Quantas oportunidades de negócios você perde diariamente por não fazer remarketing no Facebook? No universo completamente conectado dos dias de hoje, é importante conseguir aproveitar ao máximo o seu público para gerar conversões.

Mas nem sempre é tão fácil conseguir lidar com essa ferramenta. Muitos profissionais ainda não estão acostumados a lidar com a ferramenta do remarketing e não sabem como ele pode ser útil. Ou então até sabem da importância de fazer, mas não sabem como aplicar no seu próprio negócio.

Nós vamos te ajudar com ambas as questões. Vamos nessa?

Importância de fazer remarketing no Facebook

Quando você tem um negócio na internet, principalmente se busca converter através de técnicas de Inbound Marketing ou através de self service, é importante usar o remarketing. Essa é a melhor forma de reaproveitar clientes que poderiam ser perdidos.

Pense em quantos motivos, por exemplo, um cliente pode ter entrado no seu site e saído sem comprar nada. Isso pode acontecer, por exemplo, quando a pessoa ainda está pesquisando a melhor opção. Isso pode resultar em dois caminhos.

O primeiro dos dois é aquele em que o cliente está cogitando o seu produto para fechar, mas ainda não se decidiu. Nesse caso, a vantagem de anunciar através do remarketing no Facebook é relembrar o cliente da sua relevância através da mídia social de uso mais comum.

Na segunda possibilidade, o cliente já te descartou como possível solução. Nesse caso, você pode tentar inverter a decisão a realizar anúncios que demonstrem as vantagens que seu produto tem sobre os demais. Isso é facilmente alcançado através do remarketing no Facebook.

Como você pode ver, existem vários problemas que podem ser resolvidos com o remarketing. O Facebook, sendo a mídia social com mais atividade de todas, é perfeito para tentar alcançar o cliente através dessa ferramenta. Mas como fazer uso dela?

Passo a passo para o remarketing no Facebook

Um problema que muitos profissionais têm na hora de fazer o remarketing no Facebook é não saber o caminho para fazê-lo. Se esse é o seu problema, temos um guia passo a passo de como conseguir ir adiante:

1. Entre em Públicos no Gerenciador de Negócios

O Gerenciador de Negócios é a plataforma disponibilizada pelo Facebook para administrar todos os seus anúncios. Você pode acessá-lo através do seu menu na maior parte dos casos, mas nem sempre ele está ativado para aparecer. Nesse caso, acesse clicando nesse link.

Dentro do Gerenciador de Negócios, clique no menu ao lado do logo do Facebook, no canto superior esquerdo. Dentro das opções, selecione “Públicos”.

2. Clique em “Criar Públicos”

Uma vez no gerenciador de Públicos, é hora de criar um público novo. Para isso, basta clicar no botão “Criar público”, que normalmente fica em destaque por estar pintado em azul.

Ao fazer esse clique, você vai abrir um menu pequeno abaixo do botão. Selecione a opção “Público Personalizado”.

3. Selecione “Tráfego no site”

No passo seguinte para fazer o remarketing do Facebook, você terá um menu com várias opções. Selecione “Tráfego no site”.

4. Configure seu público de remarketing

Agora você está na parte de configuração do remarketing no Facebook. Isso quer dizer afinar a ferramenta para que o anúncio atinja o público certo para conseguir resultados.

O caminho para isso é selecionando uma das opções disponíveis. São elas:

  • Todos os visitantes do site;
  • Pessoas que visitam páginas específicas;
  • Pessoas visitando páginas específicas mas não outros;
  • Pessoas que não visitam o site a um tempo determinado;
  • Combinação própria dos anteriores.

Cada uma dessas opções serve para diferentes formas de lidar com remarketing, com diferentes funções.

5. Instale o Pixel do Facebook no seu site

Se você já fez uso do remarketing ou se já ligou o pixel do Facebook no seu site, esse passo é desnecessário por já foi feito. Caso contrário, você precisa instalá-lo no seu endereço para que funcione.

O pixel é um pequeno caminho de autenticação do Facebook, que passa a reconhecer um site como conectado a uma de suas páginas. Isso facilita que a rede social se comunique com seu negócio.

Para aprender a instalar o pixel, clique aqui.

Garantindo o sucesso do remarketing

Um problema que muitas pessoas enfrentam ao fazer remarketing no Facebook é tentar entender como usá-lo. Isso porque existem muitas formas de usar essa ferramenta e todas elas precisam ser bem pensadas.

Uma boa forma de trabalhar o remarketing no Facebook é usando a opção de anunciar para pessoas que visitaram uma página específica. Você pode configurar isso para uma página de compras e gerar um anúncio oferecendo condições ainda melhores, convencendo um desistente a retornar para fechar negócio.

Também é possível configurar para a pessoa que largou um carrinho de compras no seu site, oferecendo também uma melhor condição de compra. É possível fazer anúncios especificamente sobre um produto para quem consumiu posts de blog que se relacionam a ele.

As possibilidades são infinitas, mas precisam ser planejadas. Não adianta oferecer essencialmente a mesma coisa que a pessoa recusou anteriormente.

Se a pessoa abandonou um carrinho com determinados produtos, talvez o preço tenha sido um problema, então pense em oferecer descontos. Em outros casos, quando a pessoa está frequentando posts de blog mas não fecha o negócio, talvez seja preciso oferecer produtos extras, brindes e outras possibilidades.

O remarketing é uma parte importante da sua estratégia de Marketing Digital. Existem vários outros fatores a serem levados em conta. Você conhece todos eles? Se a resposta é sim, então confere o nosso post que cobre tudo sobre o assunto.