boa lição de casa antes de investir neste mercado.

5. Podcasts

Os podcasts já vinham crescendo muito antes da pandemia e acredito que ganharam ainda mais tração agora.

Explorar esta mídia pode não fazer sentido para todo tipo de negócio, mas considere criar um (para educar, entreter ou informar sua audiência sobre assuntos de seu interesse).

Uma dica: pra você que deseja começar pequeno, dê uma olhada na anchor.fm, uma ferramenta que vai te ajudar a criar seu próprio podcast sem muitos recursos.

6. Plataformas conversacionais

Uma estratégia de marketing digital pós pandemia que deve continuar bem forte são os Chatbots e Canais Integrados de Marketing

Alguns exemplos de empresas que fazem isso: Take (Blip), MessageBird, Neurologic, dentre outras.

O comportamento do consumidor mudou demais nos últimos meses e este consumidor deseja ser atendido rapidamente e em qualquer canal de contato com a empresa. Temos notado que plataformas como Whatsapp, Messenger e chats ganharam muita importância por oferecer uma solução de atendimento rápido e sem muito atrito.

Acreditamos que será um mercado enorme nos próximos anos e você deveria olhar com atenção para isso

Concluindo

As estratégias podem variar muito de setor para setor, é claro. Mas acreditamos que estas são algumas das estratégias de marketing digital pós pandemia que sairão ainda mais fortes.

Você concorda? Tem alguma outra estratégia que não listamos aqui que você acredita que continuará forte? Deixe nos comentários pra gente ;)

Daniel Dal'laqua

Co-fundador da Mirago, especialista em Marketing Digital formado pela ESPM-SP e Pós Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Apaixonado por marketing, educação e livros.
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