É muito comum encontrar empresas confusas sobre qual o melhor caminho: contratar uma agência ou uma consultoria de marketing digital?
Antes de tomar essa decisão você precisa entender algumas coisas:
- O que faz uma agência e o que faz uma consultoria?
- Nem todas as agências trabalham da mesma forma. Consultorias idem. Converse, entenda e peça referências de clientes.
- Não existe uma resposta pronta para essa pergunta. O que pode ser melhor para sua empresa hoje não necessariamente será amanhã.
O que faz uma agência digital?
O trabalho da agência geralmente está ligado a criação da estratégia digital e sua execução. Na maioria das agências o trabalho acaba se restringindo a parte da comunicação, nem sempre abrange o marketing como um todo. É importante lembrar que a comunicação é apenas uma parte do marketing, que por sua vez toca em muitas outras partes dentro de uma empresa. O marketing também engloba a estratégia de produtos/serviços, precificação, distribuição, ou seja, vai além da divulgação da marca e seus produtos/serviços.
Uma boa agência pode contribuir muito com seu potencial estratégico e criativo, porém se o cliente não tiver um bom conhecimento em marketing digital será muito difícil avaliar a qualidade do trabalho desempenhado pela agência e principalmente contribuir com ele.
Vantagens: ao ter uma agência como parceira, sua empresa contará com profissionais diversos para auxiliar na execução das estratégias. Profissionais como designers, redatores, atendimento, planners (em algumas agências), desenvolvedores e diversos outros poderão auxiliar sua empresa a tirar um plano do papel.
Desvantagens: são poucas as agências que mantém um trabalho realmente próximo de seus clientes e com isso criam estratégias superficiais, nem sempre bem alinhadas com os objetivos e metas do cliente e acabam armazenando todo o conhecimento da estratégia na própria agência e não no cliente.
O que faz uma consultoria?
O papel da consultoria é mostrar o caminho, orientar e aconselhar o cliente. No dicionário encontramos o seguinte:
- ação ou efeito de dar consultas, conselhos etc.
- ação ou efeito de (um especialista) dar parecer sobre matéria da sua especialidade.
Ao contratar um consultor geralmente seu trabalho vai passar por diagnosticar o cenário da empresa, auxiliar no estabelecimento de objetivos, metas e estratégias. Possivelmente o consultor vai gerar alguns relatórios para poder mostrar quais os melhores caminhos a serem seguidos. Ele pode, inclusive, te aconselhar a contratar uma agência ou um gerente de marketing.
Vantagens: o conhecimento da estratégia tende a permanecer com a sua empresa. Mesmo que você cancele o contrato com o consultor seu trabalho realizado até o momento não será perdido (algumas agências quando tem seu contrato cancelado dificultam ou até mesmo não permitem que seu cliente dê continuidade). Alguns consultores trabalham in-loco (dentro do cliente) e isso lhes permite aprender muito mais sobre o negócio, contribuindo com estratégias mais eficientes.
Desvantagens: são poucas as consultorias que executam as ações propostas. A maioria prefere focar na parte estratégica e deixar a parte operacional para o cliente ou para a agência do mesmo.
Qual devo contratar?
Para tomar essa decisão você precisa levar em conta o ponto em que sua empresa se encontra nesse momento (ponto A) e o ponto onde ela quer chegar (ponto B). Como assim? Explico.
Para contrapor esses dois pontos é importante que você avalie o seu nível de conhecimento de marketing digital e sua capacidade de por em prática um plano de marketing digital. Quando digo “seu”, não me refiro a você como pessoa, mas à sua empresa como um todo.
Pronto(a) para a análise?
#1 Conhecimento de marketing digital
Qual o nível de conhecimento sobre marketing digital dentro da sua empresa? Ele será fundamental para traçar as melhores estratégias e avaliar os resultados do trabalho realizado. É muito complicado contratar um fornecedor se você não possui conhecimento para avaliar a qualidade do trabalho que ele está desenvolvendo. Um ano de marketing digital mal feito pode refletir em prejuízo por diversos outros.
#2 Capacidade para executar
Em sua empresa existem pessoas capazes de tirar do papel um plano de marketing digital? Essas pessoas tem tempo para isso? Diversas habilidades e conhecimento técnicos são necessários para isso. Veja abaixo uma breve lista.
Tráfego orgânico (SEO – search engine optimization)
- Escrever conteúdo de qualidade e com frequência.
- Ter conhecimento das boas práticas de otimização on-page e 0ff-page para que seu site tenha mais visibilidade no Google e atraia visitantes qualificados.
- Saber gerenciar o conteúdo e o site. Geralmente saber trabalhar com um CMS como o WordPress por exemplo ajuda bastante.
Tráfego pago (PPC – pay per click)
- Criar campanhas no Google Adwords, Facebook Ads, Instagram, Youtube, Linkedin, Waze ou qualquer outra plataforma que seja relevante para o seu negócio.
- Analisar e otimizar campanhas em andamento.
E-mail marketing
- Criar campanhas de e-mail marketing.
- Saber analisar os resultados de envios e propor melhorias.
- Gerar relatórios que possam contribuir com a estratégia.
- Dominar ferramentas de envio de e-mails.
Inbound Marketing
- Conhecer e aplicar estratégias de inbound marketing.
- Saber definir personas e criar conteúdos relevantes.
- Criar fluxos de nutrição.
- Criar landing pages.
- Ter domínio de plataformas de automação (RD Station, Hubspot, Infusiosoft, SharpSpring, etc).
Redes sociais
- Gerenciar diversos canais em redes sociais distintas (Facebook, Twitter, Linkedin, YouTube, Instagram, etc).
- Produzir conteúdos que engajem e convertam.
- Saber gerar e avaliar relatórios de desempenho em cada rede.
Web Analytics
- Definir metas e KPI´s.
- Elaborar relatórios para monitoramento.
- Avaliar desempenho e mudar /ajustar estratégias quando necessário.
- Ter domínio do Google Analytics.
Essas são algumas das habilidades necessárias no dia-a-dia do marketing digital. Para descobrir a melhor opção para a sua empresa eu sugiro avaliar o diagrama abaixo.
O diagrama está dividido conforme as duas características que acabamos de ver, o que gerou 4 quadrantes.
- Baixo conhecimento / Baixa habilidade: agência ou consultoria. Leve em consideração o ponto B (onde quer estar no futuro) para decidir. Se você acredita que o melhor é não assumir a responsabilidade de executar e prefere contar com um parceiro, contrate uma agência. Se acredita que o melhor é internalizar a estratégia e execução na sua empresa e que dessa forma você poderá contribuir mais, procure uma consultoria.
- Baixo conhecimento / Alta habilidade: consultoria. Procure uma consultoria que possa te mostrar o caminho e criar uma estratégia eficiente para chegar as resultados esperados.
- Alto conhecimento / Baixa habilidade: agência. Aproveite todo o conhecimento que possui para contribuir com as estratégias elaboradas pela agência e constantemente avaliar o trabalho que ela está desempenhando.
- Alto conhecimento / Alta habilidade: consultoria. Você sabe o quê, como, quando e por quem as coisas devem ser feitas. Basta por em prática. Um consultor nesse momento pode avaliar o trabalho desenvolvido pela sua equipe para garantir que nada importante foi deixado de lado ou então sugerir novas estratégias.
E como é a consultoria da Mirago?
Acreditamos que a “mágica” acontece quando a empresa passa a dominar o marketing digital e o consultor passa a conhecer profundamente a empresa e seu mercado. Anos de experiência em consultoria moldaram o formato que hoje utilizamos para atender nossos clientes.
Nossa consultoria de marketing digital foca no desenvolvimento estratégico dentro do cliente e na capacitação da sua equipe. Alguns pontos importantes a dizer sobre a forma como trabalhamos e no que acreditamos:
- Proximidade: o consultor da Mirago visita a empresa semanalmente para trabalhar in-loco. Respiramos o ar que sua empresa respira, conhecemos de perto o que acontece no dia-a-dia. Isso nos ajuda a melhorar não só as estratégias, mas também processos e pessoas envolvidas. Identificar problemas e oportunidades com muito mais rapidez.
- Capacitação: a sua empresa precisa saber executar as ações e por em prática todo o planejamento de marketing digital. Ao contratar a consultoria você recebe de bônus o acesso gratuito aos nossos cursos de marketing digital. Queremos fazer a “mágica” junto com você e te ensinar a fazer.
- Avaliação constante: reuniões periódicas com os gestores para avaliar os resultados e analisar a necessidade de ajustar ou alterar as estratégias.