Agência ou Consultoria de Marketing Digital? Qual devo contratar?

É muito comum encontrar empresas confusas sobre qual o melhor caminho: contratar uma agência ou uma consultoria de marketing digital.

É muito comum encontrar empresas confusas sobre qual o melhor caminho: contratar uma agência ou uma consultoria de marketing digital?

Antes de tomar essa decisão você precisa entender algumas coisas:

  • O que faz uma agência e o que faz uma consultoria?
  • Nem todas as agências trabalham da mesma forma. Consultorias idem. Converse, entenda e peça referências de clientes.
  • Não existe uma resposta pronta para essa pergunta. O que pode ser melhor para sua empresa hoje não necessariamente será amanhã.

O que faz uma agência digital?

O trabalho da agência geralmente está ligado a criação da estratégia digital e sua execução. Na maioria das agências o trabalho acaba se restringindo a parte da comunicação, nem sempre abrange o marketing como um todo. É importante lembrar que a comunicação é apenas uma parte do marketing, que por sua vez toca em muitas outras partes dentro de uma empresa. O marketing também engloba a estratégia de produtos/serviços, precificação, distribuição, ou seja, vai além da divulgação da marca e seus produtos/serviços.

Uma boa agência pode contribuir muito com seu potencial estratégico e criativo, porém se o cliente não tiver um bom conhecimento em marketing digital será muito difícil avaliar a qualidade do trabalho desempenhado pela agência e principalmente contribuir com ele.

Vantagens: ao ter uma agência como parceira, sua empresa contará com profissionais diversos para auxiliar na execução das estratégias. Profissionais como designers, redatores, atendimento, planners (em algumas agências), desenvolvedores e diversos outros poderão auxiliar sua empresa a tirar um plano do papel.

Desvantagens: são poucas as agências que mantém um trabalho realmente próximo de seus clientes e com isso criam estratégias superficiais, nem sempre bem alinhadas com os objetivos e metas do cliente e acabam armazenando todo o conhecimento da estratégia na própria agência e não no cliente.

O que faz uma consultoria?

O papel da consultoria é mostrar o caminho, orientar e aconselhar o cliente. No dicionário encontramos o seguinte:

  1. ação ou efeito de dar consultas, conselhos etc.
  2. ação ou efeito de (um especialista) dar parecer sobre matéria da sua especialidade.

Ao contratar um consultor geralmente seu trabalho vai passar por diagnosticar o cenário da empresa, auxiliar no estabelecimento de objetivos, metas e estratégias. Possivelmente o consultor vai gerar alguns relatórios para poder mostrar quais os melhores caminhos a serem seguidos. Ele pode, inclusive, te aconselhar a contratar uma agência ou um gerente de marketing.

Vantagens: o conhecimento da estratégia tende a permanecer com a sua empresa. Mesmo que você cancele o contrato com o consultor seu trabalho realizado até o momento não será perdido (algumas agências quando tem seu contrato cancelado dificultam ou até mesmo não permitem que seu cliente dê continuidade). Alguns consultores trabalham in-loco (dentro do cliente) e isso lhes permite aprender muito mais sobre o negócio, contribuindo com estratégias mais eficientes.

Desvantagens: são poucas as consultorias que executam as ações propostas. A maioria prefere focar na parte estratégica e deixar a parte operacional para o cliente ou para a agência do mesmo.

Qual devo contratar?

Para tomar essa decisão você precisa levar em conta o ponto em que sua empresa se encontra nesse momento (ponto A) e o ponto onde ela quer chegar (ponto B). Como assim? Explico.

Para contrapor esses dois pontos é importante que você avalie o seu nível de conhecimento de marketing digital  e sua capacidade de por em prática um plano de marketing digital. Quando digo “seu”, não me refiro a você como pessoa, mas à sua empresa como um todo.

Pronto(a) para a análise?

#1 Conhecimento de marketing digital

Qual o nível de conhecimento sobre marketing digital dentro da sua empresa? Ele será fundamental para traçar as melhores estratégias e avaliar os resultados do trabalho realizado. É muito complicado contratar um fornecedor se você não possui conhecimento para avaliar a qualidade do trabalho que ele está desenvolvendo. Um ano de marketing digital mal feito pode refletir em prejuízo por diversos outros.

#2 Capacidade para executar

Em sua empresa existem pessoas capazes de tirar do papel um plano de marketing digital? Essas pessoas tem tempo para isso? Diversas habilidades e conhecimento técnicos são necessários para isso. Veja abaixo uma breve lista.

Tráfego orgânico (SEO – search engine optimization)

  • Escrever conteúdo de qualidade e com frequência.
  • Ter conhecimento das boas práticas de otimização on-page e 0ff-page para que seu site tenha mais visibilidade no Google e atraia visitantes qualificados.
  • Saber gerenciar o conteúdo e o site. Geralmente saber trabalhar com um CMS como o WordPress por exemplo ajuda bastante.

Tráfego pago (PPC – pay per click)

  • Criar campanhas no Google Adwords, Facebook Ads, Instagram, Youtube, Linkedin, Waze ou qualquer outra plataforma que seja relevante para o seu negócio.
  • Analisar e otimizar campanhas em andamento.

E-mail marketing

  • Criar campanhas de e-mail marketing.
  • Saber analisar os resultados de envios e propor melhorias.
  • Gerar relatórios que possam contribuir com a estratégia.
  • Dominar ferramentas de envio de e-mails.

Inbound Marketing

  • Conhecer e aplicar estratégias de inbound marketing.
  • Saber definir personas e criar conteúdos relevantes.
  • Criar fluxos de nutrição.
  • Criar landing pages.
  • Ter domínio de plataformas de automação (RD Station, Hubspot, Infusiosoft, SharpSpring, etc).

Redes sociais

  • Gerenciar diversos canais em redes sociais distintas (Facebook, Twitter, Linkedin, YouTube, Instagram, etc).
  • Produzir conteúdos que engajem e convertam.
  • Saber gerar e avaliar relatórios de desempenho em cada rede.

Web Analytics

  • Definir metas e KPI´s.
  • Elaborar relatórios para monitoramento.
  • Avaliar desempenho e mudar /ajustar estratégias quando necessário.
  • Ter domínio do Google Analytics.

Essas são algumas das habilidades necessárias no dia-a-dia do marketing digital. Para descobrir a melhor opção para a sua empresa eu sugiro avaliar o diagrama abaixo.

diagrama-consultoria-agencia

 

O diagrama está dividido conforme as duas características que acabamos de ver, o que gerou 4 quadrantes.

  1. Baixo conhecimento / Baixa habilidade: agência ou consultoria. Leve em consideração o ponto B (onde quer estar no futuro) para decidir. Se você acredita que o melhor é não assumir a responsabilidade de executar e prefere contar com um parceiro, contrate uma agência. Se acredita que o melhor é internalizar a estratégia e execução na sua empresa e que dessa forma você poderá contribuir mais, procure uma consultoria.
  2. Baixo conhecimento / Alta habilidade: consultoria. Procure uma consultoria que possa te mostrar o caminho e criar uma estratégia eficiente para chegar as resultados esperados.
  3. Alto conhecimento / Baixa habilidade: agência. Aproveite todo o conhecimento que possui para contribuir com as estratégias elaboradas pela agência e constantemente avaliar o trabalho que ela está desempenhando.
  4. Alto conhecimento / Alta habilidade: consultoria. Você sabe o quê, como, quando e por quem as coisas devem ser feitas. Basta por em prática. Um consultor nesse momento pode avaliar o trabalho desenvolvido pela sua equipe para garantir que nada importante foi deixado de lado ou então sugerir novas estratégias.

E como é a consultoria da Mirago?

Acreditamos que a “mágica” acontece quando a empresa passa a dominar o marketing digital e o consultor passa a conhecer profundamente a empresa e seu mercado. Anos de experiência em consultoria moldaram o formato que hoje utilizamos para atender nossos clientes.

Nossa consultoria de marketing digital foca no desenvolvimento estratégico dentro do cliente e na capacitação da sua equipe. Alguns pontos importantes a dizer sobre a forma como trabalhamos e no que acreditamos:

  • Proximidade: o consultor da Mirago visita a empresa semanalmente para trabalhar in-loco. Respiramos o ar que sua empresa respira, conhecemos de perto o que acontece no dia-a-dia. Isso nos ajuda a melhorar não só as estratégias, mas também processos e pessoas envolvidas. Identificar problemas e oportunidades com muito mais rapidez.
  • Capacitação: a sua empresa precisa saber executar as ações e por em prática todo o planejamento de marketing digital. Ao contratar a consultoria você recebe de bônus o acesso gratuito aos nossos cursos de marketing digital. Queremos fazer a “mágica” junto com você e te ensinar a fazer.
  • Avaliação constante: reuniões periódicas com os gestores para avaliar os resultados e analisar a necessidade de ajustar ou alterar as estratégias.

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.
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