A etapa de Aprendizado e Descoberta é o primeiro passo da jornada de compra do consumidor. Essa é a etapa em que seu consumidor/cliente, desconhece que tem um problema ou oportunidade.
Neste estágio, é preciso atrair a atenção dele e despertar seu interesse para um tema específico, para que ele cumpra toda a jornada que se encerra quando ele finalmente fecha o negócio.
Vejamos a seguir, um exemplo de jornada de compra do consumidor.
Jornada de compra: exemplo
Vamos entender a fase de Aprendizado e Descoberta com um exemplo.
Pedro atua como jornalista, prestando serviços de freelancer para alguns clientes esporádicos. Porém, está infeliz com sua remuneração, considera até mesmo mudar de área.
Especialmente agora que tem uma filha de 6 meses e se preocupa com o que poderá ocorrer no futuro. Navegando pelo Linkedin, Pedro ficou curioso com o título de uma postagem:
“10 profissões com altos salários que mais sofrem com a falta de profissionais qualificados”.
Como ele está em busca de uma remuneração melhor, o título do artigo chamou, de fato, a atenção de Pedro.
Ainda por cima que, de acordo com a chamada do artigo, se há falta de profissionais, a concorrência é menor, o que também despertou sua curiosidade.
Ao ler o texto, ele identificou alguns temas/profissões que poderiam ajudá-lo a ter uma boa remuneração. Dentre estes temas abordados no artigo que Pedro acessou, Marketing Digital foi um dos que mais o atraiu.
Nesse momento, Pedro está passando pela fase de Aprendizado e Descoberta: ele começa a ter interesse sobre o assunto, mas ainda não está pensando na possível solução. O trabalho do seu marketing deve ser o de encaminhar essa transformação
Este é um exemplo simples e básico de conteúdo que pode ser eficaz para o estágio de atração, com o intuito de posteriormente fazer com que a pessoa avance para o próximo etapa, que é o reconhecimento do problema.
Como atrair pessoas nesta etapa?
Para atrair as pessoas nesta etapa é importante criar conteúdos extremamente focados na persona. A ideia aqui é despertar o interesse da pessoa por um determinado tema. Tema esse relacionado ao seu negócio, preferencialmente.
Qual o objetivo nesta etapa?
O objetivo aqui é despertar o interesse das pessoas por um determinado tema e ajudá-las a avançar para a próxima etapa: reconhecimento do problema.
Depois do Aprendizado e Descoberta…
Agora que você entendeu melhor a primeira fase da Jornada de Compra, é hora de atrair público para seus canais de comunicação usando este estágio. Para isso, você pode fazer uso de duas ferramentas.
A primeira delas é o nosso checklist de Facebook Ads, que você pode usar para fazer melhores anúncios na rede social. Isso porque o Facebook é o lugar certo para anunciar quando quer gerar demanda.
Outra ferramenta é o nosso checklist de Google Ads, perfeito para anúncios de pesquisa. Assim como no caso da ferramenta anterior, essa é uma ajuda para anúncios. Porém, neste caso, os anúncios são para pessoas que já estão ativamente procurando por algo.