Anúncios do Facebook: Explore todas as possibilidades

Uma aula com várias dicas práticas para você criar melhores campanhas e anúncios no Facebook. Imperdível para você que deseja mais resultados!

Fazer anúncios no Facebook é essencial para muitas estratégias de Marketing Digital. Mas não é só fazer um anúncio qualquer e colocar no ar: nem sempre a sua campanha funciona. E por isso é importante aprender a resolver isso.

Este artigo faz parte do Curso Facebook Ads e Instagram Ads. Você vai aprender a gerar tráfego qualificado, aumentar a visibilidade de sua marca e vender muito mais usando o todo o poder do Facebook Ads e Instagram Ads.Conheça o curso

Existe uma excelente abordagem para descobrir se a sua campanha de Facebook é eficiente. E você vai aprender como verificar essa eficiência através de 7 perguntinhas rápidas.

Sete Perguntas para verificar se seus anúncios de Facebook funcionam

Você já ouviu falar no 5w2h? Esse é um checklist de sete perguntas básicas que servem para descobrir se tudo que precisava ser pensado sobre uma questão está planejado.

As perguntas vem do inglês, mas basicamente temos:

  • What? – O que?
  • Where? – Onde?
  • When? – Quando?
  • Who? – Quem?
  • Why? – Por que?
  • How? – Como?
  • How much? – Qual o custo?

A seguir, nós descrevemos um pouco melhor o que cada uma delas significa para seus anúncios de Facebook.

1. What? Ou: o que você está anunciando?

Qual o conteúdo dos seus anúncios no Facebook? Essa é uma avaliação sobre a qualidade do que está sendo entregue. É importante pensar na qualidade das imagens, do texto, do vídeo.

Para saber se o seus anúncios no Facebook vão funcionar, é preciso ser crítico sobre o que eles contém. Nos dias de hoje, é praticamente impossível conseguir engajamento e conversão sem entrega de valor. Isso pode vir na forma de informações, entretenimento ou uma mistura de ambos.

2. Where? Ou: qual o posicionamento dos seus anúncios no Facebook?

Seus anúncios no Facebook Ads serão menos efetivos se você não pensar anteriormente no posicionamento deles. O próprio Gerenciador de Anúncios permite selecionar cuidadosamente aonde você deseja que apareçam os seus conteúdos.

A verdade é que essa questão varia conforme o tipo de anúncio. Se você fizer anúncios com formulário para Facebook, é interessante pensar se quer que eles sejam exibidos também no Instagram ou não.

As opções de posicionamento são:

  • Facebook:
    • Feed;
    • Instant Articles;
    • Vídeos in-stream;
    • Coluna da direita;
    • Marketplace;
    • Stories;
  • Instagram:
    • Feed;
    • Stories;
    • Reels;
  • Audience Network:
    • Nativo, banner e intersticial;
    • Vídeos in-stream;
    • Vídeos com incentivo;
  • Messenger:
    • Caixa de Entrada;
    • Mensagens patrocinadas.

3. When? Ou: quando seus anúncios são exibidos?

Outra decisão importante é determinar em que dias e horários seus anúncios no Facebook e Instagram Ads irão ser exibidos!

O Gerenciador de Anúncios do Facebook permite que você decida os horários do dia em que o anúncio aparecerá para a audiência. Isso é importante, já que anunciar fora de momentos com maior fluxo na rede social pode ser contra-produtivo.

Pense também na lógica de consumo do seu público: quais são os horários em que eles tem maior tendência a ver links? Em que momentos eles preferem conversar no messenger?

4. Who? Ou: qual sua segmentação?

Segmentar é essencial para fazer seus anúncios no Facebook funcionarem.

Saber fazer segmentação no Facebook depende de muitos fatores. Mas o mais importante é conhecer seu público para saber quem quer atingir. Por isso faça pesquisas constantes sobre seus consumidores.

5. Why? Ou: por que você está fazendo o anúncio?

Toda campanha tem seu objetivo. Se você está fazendo anúncios no Facebook simplesmente por achar que precisa fazer, vai perder seu tempo e dinheiro.

É importante pensar qual dos seus objetivos do planejamento de Marketing Digital é o alvo da campanha. Por isso é tão importante planejar suas ações.

Se você quer entender melhor como fazer um plano de Marketing Digital, baixe no link anterior nosso modelo de apresentação de planejamento.

6. How? Ou: Como é o formato do anúncio?

O formato dos anúncios no Facebook é tão importante quanto o conteúdo. Saber se o seu objetivo é mais fácil de ser cumprido através de carrosséis, vídeos, imagens ou links.

Se o seu objetivo for, por exemplo, gerar conhecimento sobre sua marca, não vai adiantar nada fazer um carrossel. O mais indicado nesse caso seriam vídeos ou imagens.

7. How much? Ou: quais os custos?

A decisão definitiva sobre se a sua campanha está funcionando é verificar se os valores estão adequados. O Facebook cobra preços diferentes dependendo da segmentação, do objetivo e formato de cobrança.

Faça sempre uma comparação entre o custo real e o planejado para cada campanha. Caso os anúncios no Facebook comecem a sair muito mais caro e subam o seu CAC ou Custo por Lead, talvez seja melhor repensar a utilidade do anúncio.

E aí, ficou faltando alguma forma de verificar se os anúncios de Facebook estão funcionando?

Quer aprender tudo sobre como anunciar no Facebook e Instagram? Conheça nosso Curso de Facebook e Instagram Ads.

Avatar
Carlos Alberto Martins Figueiredo2 semanas atrás

Fotos de modelo

Olá,
No caso de um consultório de harmonização facial, pode ser mostrado o antes e depois ? (como seriam casos reais feitos a todo momento, não seriam resultados improváveis).
E haveria algum problema em usar a foto do antes e depois do rosto inteiro da pessoa (não só da boca ou dos olhos por exemplo) ? Se ela foi atendida por mim em uma franquia (e deu autorização de uso de imagem no formulário da franquia), essa autorização serviria pra mim também no meu anúncio do consultório particular ou não ?

Obrigado!

Avatar
Maria Janizete santos de oliveira1 mês atrás

Imagem sexualmente sugestiva

Então no meu caso que também vendo lingerie não posso colocar as fotos das modelo? :(

Avatar
Gabriel Battani7 meses atrás

Custo médio por envolvimento

Surgiu uma dúvida em relação ao valor do custo médio por envolvimento. Esse custo está dentro do orçamento definido na campanha ou pode ultrapassar o quanto quero pagar?

Marco Antonio
Marco Cenci11 meses atrás

Text Overlay

Não está funcionando mais o link https://www.facebook.com/ads/tools/text_overlay? Estou tentando desde ontem e ele cai em outra página

Avatar
washington luiz2 anos atrás

Fotos de antes e depois nos anuncios.

São proibidas fotos de antes / depois somente relacionados a pessoas ?
Por exemplo, caso eu trabalhe para uma oficina de reparo de veículos. Seria possível fazer um antes e depois do reparo, por exemplo?

Envie sua dúvida

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.
Reproduzir vídeo

Curso Facebook Ads e Instagram Ads

5.0
5/5

(7 avaliações)

Você vai aprender a gerar tráfego qualificado, aumentar a visibilidade de sua marca e vender muito mais usando o todo o poder do Facebook Ads e Instagram Ads.

Você deve concluir pelo menos 50% do curso para avaliá-lo.

Exclusivo para Assinantes

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados, fóruns de dúvidas e muito mais.