Segmentação no Facebook Ads: Tudo o que você precisa saber

Entenda os diferentes tipos de segmentação que você pode utilizar e os diferentes tipos de públicos que você pode atingir em suas campanhas.

Segmentação no Facebook é um assunto que costuma assustar um pouco as pessoas. Entender a forma correta de atingir o público através do Gerenciador de Anúncios parece um mistério, mas pode ser muito simples.

Para isso, basta saber como pensar na sua segmentação de público em suas ações de marketing digital. O Facebook Ads tem muitas ferramentas para isso e pode te ajudar imensamente a pensar melhor quem está sendo atingido. Vamos descobrir como?

Então vamos lá.

Jornada de compra na segmentação do Facebook

A jornada de compra é um conceito muito importante para fazer uma boa segmentação no Facebook e no Instagram Ads também. Afinal de contas, é desperdício de tempo e dinheiro exibir um anúncio ofertando seu produto ou serviço para alguém que não precisa dele.

As pessoas que seguem sua marca, no Facebook ou no Instagram, podem estar em diferentes momentos da jornada de compra.

Por isso é necessário manter um controle do que é mais relevante para cada pessoa do seu público.

Manter réguas e automações que acompanhem os estágios do seu público é tão importante quanto entregar o anúncio ou conteúdo certo para cada etapa.

“Anunciar no Facebook sem dominar o conceito de Jornada de Compra é como a criança que acabou de aprender a jogar futebol: encostou na bola, tem que chutar pro gol. O iniciante em Facebook Ads acha que toda campanha tem que gerar vendas.”

Ludy Amano

Se você não conhece as etapas da jornada de compras, vamos relembrá-las:

  • Aprendizado e Descoberta – quando o interesse sobre o problema para qual seu produto é uma resposta ainda está começando;
  • Reconhecimento de problema – quando a pessoa começa a perceber que precisa tomar uma atitude para solucionar o problema;
  • Consideração de decisão – quando o potencial cliente começa a procurar por um meio de resolver o obstáculo;
  • Decisão de compra – quando o cliente finalmente começa a decidir entre você e seus concorrentes como opções para resolver seu problema e fechar a questão.

Público Básico (Core Audience) vs Público Personalizado (Custom Audience)

Se inscreva no canal da Mirago no YouTube

Existe uma questão importante ao segmentar públicos no Facebook: é melhor usar o público básico ou trazer um público personalizado? Muitos profissionais não sabem as diferenças entre as opções.

Muitos cursos de Marketing Digital explicam como criar um público personalizado, mas não comparam essa opção com a de fazer uso do público básico. É muito importante saber quando usar cada um deles.

Para começar, o Público Básico é todo o público do Facebook que tem aproximação aos interesses que você vai descrever. Você vai estar anunciando para pessoas das quais não tem qualquer informações. A única pessoa que vai conter dados, nesse caso, é o Facebook.

Já o Público Personalizado é aquele sobre os quais você está entregando as informações. Isso significa que você vai pegar pessoas que estão, por exemplo, registradas na sua newsletter ou com as quais já está interagindo por telefone. É assim que você vai fazer, por exemplo, o Remarketing no Facebook.

O Público Personalizado pode ter dados trazidos pela empresa de várias fontes. O Facebook lista as seguintes:

  • Tráfego do Site (através do Pixel do Facebook);
  • Arquivo de clientes (upload de uma planilha com dados de WhatsApp ou e-mail);
  • Atividade em aplicativos (usuários de aplicativos de sua propriedade);
  • Atividade offline (pessoas que visitaram seu marketplace ou eventos);
  • Vídeos (pessoas que visualizaram seus vídeos no Facebook);
  • Perfil comercial do Instagram (pessoas que interagiram com sua conta ou anúncios);
  • Formulário de cadastro (pessoas que preencheram dados a partir de anúncios para captar lead no Facebook);
  • Experiência instantânea (pessoas que abriram suas experiências interativas em dispositivos móveis);
  • Página do Facebook (apenas usuários que interagiram com sua página ou a curtiram).

Público semelhante (Lookalike Audience)

Existe ainda uma opção de público chamada Público Semelhante, ou Lookalike. Ele é a combinação dos dados fornecidos pela empresa com os dados nativos do Facebook.

Funciona mais ou menos assim: você seleciona uma definição como se fosse realizar uma campanha para Público Personalizado ou copiando os dados de um público já usado em anúncios.

Depois, o Facebook irá fazer uma pesquisa na própria base sobre as informações das pessoas que pertencem ao público personalizado ou atingido pelo anúncio selecionado. Em seguida, ele irá oferecer o seu novo anúncio a um público nativo que seja o mais semelhante possível àquele que você selecionou.

Acertando os interesses na segmentação do Facebook

Certo, você já definiu o público e agora vai traçar as preferências demográficas e de interesse. Essa é uma parte que é muito comum usar errado ao fazer segmentação no Facebook.

O erro mais comum é ampliar ou diminuir demais o seu público e perder a eficiência do anúncio. Um público grande demais irá deixar seu anúncio muito espalhado e terá pouca chance de atingir com eficiência.

Já um público muito restrito dificilmente vai te ajudar a vender tanto quanto você tem como meta. É preciso encontrar um meio termo.

Limitar, excluir e adicionar interesses

O principal problema na hora da segmentação no Facebook é saber como funciona a ferramenta de interesses. Elas são úteis para atingir pessoas com maiores chances de fechar negócio.

Entretanto, as pessoas tendem a adicionar muitos interesses, páginas semelhantes, demografias e outras segmentações. Acontece que ao adicionar, você está sempre aumentando o seu público.

Por exemplo: se você acrescentar interesses em fotografia e casamentos, não vai estar anunciando apenas para pessoas que gostam das duas coisas. Qualquer pessoa que goste ou de fotografia ou de casamentos será entendido pelo Google como audiência potencial.

Para que os dois interesses sejam combinados, você deve primeiro acrescentar um deles, como no nosso exemplo fotografia. Então, deve clicar em “limitar público” abaixo da caixa e escrever o interesse casamento. Agora seu anúncio irá apenas para pessoas que tem os dois interesses.

Também é possível excluir pessoas com determinados interesses. Para isso, clique em “Excluir pessoas” e digite o interesse para o qual você não deseja compartilhar seu anúncio.

Usando o termômetro de alcance estimado

Sempre que você mexer no público do seu anúncio, o Facebook irá te ajudar a entender como isso influencia sua audiência através do termômetro de Tamanho de Público. Ele mostra se você está com um público grande demais para ter eficiência no objetivo do anúncio ou se você tem um público muito pequeno.

Acompanhe as variações do termômetro e tente mantê-lo sempre próximo do centro. Dessa forma você tem um controle maior sobre quem está sendo atingido sem se restringir demais.

Quer aprender tudo sobre como anunciar no Facebook e Instagram? Conheça nosso Curso de Facebook e Instagram Ads.

Redação Mirago

Somos apaixonados por educação, tecnologia e negócios, três grandes formas de impactar e transformar vidas. Desenvolvemos formas inovadoras de preparar as pessoas para grandes desafios do mercado digital. Atuar com marketing digital, e-commerce, vendas e startups demanda novas formas de ensino.
Índice

Veja também

Let's Grow?

Toda semana um e-mail só com as notícias mais valiosas do mercado digital. Inscreva-se gratuitamente para receber.